Redação Pragmatismo
Mulheres violadas 21/Mar/2018 às 15:24 COMENTÁRIOS
Mulheres violadas

Por que Marielle Franco está sendo difamada depois de morta?

Publicado em 21 Mar, 2018 às 15h24

Não bastasse o corpo abatido, Marielle Franco teve a imagem maculada por mentiras 24 horas após o crime que comoveu o Rio de Janeiro, o Brasil e boa parte do mundo. Afora o machismo, há sentido político na difamação

Marielle Franco está sendo difamada depois de morta

Não é novidade a quem acompanha episódios de violência de gênero tropeçar em episódios de revitimização. São boatos, comentários e injúrias plantados por indivíduos interessados em despejar nas vítimas a culpa pelo crime sofrido. O Brasil enfileira casos. Assassino de Ângela Diniz, Doca Street usou a legítima defesa da honra para se defender do homicídio da então mulher, em 1976.

Na década seguinte, o esquadrão da moralidade cínica comentava que a jovem Mônica Granuzzo, violentada e atirada de uma janela de um prédio da Zona Sul carioca, estaria viva se abraçasse o recato, em vez de confiar no homicida sedutor. Neste século, houve quem tentasse atenuar o estupro coletivo sofrido por uma adolescente de 16 anos numa comunidade da Praça Seca.

Num ambiente em que é comum mulheres serem responsabilizadas pela brutalidade que sofreram, era de se esperar que o coro de caluniadores seguisse a execução da quinta vereadora mais votada da capital fluminense. Não bastasse o corpo abatido, Marielle Franco teve a imagem maculada por mentiras 24 horas após o crime que comoveu o Rio de Janeiro, o Brasil e boa parte do mundo.

Afora o machismo, há sentido político na difamação. O crime bárbaro da quarta-feira, 14 de março, chamou atenção da população para o discurso dos defensores dos direitos humanos e do estado democrático de direito. Mataram uma vereadora, negra, nascida na favela, mãe, dedicada à agenda de valorização da vida de quem quer que seja — pobre, preto, policial, classe média. A execução sensibilizou os que, até então, pareciam surdos à necessidade de estancar a epidemia homicida, que vitima mais de 60 mil brasileiros por ano e ceifou as vidas de Marielle Franco e Anderson Pedro Gomes.

Leia também:
A segunda execução de Marielle Franco
Deputado fecha conta nas redes sociais após disseminar boato sobre Marielle
Ao vivo, Faustão comenta caso Marielle e alimenta ‘fake news’
Marielle foi eleita pelo CV e casada com o traficante Marcinho VP?
Desembargadora espalha Fake News e chama Marielle de “cadáver comum”

Restou aos extremistas do campo político oposto plantar informações falsas para levar os neoindignados de volta à apatia. Como escreveu o jornalista Leonardo Sakamoto em seu blog no Uol: “Grupos temem que a reação catártica à execução (de Marielle Franco) possa ajudar a mudar o balanço de forças sociais, reduzindo o espaço das milícias de extrema direita na construção de significados coletivos… E isso tem inequívoca influência nas eleições gerais de outubro”.

Que daqui em diante fiquemos alertas à maldade. O antídoto é simples: desconfiar de conteúdos apócrifos, ainda que reproduzidos por pessoas conhecidas, e não compartilhar informações sem verificar a confiabilidade das fontes. Difundir calúnia é crime.

Flávio Oliveira, O Globo

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS