Redação Pragmatismo
Eleições 2018 18/Out/2018 às 17:30 COMENTÁRIOS
Eleições 2018

Pesquisas mostram que o 2º turno ainda não está definido

Publicado em 18 Out, 2018 às 17h30

Quantas pessoas estão realmente decididas e quantas ainda podem mudar o voto até o dia 28 de outubro? Análise detalhada das últimas pesquisas mostra que ainda há espaço para mudanças no segundo turno

Marcos Soares, Jornal GG

Quantas pessoas estão realmente decididas e quantas ainda podem mudar o voto até o dia 28 de outubro?

Essa é a pergunta que muitos se fazem ao analisar os resultados das pesquisas divulgadas até o momento e que projetam a vitória de Jair Bolsonaro.

As mais recentes pesquisas divulgadas nos trazem alguns indícios.

O Ibope mediu o grau de decisão do voto dos eleitores dos dois candidatos e o resultado é que mais de 40% dos eleitores de ambos ainda admitem mudar o voto até o dia da eleição.

Pesquisas 2º turno não está definido bolsonaro haddad eleições
Fonte: Pesquisa Ibope 15/10/2018

A mais recente pesquisa Datafolha, divulgada na quarta-feira (10/out) apresenta outro dado que também nos permite responder essa dúvida. É a resposta à seguinte pergunta: “Em que momento você decidiu seu voto para presidente, pelo menos um mês antes da eleição, 15 dias antes da eleição, uma semana antes da eleição, na véspera da eleição ou no próprio dia da eleição?

O resultado mostra que mais de 25% dos eleitores dizem ter decidido o voto na última semana, sendo que 18% o fez entre a véspera e o dia da eleição.

Pesquisas 2º turno não está definido bolsonaro haddad eleições
Fonte: Pesquisa Datafolha 10 de outubro de 2018

Quando comparamos as pesquisas realizadas na véspera da eleição e o resultado da urna, é possível perceber essa movimentação. O mesmo Datafolha mostrava, na véspera da eleição, Bolsonaro com 40% dos votos válidos e Haddad com 25%.

O resultado foi o candidato do PSL com 6 pontos a mais e o petista com 4 pontos a mais. Essa diferença foi tirada dos demais candidatos que pontuaram abaixo do que a pesquisa projetava.

Ou seja, ao menos 10% dos eleitores mudaram o voto no dia da eleição, e quando olhamos para os sete dias anteriores, essa movimentação foi de cerca de 20% dos eleitores.

Pesquisas 2º turno não está definido bolsonaro haddad eleições

Significa que o mesmo fenômeno vai acontecer na semana que antecede o segundo turno da eleição no dia 28 de outubro? Impossível afirmar.

Mas o fato é que as tendências que vinham se mantendo ao longo da campanha se alteraram na reta final do primeiro turno.

Veja os números dos outros institutos:
BTG/FSB: Bolsonaro tem 59% e Haddad 41%
XP/Ipespe para o 2º turno: Bolsonaro tem 59% e Haddad 41%
Ideia Big Data divulga primeira pesquisa eleitoral do 2º turno
Como foram as últimas 7 pesquisas da eleição presidencial no 1º turno
Para além das últimas pesquisas Ibope e Datafolha

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS