Redação Pragmatismo
Lula 30/Abr/2019 às 20:30 COMENTÁRIOS
Lula

Jornalistas admitem que tema 'Lula' é proibido na Globo

Publicado em 30 Abr, 2019 às 20h30

Em conversa com colunista da Folha, jornalistas da Globo admitem que emissora proibiu repercussão da entrevista de Lula. Por outro lado, as falas do ex-presidente foram manchetes no mundo inteiro, em publicações como The New York Times, Washington Post, Le Monde, Le Figaro, El Clarín, The Guardian e o Sputnik

Jornalistas admitem Lula proibido na Globo mídia desonesta vendida
Luiz Inácio Lula da Silva (Imagem: Ricardo Stuckert)

RBA

A Rede Globo ordenou que seus programas de televisão não repercutissem a entrevista do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, realizada na última sexta-feira (25). A informação é da jornalista Cristina Padiglione, colunista de televisão da Folha de S.Paulo.

Leia também: Lula chora em 1ª entrevista na prisão e promete desmascarar Sergio Moro

A jornalista diz que conversou com colegas que trabalham na emissora, que relataram a recomendação do alto escalão. A emissora teria enfatizado ainda que não pedirá entrevista com Lula, nega ter recomendado a censura, mas não explicou porque a entrevista do ex-presidente aos jornais Folha e El País não foi citada em nenhum veículo da empresa global, como portal G1, o impresso O Globo ou o canal por assinatura GloboNews.

Foi a primeira entrevista de Lula, um ano depois de sua prisão. O objetivo da Globo, ainda de acordo com Cristina, é evitar qualquer repercussão da fala do ex-presidente, pois “não possuiria nada novo“.

Por outro lado, as falas do ex-presidente foram manchetes no mundo inteiro, em publicações como The New York Times, Washington Post, Le Monde, Le Figaro, El Clarín, The Guardian e o Sputnik.

Não é a primeira vez que a emissora brasileira tenta calar Lula. Em agosto do ano passado, ao dar início à cobertura das atividades eleitorais dos candidatos à Presidência da República, o Jornal Nacional anunciou que não cobriria a candidatura do PT. Naquele período, o petista liderava as pesquisas eleitorais e ainda não tinha seu nome vetado pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Leia também:
Colunista do Globo soube da morte de Arthur antes da família
Rede Globo age como partido político na eleição
Estudo científico da UERJ revela massacre da mídia contra Lula
A Globo e o apartamento atribuído a Lula no Guarujá
Após 22 anos, Boni admite que Globo armou contra Lula para eleger Collor

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS