Redação Pragmatismo
Europa 23/Fev/2021 às 11:04 COMENTÁRIOS
Europa

Imigrante é encontrado escondido em saco de lixo tóxico na Espanha

Publicado em 23 Fev, 2021 às 11h04

Imigrante é encontrado dentro de um saco hermético carregado com cinzas tóxicas provenientes de um incinerador

Imigrante encontrado escondido saco de lixo tóxico Espanha
(Imagem: reprodução)

Um vídeo divulgado pela Guarda Civil espanhola mostra os agentes retirando imigrantes escondidos dentro de contêineres abertos, carregados com garrafas de vidro e lixo tóxico no porto de Melilla, um território espanhol localizado no litoral norte de Marrocos.

No total, a Guarda encontrou 41 imigrantes escondidos em caminhões, contêineres e veículos que iam embarcar em navios no porto de Melilla, com a intenção de chegar à Espanha continental.

Nos vídeos divulgados nesta segunda-feira (22), um agente, que estava mexendo nas garrafas de vidro dentro de um contêiner, vê uma movimentação em um ponto e, ao se dirigir a ele, descobre uma pessoa debaixo do lixo. Em seguida o oficial ajuda a pessoa a sair do local.

A Guarda Civil informou ter descoberto 4 imigrantes dentro do contêiner com vidros quebrados para reciclagem, “com o perigo das múltiplas arestas cortantes, em uma travessia que tem uma duração de cerca de sete horas“.

Mais a frente nas imagens, também é mostrado o momento em que um agente “primeiro observou o que parecia ser a perna inerte de uma pessoa“, o que o levou a achar que estava morta, mas ao tirá-la “das cinzas, retomou a consciência e conseguiu salvar sua vida“, como descreve o comunicado da Guarda Civil.

O oficial, então, pede ajuda ao encontrar o imigrante dentro de um saco hermético carregado com cinzas tóxicas provenientes de um incinerador.

A pessoa foi localizada “dentro de um saco hermético de plástico, que continha cinzas procedentes da incineradora, material tóxico, segundo a lista europeia de resíduos“, disse o corpo de segurança em um comunicado.

Leia: Você sabe o que é a aporofobia?

Pandemia torna a travessia mais difícil

A fronteira entre Melilla e Ceuta e Marrocos, únicas terrestres da União Europeia com a África foi fechada desde o início da pandemia do coronavírus em março de 2020, dificultando a entrada de migrantes.

As medidas de segurança nas fronteiras foram intensificadas significativamente nos últimos anos, resultando em uma queda nas travessias irregulares para os enclaves espanhóis.

De acordo com o Ministério do Interior da Espanha em 2020, 41.861 imigrantes entraram clandestinamente na Espanha, tanto por via marítima como terrestre, uma quantidade 29% maior que a de 2019.

Mais da metade desse total (23.023 pessoas) chegou em precárias embarcações nas ilhas Canárias, arquipélago espanhol atlântico em frente às costas africanas, principal ponto de desembarque para pessoas que fogem do norte e oeste e registrou um aumento de 757% na chegada de migrantes em relação ao ano anterior.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendações

COMENTÁRIOS