Redação Pragmatismo
Eleições 2018 30/Set/2018 às 13:07 COMENTÁRIOS
Eleições 2018

Campanha de Bolsonaro espalha fake news sobre imagens do #EleNão

Publicado em 30 Set, 2018 às 13h07

Nas redes sociais, seguidores de Bolsonaro foram estimulados a repetir a falsa informação de que as imagens do #EleNão no Largo da Batata são do 'Carnaval de 2017'. Compare as fotos e vídeos daquele carnaval com as da manifestação de ontem

largo da batata #elenão carnaval 2017
Campanha de Bolsonaro espalha a falsa informações de que as fotos do #EleNão são do Carnaval de 2017

Inconformados com o sucesso do ato histórico que levou milhões de mulheres às ruas do Brasil neste sábado (29), no protesto intitulado #EleNão, seguidores de Jair Bolsonaro foram instruídos a tentar amenizar os efeitos das manifestações.

Os fãs do capitão da reserva estão espalhando a informação falsa de que as imagens registradas ontem no Largo da Batata, em São Paulo, são do Carnaval de 2017.

Como se vivessem em um universo à parte, essas pessoas contestam todos os vídeos e fotos captados por veículos da grande mídia, da imprensa internacional e da mídia alternativa.

Essa espécie de ‘contra-ataque’ é amparada por bots (robôs virtuais), programados para escrever as mesmas frases em centenas de postagens nas redes sociais.

Sobre as imagens feitas do Rio de Janeiro e no resto do Brasil, o argumento é o mesmo: “Essa foto é do carnaval de rua!”, bradam os eleitores do candidato do PSL e os robôs virtuais.

Quem participou dos atos em todo o Brasil sabe que não faz o menor sentido o que está sendo propagado. Trata-se, evidentemente, de uma guerra suja para estancar a sangria do candidato conservador, que empacou em todas as pesquisas eleitorais e vê seu índice de rejeição subir a cada dia.

Abaixo, confira um comparativo entre as imagens registradas no #EleNão e no Carnaval de 2017, no Largo da Batata.

CARNAVAL 2017 / LARGO DA BATATA

Também havia muita gente no carnaval no Largo da Batata de 2017, em São Paulo. Por esta razão, a campanha de Bolsonaro selecionou, de maneira oportunista, o evento para contestar as manifestações de ontem.

Qualquer pessoa de bom senso, porém, consegue diferenciar as imagens daquele carnaval com as captadas no #EleNão.

Em 2017, havia uma roda gigante amarela, dentro de uma área amarela, que aparece em todas as fotos aéreas do carnaval no Largo da Batata (observar acima).

Esse era um setor de destaque destinado ao patrocinador master daquele evento: a cerveja Skol.

Outro detalhe: em 2017 havia muito sol e o céu estava limpo. No próprio vídeo feito pela Globo no carnaval daquele ano, há menção da locutora ao “sol de rachar” (assista abaixo). Ontem, no #EleNão, estava nublado.

#ELENÃO 2018 / LARGO DA BATATA

protesto contra Bolsonaro #elenão
Imagem: Largo da Batata, SP | 29/09/2018 | Protesto contra Jair Bolsonaro

Notadamente, não há roda-gigante amarela nem registros do setor da Skol nas imagens captadas nas manifestações deste sábado (29).

Nas imagens de ontem, há registros de uma bandeira do Brasil hasteada. Nas fotos de 2017, isso não é observado.

Por fim, um comparativo entre os vídeos deixa tudo às claras e confirma o que já foi constatado nas fotos:

#ELENÃO 2018 / LARGO DA BATATA / VÍDEOS

CARNAVAL 2017 / LARGO DA BATATA / VÍDEO: https://globoplay.globo.com/v/5664663/

Quem mora em São Paulo e frequenta o Largo da Batata sabe que os eleitores de Bolsonaro estão mentindo quando tentam contestar a verdade propagando fake news.

É importante ressaltar que nem todos os apoiadores de Bolsonaro agem de má-fé ao divulgarem as informações falsas.

Eles também foram ludibriados e vítimas de uma máquina que é capaz de inventar os maiores absurdos para mascarar a realidade.

PS. A mesma falácia do Carnaval tem sido disseminada pelos apoiadores de Bolsonaro sobre as fotos de outras cidades:

Imagens publicadas neste texto:
Reuters, G1, Folhapress, Mídia Ninja, Ricardo Stuckert

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS