Redação Pragmatismo
Eleições 2014 24/Out/2014 às 11:25 COMENTÁRIOS
Eleições 2014

Em desespero, revista Veja tenta o golpe e fracassa

Publicado em 24 Out, 2014 às 11h25

Veja antecipa a capa dessa semana e tenta dar o golpe, mas é prontamente desmentida por advogado do próprio doleiro. Em notória crise de credibilidade, colunistas da revista já pedem o "impeachment" de Dilma Rousseff caso ela seja reeleita

revista veja golpe dilma
Tentativa de golpe da Veja não durou mais de 24 horas. Especulação foi desmentida por advogado de doleiro. Em desespero, Merval Pereira e Reinaldo Azevedo pedem impeachment de Dilma (Imagem: Pragmatismo Político)

A menos de 72 horas das eleições presidenciais, a revista Veja publica uma capa que poderá entrar para a história do jornalismo como um dos mais sórdidos atentados contra a democracia já vistos no País. A reportagem destaca suposto trecho da delação premiada do doleiro Alberto Youssef, em que ele afirmaria que tanto a presidente Dilma Rousseff como seu antecessor Luiz Inácio Lula da Silva “sabiam de tudo” que ocorria na Petrobras.

Os vazamentos seletivos já foram condenados pela Ordem dos Advogados do Brasil e delações premiadas, num contexto político como o atual, podem se converter em mentiras premiadas.

Advogado desmente revista

A tentativa de golpe da Editora Abril contra a democracia brasileira não durou um dia. Menos depois de 24 horas após circular com uma edição extra, acusando a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula de “saberem de tudo” sobre o esquema denunciado na Petrobras, o “depoimento” do doleiro Alberto Youssef foi desmentido por ninguém menos que seu próprio advogado, o criminalista Antonio Figueiredo Basto.

“Eu nunca ouvi nada que confirmasse isso (que Lula e Dilma sabiam do esquema de corrupção na Petrobras). Não conheço esse depoimento, não conheço o teor dele. Estou surpreso”, afirmou Basto. “Conversei com todos da minha equipe e nenhum fala isso. Estamos perplexos e desconhecemos o que está acontecendo. É preciso ter cuidado porque está havendo muita especulação”, alertou o advogado.

Impeachment

Sem força para vencer uma eleição nas urnas, os golpistas agora apelam para o impeachment. É o que fizeram Reinaldo Azevedo, da Veja, e Merval Pereira, de O Globo. Azevedo afirma que a eleição presidencial deste ano se dá entre o senador Aécio Neves (PSDB-MG) e o vice Michel Temer. Sua tese infundada é de que a presidente Dilma Rousseff será alvo de processo de impeachment, antes ou depois de eleita.

Ao que tudo indica, o golpe é a nova estratégia das forças que já se veem derrotadas no próximo domingo.

Irresponsabilidade

A edição de Veja foi antecipada para esta quinta-feira para tentar interferir na sucessão presidencial, sobrepondo-se à soberania popular. Ontem, pesquisas Ibope e Datafolha confirmaram a liderança da presidente Dilma Roussef nas pesquisas eleitorais.

Os responsáveis diretos pelo atentado à democracia cometido pela Editora Abril são o diretor de Redação de Veja, Eurípedes Alcântara, o executivo Fábio Barbosa, que conduz a gestão da empresa, além dos acionistas da família Civita. Conduziram o jornalismo brasileiro a seu momento mais irresponsável, mais vil e mais torpe.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

com agências e brasil 247

Recomendações

COMENTÁRIOS