Redação Pragmatismo
América Latina 10/Jan/2023 às 08:38 COMENTÁRIOS
América Latina

Já vai tarde, Juan Guaidó

Publicado em 10 Jan, 2023 às 08h38

Juan Guaidó era o rosto ideal escolhido pelos EUA para fazer a mudança de regime na Venezuela. Mas, a partir dessa semana, após uma esmagadora votação na Assembleia Nacional, ele não pode mais nem mesmo usar o título de presidente fictício

vai tarde Juan Guaidó venezuela presidente impostor golpe
Imagem: Gaby Oraa | Reuters

Branko Marcetic, Jacobin | Tradução: Sofia Schurig

É oficial: Juan Guaidó não é mais presidente da Venezuela.

Evidentemente, ele nunca foi o presidente. Desde 2019, quando Guaidó usou sua posição como líder da oposição no Congresso para se declarar presidente de um governo “interino” que nunca foi a real administração, observadores se divertem muito compartilhando memes do homem anunciando que ele era tudo, até mesmo o novo monarca do Reino Unido. Mas, a partir dessa semana, Guaidó não pode mais nem mesmo usar o título de presidente fictício.

A Assembleia Nacional da Venezuela teve 72 votos a favor e 29 contrários na segunda-feira para tirar Guaidó de sua presidência inexistente e dissolver seu governo interino após quase quatro anos, com a oposição finalmente concluindo que sua estratégia havia fracassado. O “governo” de Guaidó deveria ter intervido e organizado novas eleições depois que o presidente Nicolás Maduro foi destituído em um golpe de Estado apoiado pelos EUA, mas nada disso aconteceu.

Em vez disso, com a oposição falhando em colocar os militares do seu lado e com os esforços de mudança de regime marcados pelo tipo de incompetência que normalmente se vê em um filme da Academia de Polícia a estratégia fracassou. Guaidó ficou em cima do muro, lutando para organizar novos protestos do tamanho daqueles de 2019 e ocasionalmente lembrando ao mundo que ele ainda existia — como quando ele endossou o candidato de extrema direita Jair Bolsonaro nas eleições brasileiras do ano passado.

Relembre:
Nicolás Maduro contou com apoio popular para neutralizar o golpe
Golpe na Venezuela fracassa e militares desertores pedem asilo na embaixada brasileira
Guaidó também tem um astrólogo de estimação que o considera o “Escolhido”

Parecendo ter crescido no mesmo berçário política que Barack Obama ou Emmanuel Macron, Guaidó deveria dar um rosto suave e liberal aos esforços de Mike Pompeo e Elliott Abrams para derrubar Maduro e substituí-lo por um governo flexível e favorável ao capitalismo mundial. Mas como demonstra o seu apoio a Bolsonaro, Guaidó estava longe de ser o cruzado anódino pela democracia e anticorrupção – como grande parte da imprensa o retratava como tal.

“O esforço apoiado pelos EUA para derrubar o governo da Venezuela e substituí-lo por uma marionete de direita amigável foi, no mínimo, uma forma inapropriada e destrutiva para o povo venezuelano.”

Na realidade, parece que Guaidó estava sendo usado pelo líder de oposição, Leopoldo López, descrito pelo Departamento de Estado dos EUA como um “arrogante, vingativo e faminto por poder”. Ele também foi um dos líderes na fracassada tentativa de golpe de Estado contra Hugo Chávez em 2002. Segundo a Associated Press, López e seu fiel seguidor conversaram mais de seis vezes por dia e coordenaram de perto cada um dos movimentos e discursos de Guaidó.

Não ajudou que o “governo provisório” de Guaidó — que recebeu do governo de Donald Trump o controle de alguns bens públicos aprendidos pelos EUA — tenha sido manchado por um escândalo de corrupção. Além disso, também não ajudou que o próprio “presidente” tenha recebido manchetes negativas após ser fotografado abraçando um paramilitar colombiano ligado ao tráfico de drogas.

O termino do mandato de 5 anos dos parlamentares de oposição em janeiro de 2021 e seu boicote às eleições legislativas minaram ainda mais a pretensão de legitimidade de seu governo, que era a única coisa a seu favor. Quando Guaidó começou um novo ano como “presidente interino” em 2022, ele tinha tanto apoio popular para a presidência venezuelana quanto eu ou você.

No final, Maduro agarrou-se ao poder graças ao apoio chave de alguns militares e da Turquia. O que realmente selou o destino de Guaidó foi a guerra na Ucrânia, com os choques energéticos resultantes levando o governo de Joe Biden e a Europa a suavizar a oposição a Maduro, forçando-os por necessidade do destino a lidar com seu governo e as consideráveis reservas de petróleo que a Venezuela controla.

A bala de prata simbólica no coração da legitimidade de Guaidó pode muito bem ter acontecido na cúpula da COP27, em novembro de 2022 no Egito, onde Maduro teve várias interações amigáveis com o representante climático norte-americano John Kerry e líderes europeus como o presidente francês Emmanuel Macron, que o chamou de “presidente”.

A Venezuela ainda tem sérios desafios pela frente, incluindo a corrupção e a repressão que marcaram a liderança de Maduro. Além disso, há a questão do que acontecerá com os bens confiscados concedidos ao agora dissolvido “governo” da oposição, e a crise política mais ampla que trouxe Guaidó à proeminência em primeiro lugar.

A “maldição dos recursos naturais” na Venezuela

O esforço apoiado pelos EUA para derrubar o governo da Venezuela e substituí-lo por uma marionete de direita amigável foi, no mínimo, uma forma inapropriada e destrutiva de tentar aliviar o sofrimento do povo venezuelano — parte considerável dele resultante das brutais sanções, que são desnecessárias e que o governo norte-americano poderia encerrar a qualquer momento.

A Venezuela tem milhares problemas, mas pelo menos Juan Guaidó não é mais um deles.

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!

Recomendações

COMENTÁRIOS