Redação Pragmatismo
América Latina 30/Abr/2019 às 20:20 COMENTÁRIOS
América Latina

Nicolás Maduro contou com apoio popular para neutralizar o golpe

Publicado em 30 Abr, 2019 às 20h20

Além do suporte das Forças Armadas, imagens mostram que apoio de civis também foi fundamental para que Nicolás Maduro neutralizasse a tentativa de golpe. Multidão cercou o Palácio de Miraflores

Venezuela Maduro Golpe

Além do suporte das Forças Armadas, imagens mostram que o apoio de civis também foi fundamental para que o presidente Nicolás Maduro neutralizasse a guerra civil que a oposição tentou criar na Venezuela nesta terça-feira (30).

Em reação aos primeiros movimentos de Juan Guaidó e Leopoldo López, o presidente Nicolás Maduro convocou a população à sair nas ruas. “Chamo à máxima mobilização popular para assegurar a vitória da paz. Venceremos!”, escreveu pelo Twitter.

Os chavistas marcharam em direção ao Palácio de Miraflores, em Caracas, manifestando apoio ao presidente e rechaçando a tentativa de golpe. Veja fotos da concentração popular na sede da Presidência na Venezuela no dia de hoje:

VÍDEO:

Um resumo desta terça-feira na Venezuela

— Presidente autoproclamado Juan Guaidó liberta seu mentor Leopoldo López da prisão e convoca população às ruas e disse ter apoio de militares para tirar Nicolás Maduro do poder central.

— Presidente Nicolás Maduro afirmou ter conversado com todos os comandantes das chamadas Redi (Regiões de Defesa Integral) e Zodi (Zona de Defesa Integral), que, segundo ele, manifestaram “total lealdade ao povo, à Constituição e à pátria”.

— Líder da oposição Leopoldo López, que estava em prisão domiciliar, circulou pelas ruas ao lado de Guaidó. Após o fracasso do golpe, ele pediu asilo na embaixada do Chile em Caracas.

— 25 militares venezuelanos que apoiaram Guaidó e López, nenhum de alta patente, pediram asilo na embaixada brasileira em Caraca após o fracasso da guerra civil.

Guaidó mentiu

Pela manhã, Guaidó convocou a população às ruas e declarou ter apoio de militares para pôr fim ao que ele chama de “usurpação” na Venezuela.

“Povo da Venezuela, começou o fim da usurpação. Neste momento, me encontro com as principais unidades militares da nossa Força Armada, dando início à fase final da Operação Liberdade”, disse em uma rede social.

Na prática, ficou comprovado que Juan Guaidó não tinha o apoio de nenhum nome do alto escalão das Forças Armadas da Venezuela.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS