Redação Pragmatismo
Eleições 2018 07/Set/2018 às 10:44 COMENTÁRIOS
Eleições 2018

Candidata PM que matou assaltante tem propaganda vetada pelo TRE

Publicado em 07 Set, 2018 às 10h44

Propaganda eleitoral da PM Kátia Sastre, que ficou conhecida após matar um assaltante na porta de uma escola, mostrava o vídeo com as imagens da ação acompanhado da seguinte fala: "Atirei, e atiraria de novo"

Candidata PM matou assaltante propaganda tre são paulo

RBA

Em decisão liminar, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) suspendeu nesta quarta-feira (6) propaganda da candidata a deputada federal Kátia Sastre (PR), policial militar que ficou conhecida após reagir e matar um assaltante na porta de uma escola em maio. Na ocasião, ela estava à paisana e sozinha. O pedido de retirada foi feito pela coligação Sem Medo de Mudar São Paulo (Psol/PCB).

Na propaganda, a candidata utilizava o vídeo com as imagens da ação. A cabo ressalta sua coragem e reafirma a disposição de reagir. “Atirei, e atiraria de novo“, diz Kátia na peça de publicidade. As imagens utilizadas foram complementadas com uma dublagem do suposto diálogo entre a PM e o assaltante, e também foram incluídos barulhos de disparos da arma.

Os partidos da coligação pediam a remoção do vídeo alegando que a peça contraria os artigo 6, 68 e 17 da lei eleitoral, já que, entre outros fatores, incita a violência e é transmitida em horário em que crianças e jovens assistem à televisão.

O juiz eleitoral Paulo Galizia considerou que “além da impertinência em relação à idade daqueles que compõem o segmento de crianças e adolescentes, a propaganda eleitoral impugnada ainda promove em todos os telespectadores a incitação de atentado contra pessoas, e do comportamento de reação individual em situações de conflito agudo“. O magistrado determinou multa de R$ 5 mil caso a determinação seja descumprida.

Para o deputado federal Ivan Valente (Psol-SP), candidato a reeleição, trata-se de uma medida “acertada” do TRE. “É uma impertinência, por ser um ato de violência com morte como propaganda sensacionalista. Não podemos aceitar isso. Basta de propaganda eleitoreira. Basta de excitar a violência e propor saídas individuais. Temos que construir uma outra sociedade, mais humanista, mais solidária, e não dar mal exemplo para as crianças e adolescentes. Todo respeito às nossas crianças e adolescentes.

Leia também:
Mãe policial que matou ladrão cogita seguir carreira política “pela honra de Deus”
PM é baleada duas vezes ao reagir a assalto (vídeo)
Menino filho de PM abre fogo em escola de Goiânia; há mortos e feridos
Menina mata professor de tiro com disparo acidental
Vídeo: PM prende jovem inocente em seu próprio apartamento
Sakamoto: O policial cumpriu seu dever. As redes sociais é que estão fora de si
Desarmamento e armas de fogo: mitos e verdades

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS