Redação Pragmatismo
Justiça 13/Jun/2019 às 19:00 COMENTÁRIOS
Justiça

"Dallagnol é um bobinho e Moro operava a Lava Jato, está provado", diz Gilmar Mendes

Publicado em 13 Jun, 2019 às 19h00

Gilmar Mendes afirma que as mensagens divulgadas pelo The Intercept mostram que “o chefe da Lava-Jato não era ninguém mais, ninguém menos do que Moro. O Dallagnol, está provado, é um bobinho. É um bobinho. Quem operava a Lava-Jato era o Moro”

Dallagnol bobinho Moro operava Lava Jato Gilmar Mendes
Gilmar Mendes e Sérgio Moro (Imagem: BlastingNews)

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), criticou Sergio Moro e Deltan Dallagnol pelo tom dos diálogos registrados em um aplicativo de conversas e ponderou sobre consequências para a Operação Lava Jato associadas ao conteúdo publicado pelo site The Intercept Brasil.

De acordo com Mendes, as mensagens divulgadas no domingo (9) mostram que “o chefe da Lava Jato não era ninguém mais, ninguém menos do que Moro. O Dallagnol, está provado, é um bobinho. É um bobinho. Quem operava a Lava Jato era o Moro”, disse Mendes, em entrevista a Época.

O ministro identifica implicações diretas das revelações para o desenrolar da operação. “Eu acho, por exemplo, que, na condenação do Lula, eles anularam a condenação”, analisou Mendes, referindo-se aos trechos das conversas que sugerem uma colaboração entre Moro e Dallagnol.

Mendes viu até a prática de um crime nas conversas vazadas. “Um diz que, para levar uma pessoa para depor, eles iriam simular uma denúncia anônima. Aí o Moro diz: ‘Formaliza isso’. Isso é crime”, avaliou Mendes, referindo-se a um trecho das mensagens em que Dallagnol escreveu que faria uma intimação oficial com base em notícia apócrifa, diante da negativa de uma fonte do MPF de falar. E Moro respondeu que seria “melhor formalizar”.

Simular uma denúncia não é só uma falta ética, isso é crime.” Mendes ressalta não ser contra o combate à corrupção, mas sim contra o que ele chamou de “modelo de Curitiba”.

As avaliações de outros ministros do STF sobre o tema e as consequências relacionadas ao vazamento das conversas estão na reportagem de capa desta semana da revista Época: “O que muda (e o que não muda) depois do vazamento das conversas entre Moro e a força-tarefa”.

Leia também:
Por que Moro e Dallagnol não desmentiram o conteúdo das mensagens?
Moro e Dallagnol citam apoio de Luiz Fux em novo diálogo vazado
Seis palpites sobre quem está por trás da #VazaJato
TRF-4 também teria vazado informações para ‘O Antagonista’
A mais hedionda e absoluta corrupção é a corrupção da lei

Guilherme Amado, Thiago Herdy e Carolina Brígido, Época

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS