Redação Pragmatismo
Política 21/Mai/2021 às 10:34 COMENTÁRIOS
Política

Mãe de vítima do Jacarezinho processa Allan dos Santos e Thiago Gagliasso

Publicado em 21 Mai, 2021 às 10h34

Blogueiro Allan dos Santos, Thiago Gagliasso e deputados bolsonaristas estão sendo processados por disseminarem fake news sobre mãe de vítima da chacina do Jacarezinho

Mãe de vítima Jacarezinho processa Allan dos Santos Thiago Gagliasso
(Imagens: reprodução)

A mãe de uma das vítimas da chacina do Jacarezinho, Adriana Santana, entrou na Justiça contra o blogueiro Allan dos Santos, assim como quatro deputados bolsonaristas, um ator e um youtuber, por divulgarem um vídeo falso que associava ela ao tráfico de drogas. Adriana Santana pede indenização por danos morais a cada um dos acusados.

Saiba mais:
Quem são os mortos da maior chacina da história do Rio de Janeiro
Delegado nega execuções no Jacarezinho, critica “ativismo” e se irrita com perguntas

Além do blogueiro, o ator Thiago Gagliasso e o youtuber Victor Lucchesi também compartilharam o vídeo. Os deputados estaduais Gil Diniz (sem partido-SP), Delegada Sheila (PSL-MG) e Filipe Poubel (PSL-RJ), além do deputado federal Luis Miranda (DEM-DF), também são processados.

A mãe de Marlon Santana pede pagamento de R$ 20 mil a R$ 40 mil a cada um dos citados, assim como a retirada dos vídeos, sob risco de pagamento de multa diária, e uma retratação em suas redes sociais e em jornal de grande circulação.

No vídeo, segundo informações do UOL, uma mulher aparece brincando com um suposto fuzil. Já foi comprovado, no entanto, que não é Adriana nas imagens e que se tratava de uma arma de airsoft em encenação para um canal do YouTube.

O advogado de Adriana, João Tancredo, afirma que o histórico de Allan pode influenciar em uma decisão judicial favorável a ela. O blogueiro é alvo do inquérito das fake news que corre no Supremo Tribunal Federal (STF).

Fique por dentro:
Blogueiro extremista mora em mansão bancada por Eduardo Bolsonaro, diz Lobão
Blogueiro bolsonarista produz fake news ao vivo durante CPMI
Dono de site conhecido por propagar fake news foge do Brasil com medo de ser preso
Jefferson, Hang, Sara e Allan dos Santos são alvos de operação da PF
Allan dos Santos esbraveja em recado a Bolsonaro: “Nunca mais me ligue”
Canal de Allan dos Santos é banido do Youtube por tempo indeterminado

Eu acho que, nesse processo contra ele, o juiz vai considerar [o histórico] na hora de aplicar o dano moral. O juiz tem que reiterar a conduta repetida dele, para fixar uma indenização punitiva, para ele não fazer mais isso.”

Com relação aos parlamentares, Tancredo argumenta que todos têm milhares de seguidores, o que ajudou na ampla divulgação do vídeo e no impacto na imagem de Adriana.

A imunidade parlamentar se dá em razão do exercício da função. E publicar mentiras não é exercício da função“, afirmou.

O pedido para a retratação em jornal de grande circulação, além da retirada, é para “limpar” a imagem de Adriana. “É importante se retratar porque quem viu a notícia mentirosa, depois que sai do ar não vê mais nada. É importante se retratarem com a verdade para atingir as mesmas pessoas que viram“, diz o defensor.

O advogado pediu urgência ao Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro para retirada dos vídeos do ar.

Luisa Fragão, Fórum e Uol

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS