Redação Pragmatismo
Eleições 2018 07/Set/2018 às 10:02 COMENTÁRIOS
Eleições 2018

O que se sabe sobre Adélio Bispo, autor do ataque a Bolsonaro

Publicado em 07 Set, 2018 às 10h02

Adélio Bispo de Oliveira: mineiro de Montes Claros, perfil do homem que esfaqueou Bolsonaro é repleto de teorias conspiratórias maçônicas. Sobrinha diz que ele atuava como "missionário evangélico"

Adélio Bispo autor do ataque a Bolsonaro

ElPaís

Adélio Bispo de Oliveira, 40, foi preso em flagrante após atacar com uma faca o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) nesta quinta-feira durante um ato de campanha em Juiz de Fora (MG).

Após o ataque, ele chegou a ser agredido por partidários do candidato, e foi preso em seguida, levado para a delegacia da Polícia Federal. A

té o momento pouco se sabe sobre o que teria motivado a agressão: de acordo com policiais que estavam presentes no momento da prisão, Oliveira teria dito que cometeu o crime “a mando de Deus”, segundo a TV Globo. Uma página do Facebook atribuída a ele traça um perfil confuso deste mineiro de Montes Claros.

Lá constam críticas ao capitão da reserva, à classe política de forma genérica e à maçonaria (“Deveria serem (sic) todas lojas maçônicas do país incendiadas por completo”, escreveu).

Os posts dedicados a Bolsonaro são vários, de memes a críticas diretas. “A aprovação de Bolsonaro é maior entre os menos estudados, ou seja só analfabetos e semi analfabetos votam em Bolsonaro”, escreveu em julho deste ano.

Também na rede social ele postou fotos suas em um ato contra o presidente Michel Temer, no qual aparece ao lado de cartazes com os dizeres “Fora Temer” e “Políticos inúteis”.

A maçonaria era um tema recorrente para ele na rede. “Na maçonaria a maior parte dos maçons não passa do terceiro grau, servindo de capachos para os mais graduados, e para lhes satisfazer certas vaidades e serviços exclusos (sic)”.

Ele também acusava Temer, o ex-prefeito João Doria (PSDB) e o Movimento Brasil Livre, de serem parte da organização – “Tá aí o MBL, um movimento de direita privatista, anti-Estado e maçônica!”. Em julho deste ano ele fez check-in em um clube de tiro localizado em Florianópolis, onde ele possivelmente morou durante alguns meses deste ano.

Uma sobrinha de Oliveira ouvida pelo BuzzFeed afirmou que ele atuava como missionário evangélico, e que estava afastado da família há alguns anos.

Ele tinha ideias conturbadas”, disse. Oliveira foi filiado ao PSOL de Uberaba entre 2007 e 2014, de acordo com informações do Tribunal Superior Eleitoral. O partido divulgou uma nota de repúdio ao ataque contra Bolsonaro.

Oliveira respondia a um processo pelo crime de lesão corporal supostamente cometido em 2013, de acordo com a polícia mineira.

Em 2017 ele acionou a Justiça do Trabalho em um processo contra uma empresa pelo não pagamento de verbas indenizatórias. A reportagem não conseguiu contato com nenhum de seus advogados listados na ação.

Leia também:
Atentado contra Bolsonaro inaugura nova etapa da violência política no Brasil
Os detalhes da cirurgia de Jair Bolsonaro após o atentado
Jair Bolsonaro grava vídeo na cama da UTI
O que diz o médico que operou Jair Bolsonaro
O que disseram os presidenciáveis sobre o atentado contra Jair Bolsonaro
Bolsonaro era o único presidenciável que recebia segurança da PF

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS