Redação Pragmatismo
Ciência 21/Fev/2020 às 19:48 COMENTÁRIOS
Ciência

Terraplanistas estão frustrados com as novas fotos da Terra tiradas pela 'LightSail 2'

Publicado em 21 Fev, 2020 às 19h48

Novas fotos impressionantes da Terra tiradas do espaço pela vela solar LightSail 2 'bugaram' a cabeça de terraplanistas

Imagem da Terra divulgada pela LightSail 2

A ‘LightSail 2’, lançada pela Sociedade Planetária em junho de 2019 para demonstrar o potencial das velas solares, já orbita a Terra há oito meses.

O objetivo é permanecer em órbita por cerca de um ano sem nenhum combustível — usando apenas partículas de luz solar. Mas a nave também é equipada com uma potente câmera e revelou algumas novas fotos impressionantes do nosso planeta, capturadas durante a missão.

Relatórios da equipe revelaram a dificuldade da nave em navegar na atmosfera da Terra, mesmo em altitudes de 720 km. Tudo indica que as velas solares provavelmente são mais eficazes em altitudes ainda mais altas ao redor da Terra ou no espaço profundo.

A LightSail 2 é impulsionada pela radiação solar — mais ou menos como um barco a vela é movido pela força do vento. O conceito foi apresentado por Carl Sagan, cofundador da Sociedade Planetária, nos anos 1970.

A perfeição das imagens captadas pela nave “bugou” a cabeça dos ‘terraplanistas’.

Terraplanismo e bolsonarismo

No Brasil, o ‘terraplanismo’ está diretamente ligado ao bolsonarismo. Os principais expoentes da teoria conspiratória de que a Terra é plana são também fãs do presidente Jair Bolsonaro.

No ano passado, até mesmo Olavo de Carvalho, guru ideológico do atual presidente, flertou com o terraplanismo. O escritor de direita comentou que “não há nada” que comprove que a Terra não é plana.

“Não estudei o assunto da terra plana. Só assisti a uns vídeos de experimentos que mostram a planicidade das superfícies aquáticas, e não consegui encontrar, até agora, nada que os refute”, disse Olavo.

Foi o suficiente para que o ‘guru’ se tornasse alvo de uma série de memes:

Ministro atacado

Mais recentemente, o ministro da Ciência e Tecnologia do governo Bolsonaro, Marcos Pontes, foi atacado pelo núcleo duro do bolsonarismo após garantir que a Terra é redonda.

“Para quem AINDA acha que a Terra é plana veja segunda foto…kkk”, escreveu o ministro, ao compartilhar fotos divulgadas pela NASA.

“Ministro, creio que o senhor seja mais inteligente que isso. Mais (sic) tá certo em defender a sua teoria. Porém não faça isso menosprezado (sic) a inteligência dos outros, no mais seja feliz no seu mundo da bola molhada girando a mais de 1.600 km”, escreveu um autodeclarado apoiador do atual governo.

“1) Se a terra fosse um Globo, os cálculos trigonométricos mostrariam curvatura mas não é o que acontece. 2) Se a terra é o que a Nasa mostra na ‘foto’, como me explica o texto bíblico que fala sobre águas abaixo do céu (firmamento) e ACIMA do céu?”, argumentou outro.

Outro afirmou ainda que as fotos da NASA são feitas com photoshop. “Foto da Nasa, ah tá. Nos poupe né ministro, sei que o sr é muito inteligente e capacitado, mas nisso aí muiiiita gente nos EUA não acreditam”.

Os terraplanistas

Os adeptos da teoria de que a Terra é plana têm ganhado corpo e visibilidade nos últimos tempos. Para espanto de especialistas, e também de não especialistas de bom senso, não se trata de pouca gente em erro.

Uma pesquisa publicada pelo Datafolha revelou que 7% dos brasileiros com mais de 16 anos não creem na esfericidade do nosso planeta, ou seja, 11 milhões de pessoas. É como se toda a população do Rio Grande do Sul estivesse convencida de que pode cair no vazio se tropeçar da borda da Terra.

Em entrevista recente, o professor Fernando Lang da Silveira, do Instituto de Física da UFRGS, rebateu os principais pontos da teoria terraplanista. Veja aqui.

Mais imagens da LightSail 2:

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS