Redação Pragmatismo
Juristas 10/Jun/2019 às 21:15 COMENTÁRIOS
Juristas

"Invasão hacker" em celular de Sergio Moro teria sido armação dele próprio

Publicado em 10 Jun, 2019 às 21h15

Denúncia de Sérgio Moro de invasão recente de seu celular por hackers pode ter sido armação dele próprio. Há duas semanas, jornalista havia reportado sobre um mega vazamento dos celulares dos procuradores da Lava Jato que deixou membros da Operação em pânico

Invasão hacker celular de Sergio Moro teria sido armação dele próprio
Sérgio Fernando Moro (Imagem: Marcelo Camargo | ABr)

Luis Nassif, Jornal GGN

1↬ É bastante provável que a denúncia de Sérgio Moro, de invasão recente de seu celular por hackers, tenha sido uma armação dele próprio.

Há cerca de duas semanas, o repórter Marcelo Auler já tinha ouvido boatos sobre um mega vazamento dos celulares dos membros da operação Lava Jato. Os boatos falavam de pânico nas hostes da operação.

A denúncia de Moro, dias antes da publicação do The Intercept Brasil, inclusive levantando argumentos de “segurança nacional”, pareceu muito mais uma jogada desesperada para ligar o caso a hackers e impedir sua publicação. Evidentemente que o autor de um vazamento ilegal da conversa de uma presidente da República não teria como invocar argumentos contra o vazamento atual. Por isso a lógica da “segurança nacional” não colou.

2↬ Instâncias superiores

O material expõe apenas o conteúdo das conversas em grupo. Chama atenção, no entanto, um diálogo informal entre Sérgio Moro e Deltan Dallagnol, sugerindo que o dossiê traz também conversas entre duas pessoas.

Então há possibilidade de se chegar a instâncias superiores que participavam do jogo – dos desembargadores do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), o Ministro Felix Fischer, no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e algum Ministro do Supremo Tribunal Federal, em articulações individuais.

Aí se chegaria às armações para impedir o habeas corpus que tiraria Lula da cadeia, as jogadas processuais do TRF-4, garantindo a unanimidade nos julgamentos, e até os acertos entre o ainda juiz Sérgio Moro e o grupo de Jair Bolsonaro.

3↬ As delações premiadas

Outro capítulo cabeludo foram os acertos em torno do milionário mercado das delações premiadas. Uma bomba seria a reconstituição das conversas sobre as tratativas dos procuradores de buscar acordo com Tacla Duran, intermediadas pelo primeiro amigo de Sérgio Moro, Carlos Zucolotto. Ou as conversas envolvendo o advogado Marlus Arns, de estreitas relações com Rosângela Moro, que herdou as ações de Beatriz Cattapreta.

4↬ As jogadas políticas

Há uma série de episódio óbvios: a manobra para impedir que Lula fosse solto por um HC; o vazamento do vídeo de Antonio Palocci na véspera das eleições; os acertos entre Moro e Bolsonaro para assumir o Ministério. E há a capa da Veja, publicada na véspera das eleições de 2014, que quase inverte o resultado.

5↬ O contra-ataque

Nos próximos dias, a estratégia dos aliados de Sérgio Moro – incluindo Globo e Estadão – será insistir na apuração do autor dos vazamentos. É quase certo que tentem incluir as investigações do Supremo Tribunal Federal (STF) nas suspeitas.

É por aí que tentarão construir a contra-narrativa, para reduzir os impactos das revelações do The Intercept.

De qualquer modo, sobram duas dúvidas. A primeira, sobre como o sistema de Justiça irá tratar de um caso exposto tão amplamente, de manipulação de investigações. A segunda, se Moro ainda é considerado servível pelo sistema.

Provavelmente, o que restará dele serão as lembranças de um personagem provinciano, alçado ao topo do mundo, mas que jamais passou de um mero instrumento de manipulação política, que se usa, se joga fora.

Leia também:
Lava Jato do início ao fim: uma operação viciada e politicamente interessada
Ex-assessora de Sergio Moro na Lava Jato admite que “a imprensa comprava tudo”
Livro revela erros da Lava Jato e objetivos não-declarados da operação
Operação Lava Jato: como tudo começou
MPF aponta que esquema na Petrobras começou ‘há pelo menos 15 anos’

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS