Redação Pragmatismo
Justiça 06/Ago/2018 às 14:55 COMENTÁRIOS
Justiça

Interpol derrota Sergio Moro e exclui Tacla Duran da lista de procurados

Publicado em 06 Ago, 2018 às 14h55

Interpol exclui Tacla Duran da lista de procurados e impõe derrota a Sergio Moro. Advogado revelou que sócio da esposa de Moro integrava esquema de pagamento de propinas na Lava Jato

Interpol derrota Sergio Moro exclui Tacla Duran odebrecht

RBA

O juiz federal de primeira instância Sérgio Moro teve sua credibilidade abalada em escala internacional, que o coloca em descrédito perante as polícias de todo o mundo. A Interpol retirou o ex-advogado da Odebrecht, Rodrigo Tacla Duran, da lista de procurados da agência por considerar que Moro desrespeitou a Declaração Universal de Direitos Humanos.

Em março, em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura de São Paulo, o juiz da Lava Jato chamou Duran de “mentiroso”. “Tem esse indivíduo, foragido e suspeito de crimes gravíssimos, e que levanta essas histórias sem base empírica”, reagiu o juiz ao ser questionado sobre seu compadre, Carlos Zucolotto.

Sócio de sua mulher, Rosangela Wolff Moro, o também advogado Zucolotto foi acusado por Tacla Duran de “oferecer facilidades” junto ao Ministério Público Federal e ao Poder Judiciário, por meio de pagamento de propinas. A afirmação foi feita em novembro passado, durante depoimento de Duran, por videoconferência, à CPI da JBS.

A entrevista de Moro foi apresentada à Interpol, que a levou em consideração no acolhimento do pedido dos advogados de Duran. O entendimento foi o de que, “diante do comportamento do juiz responsável por presidir seu caso no Brasil, dúvidas suficientes têm sido colocadas sobre o fato de violação do Artigo 2 da Constituição da Interpol”.

O artigo se refere à necessidade de a instituição promover a cooperação entre as polícias de diferentes países, sempre que a Declaração Universal de Direitos Humanos seja respeitada.

Assista depoimento de Rodrigo Tacla Duran à Comissão de Direitos Humanos da Câmara, sobre a operação Lava Jato, em 5 de junho:

Leia também:
Poder paralelo da Lava Jato determina rumos do Brasil há quatro anos
‘Semideus’ no Brasil, Sergio Moro é derrotado na justiça da Europa
Por que o diálogo entre Moro e Zucolotto nunca foi divulgado?
Quando Dallagnol vai desenhar o Power Point de Sergio Moro?
Jornalista conta como foi pressionado por Moro por conta de matérias incômodas
Esposa de Sergio Moro recebeu de advogado espanhol

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS