Redação Pragmatismo
Eleições 2018 09/Out/2018 às 09:59 COMENTÁRIOS
Eleições 2018

As entrevistas de Haddad e Bolsonaro no Jornal Nacional

Publicado em 09 Out, 2018 às 09h59

Fernando Haddad e Jair Bolsonaro concederam entrevista ao vivo no Jornal Nacional nesta segunda-feira (8). Veja como eles se saíram

entrevistas Haddad e Bolsonaro Jornal Nacional 2º turno eleições 2018

RBA

Na primeira segunda-feira após o pleito que levou Fernando Haddad e Jair Bolsonaro ao segundo turno da eleição presidencial, o Jornal Nacional, da Rede Globo, fez uma entrevista de cerca de seis minutos com cada um dos candidatos. O primeiro a falar foi o petista.

Haddad saudou os eleitores que o levaram ao segundo turno e a possibilidade de poder discutir ideias e plano de governo. “Vamos poder confrontar apenas dois projetos, e vai ficar muito mais clara a você a natureza de cada um dos projetos. Nós do lado da social-democracia, do Estado de bem-estar social, que garante o direito do cidadão, do trabalhador, que cumpre a Constituição de 1988”, disse. Segundo ele, o projeto “visa a gerar empregos e oportunidades educacionais”.

Ele destacou o fato de estar há menos de um mês em campanha e ter conseguido 29% dos votos, o que significa aproximadamente 30 milhões de eleitores. Reafirmou que representa um ideário de “carteira de trabalho assinada numa mão e um livro na outra”.

Haddad defendeu “espírito desarmado para promover desenvolvimento com inclusão social” . “Desenvolvimento para poucos não é desenvolvimento”, disse.

O candidato do PT foi questionado pela apresentadora Renata Vasconcellos sobre sua posição de fazer reformas estruturais a partir de uma Assembleia Constituinte, não prevista na Constituição.

Respondeu que o posicionamento sobre o tema foi revisto pela coordenação da campanha, e que as reformas, caso seja eleito, serão feitas por emenda constitucional. A primeira reforma será a tributária. Justificou que o pobre paga proporcionalmente mais imposto do que o rico e reafirmou que seu eventual governo dará isenção de Imposto de Renda a quem ganha até cinco salários mínimos.

A segunda reforma seria a bancária, para diminuir a concentração de bancos no país. E a terceira emenda seria para revogar o teto de gastos instituído pelo governo Michel Temer, que congela investimentos estatais em saúde, educação e segurança por 20 anos.

Haddad também foi questionado a respeito de declarações do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, que, recentemente, declarou que “é uma questão de tempo para tomar o poder e vamos tomar, (o que é) diferente de ganhar uma eleição“.

O petista respondeu que Dirceunão participa” da campanha e “não participará de meu governo”. Acrescentou que “a democracia está sempre em primeiro lugar”.

Bolsonaro

Em sua entrevista, o candidato do PSL agradeceu as lideranças que, segundo ele, são importantes na sua campanha: as lideranças evangélicas, o agronegócio, os agricultores, caminhoneiros, policiais civis e militares, integrantes das Forças Armadas, além da “família brasileira”. Ele também apelou para a questão moral dizendo que “a inocência da criança na sala de aula deve estar em primeiro lugar”.

Ardiloso, tomou a dianteira num ponto que passou despercebido por Haddad: o candidato da extrema-direita mencionou as “fake news” das quais disse ser vítima.

O que se sabe é que sua campanha foi a principal disseminadora de notícias falsas no primeiro turno, até agora não apuradas nem combatidas pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Saiba mais:
Bolsonaro chama Haddad de canalha ao recusar acordo de combate às fake news
Manuela D’Ávila é a principal vítima de fake news na eleição de 2018
“Mamadeira erótica de Haddad” – a fake news que viralizou nas redes sociais
Imagem falsa de Manuela D’Ávila com blusa ‘Jesus é travesti’ viraliza nas redes
‘O pior prefeito do Brasil’: como se constrói uma manipulação
Campanha de Bolsonaro espalha fake news sobre imagens do #EleNão

Leia também:
O bicho-papão e a lógica do mal-menor
Há uma intervenção autoritária em marcha no Brasil hoje
O fascismo é um mecanismo de contágio
As eleições de 2018 e a emergência da luta antifascista no Brasil
Brasil vive fenômeno político sem precedentes
Como diferenciar a direita da esquerda?
Quem quer ser um cidadão de bem?

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS