Redação Pragmatismo
Eleições 2018 10/Oct/2018 às 17:21 COMENTÁRIOS

Ideia Big Data divulga primeira pesquisa eleitoral do 2º turno

Instituto Ideia Big Data divulga a primeira pesquisa eleitoral para o 2º turno da eleição presidencial. Veja os números

pesquisa ideia big data haddad bolsonaro

A primeira pesquisa eleitoral sobre o segundo turno da eleição presidencial de 2018 foi divulgada na tarde desta quarta-feira (10) pelo instituto Ideia Big Data, em parceria com a revista Veja.

Os números colocam Jair Bolsonaro (PSL) na dianteira na corrida pelo Palácio do Planalto, com 54% dos votos válidos. Fernando Haddad (PT) tem 46%, segundo a pesquisa.

Foram ouvidos 2.036 eleitores das cinco regiões do Brasil entre a última segunda (8) e esta quarta-feira (10). A margem de erro é de 2,67% pontos percentuais para mais ou para menos. O número de registro no TSE é BR-09687/2018.

No cenário de votos totais, Bolsonaro tem 48% das intenções dos eleitores, enquanto Haddad, 41%. Votos brancos e nulos somam 7%, enquanto indecisos ou que não responderam atingiram 4%.

VOTOS VÁLIDOS

Jair Bolsonaro (PSL) — 54%
Fernando Haddad (PT) — 46%

Nos votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

VOTOS TOTAIS

Jair Bolsonaro (PSL) — 48%
Fernando Haddad (PT) — 41%
Brancos e Nulos — 7%
Indecisos — 4%

No primeiro turno da eleição, Bolsonaro teve 46,03% do eleitorado (ou 49,2 milhões de votos). Haddad teve 29,28% dos votos válidos (31,3 milhões de votos).

O segundo turno está marcado para o dia 28 de outubro. Mais cedo, Jair Bolsonaro informou que não participará do primeiro debate, que seria realizado pela Band.

Ainda nesta quarta-feira, Pragmatismo Político publicará a primeira pesquisa Datafolha para este segundo turno, que será divulgada depois das 19h.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Comentários