Redação Pragmatismo
Justiça 15/Jun/2019 às 07:00 COMENTÁRIOS
Justiça

Site cruza conversas do Intercept com documentos da Lava Jato e comprova trama

Publicado em 15 Jun, 2019 às 07h00

Documento oficial prova que Dallagnol seguiu orientação de Moro. BuzzFeed cruza conversas vazadas pelo Intercept com arquivo da Lava Jato que mostram que procurador e colegas agiram segundo as ordens de Sergio Moro

Site cruza conversas do Intercept com documentos da Lava Jato comprova trama
Sérgio Fernando Moro e Deltan Martinazzo Dallagnol (Imagens: José Cruz |ABr)

Jornal GGN

Documentos levantados pelo BuzzFeed Brasil mostram que o coordenador da força-tarefa da Lava Jato, Deltan Dallagnol, seguiu as orientações passadas pelo ex-juiz Sergio Moro em mensagens no Telegram.

No último domingo (9), o The Intercept Brasil mostrou que Dallagnol recorreu ao chat privado com Moro no aplicativo de conversação para discutir a soltura de Alexandrino Alencar, um dos executivos da Odebrecht considerados peça-chave para as investigações contra Lula.

Moro sugeriu que só poderia atropelar decisão do Supremo Tribunal Federal, que concedeu o habeas corpus, mediante a apresentação de novos “fatos graves”.

No mesmo dia, Dallagnol reportou aos colegas, em um grupo só de procuradores, que havia conversado com o “russo”. A orientação foi “seguida à risca”, frisou o BuzzFeed.

O Ministério Público apresentou, no mesmo dia, uma denúncia contra vários executivos da Odebrecht, incluindo pedido de prisão.

Moro apreciou o documento no dia seguinte, frisando que Alexandrino foi mantido de fora da denúncia e das medidas cautelares graças à decisão do STF.

A movimentação consta no processo.

Site cruza conversas do Intercept com documentos da Lava Jato comprova trama

Saiba mais:
Moro não quer que o Intercept faça com ele o que a Lava Jato fez com os investigados
Por que Moro e Dallagnol não desmentiram o conteúdo das mensagens?
Seis palpites sobre quem está por trás da #VazaJato
A mais hedionda e absoluta corrupção é a corrupção da lei
Moro, Dallagnol e o que a história nos ensina sobre heróis

Em novembro de 2017, outra discussão veio à tona. Moro enviou uma mensagem “em tom de reclamação” a Dallagnol, porque os procuradores recorreram da condenação de 3 delatores.

Moro escreveu que não dava para entender aquela postura, que não teria “efeito prático” ou, pior, teria como resultado “jogar para as calendas” a execução da pena já imposta antes.

Dallagnol até tentou defender o MPF, mas Moro insistiu que aquele recurso era um erro.

Oficialmente, o então juiz negou o pedido da Procuradoria com argumentos muito parecidos com a mensagem que enviou a Dallagnol.

Veja o que o The Intercept já revelou até agora:

Parte 1
Parte 2
Parte 3
Parte 4
Parte 5
Parte 6

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS