Redação Pragmatismo
Redes Sociais 17/Jun/2019 às 19:00 COMENTÁRIOS
Redes Sociais

Carlos Bolsonaro teria coordenado ação de robôs contra Glenn Greenwald

Publicado em 17 Jun, 2019 às 19h00

Jornalista mostra como Carlos Bolsonaro teria coordenado uma ação de robôs nas redes sociais para inflar tags e fake news contra Glenn Greenwald, editor do The Intercept

Carlos Bolsonaro coordenado ação de robôs contra Glenn Greenwald

247

O jornalista Ivan Freitas demonstrou neste domingo (16) pelo Twitter a ação realizada por robôs para fazer subir a hashtag ShowdoPavão, em referência a uma conta suspeita que trazia denúncias contra o editor fundador do The Intercept Brasil, Glenn Greenwald, responsável pela divulgação dos escândalos da Operação Lava Jato em que o ex-juiz Sérgio Moro, atual ministro da Justiça, tenta interferir nos trabalhos de procuradores e orientar as investigações.

Freitas fez uma análise de quantas postagens por segundo eram feitas com o termo que fazia referência à conta Pavão Misterioso, posteriormente banida pelo Twitter, e que trazia várias acusações falsas contra Greenwald – falava-se em transações em bitcoins para Jean Willys e para um hacker israelense.

O jornalista constatou a atuação de robôs na divulgação da hashtag, que em poucos minutos alcançou a lista dos assuntos mais comentados do Twitter.

Ivan ainda colocou em evidência referências a Carlos Bolsonaro, o responsável pela arquitetura das redes sociais bolsonaristas.

O jornalista citou uma postagem do Filipe G. Martins, assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais. “Meu negócio segue sendo lealdade ao brasil, ao presidente da República e à agenda escolhida pelo povo brasileiro na urnas“, disse Martins.

Carlos Bolsonaro respondeu: “já sabe o que fazer com as penas do pavão“.

Saiba mais:
“A cada mentira, publicaremos a prova de que Moro está mentindo”, diz Greenwald
Moro não quer que o Intercept faça com ele o que a Lava Jato fez com os investigados
Grupos corruptos do sistema judiciário vão para cima de Glenn Greenwald
Seis palpites sobre quem está por trás da #VazaJato
Bancada do PSL convoca e desconvoca Glenn Greenwald no mesmo dia
Quem tem medo de Glenn Greenwald e do The Intercept?

Greenwald se pronuncia

No Twitter, o jornalista Glenn Greenwald publicou documentos atribuídos a ele com erros crassos em inglês, divulgados pelos sites de extrema-direita MBL e Terça Livre.

Qualquer um com uma racionalidade mínima ou tempo para pensar sobre isso imediatamente reconhece a estupidez desequilibrada disso, mas o objetivo é espalhar isso o suficiente para que as pessoas tenham suspeitas“.

De acordo com o jornalista, “se a rede de Bolsonaraists/@MBLivre/@tercalivre for fabricar documentos falsificados em inglês para tentar espalhar falsas acusações contra mim, pelo menos tenha a cortesia de não ser tão preguiçoso a ponto de errar as palavras básicas“, disse.

E da próxima vez que vcs quiserem forjar um documento em inglês, não esqueçam de expressar os números em inglês, não em português, pra que sua fraude não seja tão óbvia. Demora menos de 30 segundos pra usar o Google Tradutor. Haja preguiça“.

Devo acrescentar que não acho que o @MBLivre esteja envolvido nessa fraude. Uma pessoa chave do grupo ajudou a espalhá-lo, mas ele já o apagou. Isso foi divulgado pelo PSL, @TercaLivre, os disseminadores usuais bolsonaristas do Fake News e fraudes“, disse.

Veja o que o The Intercept já revelou até agora:

Parte 1
Parte 2
Parte 3
Parte 4
Parte 5
Parte 6

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS