Redação Pragmatismo
Direita 06/Nov/2019 às 19:58 COMENTÁRIOS
Direita

Blogueiro bolsonarista produz fake news ao vivo durante CPMI

Publicado em 06 Nov, 2019 às 19h58

Allan dos Santos demonstra que não é por acaso que é considerado o rei das fake news no Brasil. Ele produziu uma fake news no ar enquanto era sabatinado na CPMI

allan dos santos fake news

Allan dos Santos, o blogueiro bolsonarista que depôs na CPMI das Fake News, contou uma história fake aos deputados e senadores e deu, sem querer, uma aula ao vivo de uma das maneiras mais comuns de se criar uma notícia falsa: usando fatos verdadeiros e misturando a eles uma invenção.

Indagado sobre os vínculos de seu blog com Olavo de Carvalho, Santos afirmou que aprendeu nas aulas do guru amalucado que o Porto de Mariel serviria para o Brasil e Cuba comercializarem armas nucleares. Ao falar isso, levantou um papel com uma reportagem da revista Veja .

A reportagem, entretanto, não fala nisso em nenhum momento. O texto da revista, de 14 de abril de 2014, cita um relatório da ONU que apontava o uso do porto para fazer o transporte de armamento para um navio da Coreia do Norte, descumprindo sanções internacionais.

Siga-nos no Instagram | Twitter | Facebook

A ONU sabia exatamente o que havia no tal navio porque ele foi parado no Panamá e toda sua carga, descoberta: componentes para construir mísseis (em nenhum momento se falou em armas nucleares), dois caças MiG-21 desmontados, munição, lançadores de mísseis, peças de radares, antenas, transmissores e geradores de energia. Em nenhum momento se falou em arma nuclear nem na participação do Brasil nisso.

Rei das fake news

Allan dos Santos é considerado um dos líderes de um esquema de divulgação de notícias falsas e de ataques a adversários do presidente Jair Bolsonaro estimulado pelo próprio Palácio do Planalto.

Criado em 2014, o ‘Terça Livre’ ganhou destaque nas eleições de 2018, quando, durante a campanha, o blogueiro passou a atuar próximo à família Bolsonaro. Na posse do presidente Jair Bolsonaro no início do ano, Allan dos Santos e outros blogueiros identificados como “mídia alternativa” tinham credencial especial para circular livremente pelos palácios de Brasília.

Em depoimento prestado na semana passada, o deputado federal Alexandre Frota (SP), ex-PSL e ex-aliado de Bolsonaro e hoje no PSDB, acusou Allan dos Santos e Olavo de Carvalho de comandarem uma rede virtual de propagadores de notícias falsas e de incentivar seus seguidores a promoverem ataques aos adversários.

No depoimento, ele também questionou o rápido enriquecimento de Allan após ter se aproximado da família Bolsonaro. “Até um tempo atrás ele não tinha onde cair morto, hoje está em uma mansão em Brasília [bancada por Eduardo Bolsonaro], com um carro alugado, um tal de um Corolla, um carro de luxo. Ele, inclusive, anda aqui dentro da Câmara credenciado, ao lado do presidente, como se fosse um assessor de comunicação”, afirmou durante o depoimento.

SAIBA MAIS: Blogueiro extremista mora em mansão bancada por Eduardo Bolsonaro

com informações de Guilherme Amado, da Época

Siga-nos no Instagram | Twitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS