Redação Pragmatismo
Direita 01/Dez/2022 às 08:21 COMENTÁRIOS
Direita

Carla Zambelli precisa ser presa após nova declaração golpista

Publicado em 01 Dez, 2022 às 08h21

Em fala golpista, Zambelli pede que generais não reconheçam governo Lula. A deputada bolsonarista está com as redes sociais bloqueadas, mas criou um novo perfil e divulgou o vídeo em que estimula um golpe de estado. "É inaceitável que uma parlamentar estimule golpismo nos quartéis e atente contra a democracia. Isso não é opinião, é crime"

Carla Zambelli precisa presa nova declaração golpista
Carla Zambelli

Leonardo Sakamoto*, em seu blog

O deputado federal mais votado de São Paulo nas eleições deste ano, Guilherme Boulos (PSOL), defendeu a prisão da segunda deputada mais votada, Carla Zambelli (PL), por tentar jogar as Forças Armadas contra a democracia.

“Zambelli tem que ser presa”, afirmou à coluna. “É inaceitável que uma parlamentar estimule golpismo nos quartéis e atente contra a democracia. Isso não é opinião, é crime”, afirmou.

A deputada divulgou um vídeo, nesta terça (29), em que incentiva generais a não reconhecerem o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e atenderem à demandas dos que acampam nas portas de quartéis pedindo um golpe militar.

“Dia 1º de janeiro, senhores generais quatro estrelas, vocês vão querer prestar continência a um bandido ou à nação brasileira?”. Ela também critica o Supremo Tribunal Federal (STF) e diz que os militares é que são a “garantia da lei e da ordem” no Brasil.

O material foi gravado por Zambelli após o Exército divulgar uma nota afirmando que militares da ativa são apartidários. Boulos afirmou que o PSOL vai entrar com uma representação contra a deputada federal por suas declarações, em vídeo, nesta terça (29).

O artigo 286 do Código Penal afirma que comete crime passível de prisão “quem incita, publicamente, animosidade entre as Forças Armadas, ou delas contra os poderes constitucionais, as instituições civis ou a sociedade”.

Também preveem prisão o artigo 359-L (“tentar, com emprego de violência ou grave ameaça, abolir o Estado Democrático de Direito, impedindo ou restringindo o exercício dos poderes constitucionais”) e o 359-M (“tentar depor, por meio de violência ou grave ameaça, o governo legitimamente constituído”).

Carla Zambelli vem se envolvendo em confusões desde o segundo turno. No sábado, 29 de outubro, dia anterior à votação, ela perseguiu um homem negro com uma pistola em punho pelas ruas do rico bairro dos Jardins, na capital paulista, causando terror entre os pedestres e motoristas.

Vídeos mostraram a deputada entrando em uma lanchonete com a arma apontada para o homem, causando pânico nos outros clientes que consumiam no local. Ela estava acompanhada de outras pessoas, também armadas.

Em sua defesa, diz que foi agredida e empurrada. “Eles usaram um negro para vir em cima de mim”, afirmou em um vídeo que divulgou. Contudo, outra imagem mostra a deputada caindo sozinha após tentar ir para cima do homem após ele tê-la ofendido.

Saiba mais: Flávio diz que Carla Zambelli prejudicou desempenho de Bolsonaro nas urnas

Em meio às críticas de bolsonaristas, que avaliam que o episódio prejudicou a reeleição do presidente, ela passou algumas semanas nos Estados Unidos. Afirmou, em nota, que estava no país para “estudar meios de assegurar e restaurar a liberdade de expressão”.

De volta ao Brasil, vem atuando em defesa de um golpe de Estado. No jantar de confraternização do PL, na noite desta terça (29), Zambelli exigiu que Jair Bolsonaro fosse às ruas apoiar os golpistas, o que teria causado uma discussão entre ambos.

Confira o vídeo na integra

*Leonardo Moretti Sakamoto é um premiado jornalista brasileiro. Além da graduação em jornalismo, possui mestrado e doutorado em ciência política pela Universidade de São Paulo.

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!

Recomendações

COMENTÁRIOS