Redação Pragmatismo
ELEIÇÕES 2022 10/Nov/2022 às 09:37 COMENTÁRIOS
ELEIÇÕES 2022

De Miami, Zambelli espalha mentiras sobre relatório do Ministério da Defesa

Publicado em 10 Nov, 2022 às 09h37

Do conforto de Miami, Carla Zambelli espalha mentiras sobre relatório da Defesa em grupos de mensagens. A deputada quer que os extremistas continuem tomando chuva e fazendo suas necessidades em banheiro químico enquanto ela luxa nos EUA

Miami Zambelli espalha mentiras relatório Ministério Defesa
Em Miami, Carla Zambelli encabeça ato antidemocrático

Chico Alves, em seu blog

Mesmo depois de ter suspensas suas contas em várias plataformas de redes sociais, a deputada Carla Zambelli (PL-SP) continua divulgando mentiras contra o processo eleitoral brasileiro. Em vídeo que circula desde ontem em grupos no WhatsApp e Telegram, ela trata do relatório do Ministério da Defesa sobre o funcionamento das urnas eletrônicas e propaga fake news, entre elas a de que as Forças Armadas não teriam conseguido o código-fonte do sistema.

Relatório do Ministério da Defesa vai testar reações dos tios do Zap

Na verdade, o acesso ao código-fonte foi dado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em outubro do ano passado a todos os grupos fiscalizadores convidados pela corte e o próprio texto dos militares informa isso.

Em meio a investigação sobre o episódio ocorrido na véspera do segundo turno da eleição, em que a deputada usou uma arma ao perseguir e dominar um homem negro com quem discutiu, em São Paulo, ela viajou para os Estados Unidos há uma semana. Zambelli também é investigada no Supremo Tribunal Federal (STF) por integrar uma milícia digital que propaga mentiras contra as instituições da República.

Saiba mais: Flávio diz que Carla Zambelli prejudicou desempenho de Bolsonaro nas urnas

No vídeo gravado ontem à noite, a deputada fala no banco do carona de um automóvel e afirma ser “auditora”. “A gente não tem o código-fonte, que é o código que dá acesso a toda programação que existe dentro da urna”, diz ela.

Bolsonaristas se irritam com relatório dos militares: “Tomamos chuva e viramos meme à toa?”

“Essa informação foi solicitada pelas Forças Armadas desde muito antes da eleição, quando foi formada aquela comissão da transparência, lembra?”. Zambelli diz que oficiou às Forças Armadas e ao TSE solicitando esse código-fonte e “nunca foi verificado nada disso”.

A informação é totalmente inverídica, já que o código-fonte foi liberado para as 26 entidades fiscalizadoras um ano antes da eleição. Inclusive, um dos momentos mais constrangedores no processo em que o Ministério da Defesa questionava a credibilidade da urna eletrônica foi justamente quando, em agosto desse ano, ofício do ministro Paulo Sérgio Nogueira cobrava acesso ao código e ele foi informado pelo TSE que o item estava à disposição da pasta há oito meses, sem que tivesse sido solicitado pelo ministro.

Fique por dentro:
OAB entrega relatório sobre as urnas e diz que eleições foram justas e limpas
Auditoria do TCU não encontra fraudes nas urnas e confirma eleições limpas

Além disso, a deputada alega no vídeo que a “auditoria” dos militares ficou prejudicada porque o Brasil não tem voto impresso.

A propagação massiva de fake news sobre adversários políticos e sobre o processo eleitoral levou o TSE a determinar a suspensão das contas de Zambelli nas plataformas Facebook, Instagram, Twitter, TikTok, LinkedIn, YouTube, WhatsApp, Telegram e Gettr. No entanto, ela continua a propagar mentiras nos aplicativos de mensagens, por meio de grupos e contas de terceiros.

A contestação ao resultado da eleição, em que Luiz Inácio Lula da Silva venceu Jair Bolsonaro e tornou-se presidente eleito, é a pauta de grupos golpistas que se reúnem à beira de rodovias e à frente de quartéis do Exército em vários estados.

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!

Recomendações

COMENTÁRIOS