Redação Pragmatismo
EUA 01/Fev/2026 às 14:11 COMENTÁRIOS
EUA

Influenciador brasileiro que filmava rotina nos EUA e dizia apoiar Trump é preso pelo ICE

Publicado em 01 Fev, 2026 às 14h11

Um dos principais influenciadores brasileiros vivendo nos EUA foi preso ontem pelos agentes do ICE, a milícia de Donald Trump. Curiosamente, Junior Pena se dizia apoiador do atual mandatário estadunidense

Um dos influenciadores brasileiros mais conhecidos entre a comunidade brasileira nos Estados Unidos foi detido nesta semana por agentes do ICE (Serviço de Imigração e Controle de Alfândegas). Junior Pena, que vive em Nova Jersey e costuma se declarar apoiador do presidente norte-americano Donald Trump, permanece sob custódia enquanto sua defesa tenta reverter a situação.

A informação foi confirmada pelo policial Maycon MacDowel, amigo pessoal do influenciador. Segundo ele, a detenção não está relacionada a um novo crime, mas a um problema administrativo envolvendo o processo migratório de Junior Pena.

De acordo com MacDowel, o influenciador tinha uma audiência migratória previamente agendada. Essa audiência chegou a ser adiada, mas o adiamento não teria sido corretamente registrado no sistema oficial das autoridades de imigração. Com isso, o nome de Junior Pena continuou constando como “ausente”, o que motivou a abordagem e a posterior detenção pelos agentes.

Ainda segundo o policial, houve falha da defesa anterior no acompanhamento do caso. O advogado responsável deveria ter confirmado se a alteração da data havia sido devidamente inserida no sistema, o que não ocorreu. A inconsistência acabou desencadeando a ação do ICE.

Junior Pena ganhou projeção nas redes sociais por seu alinhamento ao bolsonarismo e por manifestações públicas de apoio a Donald Trump, especialmente em temas ligados à imigração e à política de segurança adotada pelo governo republicano. A detenção, no entanto, expõe as contradições enfrentadas por imigrantes que, mesmo em situação de regularização em curso, ficam sujeitos a falhas burocráticas do sistema migratório norte-americano.

Atualmente, o influenciador segue detido em Nova Jersey. A nova equipe jurídica atua para impedir sua transferência para outro estado — procedimento comum em casos envolvendo o ICE — o que poderia dificultar a estratégia de defesa e o contato com familiares e advogados.

O caso agora está sob responsabilidade do advogado Andrew Lattarulo, que tenta garantir que Junior Pena responda ao processo em liberdade. A expectativa da defesa é obter fiança e manter o influenciador no estado enquanto o processo administrativo é revisado pelas autoridades migratórias. Até o momento, o ICE não divulgou nota oficial sobre a detenção.

Recomendações

COMENTÁRIOS