Ciência 03/Fev/2022 às 15:09 COMENTÁRIOS

Cientistas encontram objeto na Via Láctea "diferente de tudo que já foi visto"

Publicado em 03 Fev, 2022 às 15h09

Objeto está a cerca de quatro mil anos-luz da terra e libera uma enorme quantidade de radiação eletromagnética três vezes por hora. "O pulso ocorre a cada 18 minutos e 18 segundos, como um relógio"

Cientistas encontram objeto Via Láctea diferente tudo visto
Via Láctea vista da Terra. O ícone de estrela mostra a posição do misterioso transiente repetido (Imagem: Dra. Natasha Hurley-Walker, ICRAR/Curti)

Pesquisadores australianos descobriram um estranho objeto giratório na Via Láctea que eles dizem ser diferente de tudo que os astrônomos viram até hoje. O objeto libera uma enorme quantidade de radiação eletromagnética três vezes por hora. Um estudo sobre o assunto foi publicado no dia 26 de janeiro na revista Nature.

O objeto foi descoberto pelo estudante universitário Tyrone O’Doherty, trabalhando em sua tese de graduação, na Curtin University Honors, em uma região no interior da Austrália Ocidental. Ele usou um telescópio e uma nova técnica que ele desenvolveu.

Fique por dentro: A jovem de 29 anos que ficou famosa pela foto do buraco negro

A astrofísica Natasha Hurley-Walker, que liderou a equipe, explicou que o objeto aparecia e desaparecia ao longo de algumas horas durante as observações.

“Foi completamente inesperado. Foi meio assustador para um astrônomo porque não há nada conhecido no céu que faça isso”, disse em um comunicado.

O objeto foi observado liberando uma enorme explosão de energia por um minuto inteiro a cada 18 minutos. Objetos que pulsam energia no universo são frequentemente descobertos. Mas os cientistas dizem que algo que “fica ligado” por um minuto é muito incomum.

Saiba mais: 16 frases de Stephen Hawking para jamais esquecermos

Ao revisar anos de dados, os pesquisadores conseguiram estabelecer que o objeto está a cerca de quatro mil anos-luz da terra, é incrivelmente brilhante e tem um campo magnético extremamente forte.

Para os cientistas, o objeto pode ser uma estrela de nêutrons ou uma anã branca – núcleos de estrelas em colapso – com um campo magnético ultrapoderoso. A equipe de pesquisa agora está trabalhando para entender o que representa a descoberta.