Redação Pragmatismo
Eleições 2018 14/Out/2018 às 18:58 COMENTÁRIOS
Eleições 2018

Eleição de Bolsonaro pode colocar fim em parceria do Brasil com a Alemanha

Publicado em 14 Out, 2018 às 18h58

Um recado grave para a combalida economia brasileira veio neste sábado: alemães falam em romper parceria com o Brasil se Bolsonaro vencer

Eleição de Bolsonaro fim parceria do Brasil com a Alemanha fascismo

Deutsche Welle

Apesar de os dois países cultivarem laços há décadas, a relação entre Brasil e Alemanha esfriou nos últimos dois anos. As eleições geraram uma expectativa de mudança nesse cenário, mas, para a presidente do Grupo Parlamentar Teuto-Brasileiro no Bundestag (Parlamento alemão), a deputada Yasmin Fahimi, uma possível eleição do candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL) pode impedir uma retomada da parceria estratégica.

“Desejo obviamente uma retomada da parceria estratégica com o Brasil”, afirmou a deputada do Partido Social-Democrata (SPD), em entrevista à DW. Mas, “do lado alemão, não vejo nenhuma base para uma parceria estratégica com um presidente Bolsonaro“, acrescentou.

A presidente do grupo parlamentar que é responsável por cultivar as relações com o Congresso disse ver o Brasil “à beira de uma grande ruptura” e avaliou que o país pode ficar isolado internacionalmente com Bolsonaro. “Ele deixa claro que é contra qualquer forma de multilateralismo“, comentou.

DW: Como a senhora avalia o resultado do primeiro turno e a situação política do Brasil?

Yasmin Fahimi: O Brasil está à beira de uma grande ruptura. Ficamos chocados como o fato de que, com Jair Bolsonaro, uma pessoa que tornou socialmente aceitável um discurso de ódio tenha chegado à liderança. Isso nos enche de preocupação sobre o futuro do Brasil.

Há dois candidatos no segundo turno. Como seria o futuro das relações bilaterais entre a Alemanha e o Brasil nesses dois cenários?

Em princípio, desejo obviamente uma retomada da parceria estratégica com o Brasil. O Brasil é para a Alemanha e para toda a Europa um parceiro muito importante, econômica e politicamente. O Brasil é a economia mais forte da América Latina. O futuro de toda a América Latina é importante, também para termos um parceiro político no mundo que defenda uma economia de mercado socialmente equilibrada e democraticamente controlada. Na atual situação, não vejo isso. Um presidente Bolsonaro representaria uma privatização radical, um sangramento sociopolítico do país e o rompimento com acordos internacionais.

A relação bilateral também não funcionaria bem com Fernando Haddad?

Haddad seria um presidente completamente diferente, a quem atribuo um rumo muito mais moderado. Ele já deixou claro que quer impulsionar não somente o desenvolvimento social, como também econômico do país, e defendeu ainda o diálogo com todos os grupos. Um rumo político assim é naturalmente apoiado pelo lado alemão.

E com Jair Bolsonaro?

Não vejo nenhuma base para uma cooperação internacional diante do que ele declarou. Ele deixa claro que é contra qualquer forma de multilateralismo: deixar a ONU, a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, o Acordo de Paris. Isso isolaria o Brasil totalmente no contexto internacional. Assim, do lado alemão, não vejo nenhuma base para uma parceria estratégica com um presidente Bolsonaro.

O Brasil e a Alemanha têm há décadas uma relação muito próxima, mas nos últimos anos a cooperação esfriou. Por quê?

Porque a situação no Brasil há muito tempo está muito incerta e inconstante. Não conseguimos prever o rumo que o país irá tomar. As decisões orçamentárias e político-econômicas dos últimos dois anos também contribuíram para desestabilizar o país. Assim, não foi um encerramento da nossa parte, mas, na verdade, uma interrupção, na esperança de que se possa retomar o rumo das conversações.

Como essa relação pode ser novamente aquecida?

Independentemente do resultado da eleição, seria desejável ter um diálogo sobre os temas democracia e Estado de Direito. Seria importante conversar sobre o desenvolvimento sustentável de nossas economias e também poderíamos aprofundar nossos planos nacionais para a aplicação da convenção de direitos humanos. Também na Alemanha há uma discussão de como podemos implementar nosso plano de ação Economia e Direitos Humanos nas cadeias produtivas. A responsabilidade de nossas empresas que atuam globalmente não acaba na fronteira da Alemanha, mas precisa incluir, por exemplo, o Brasil. Isso é importante para nós porque fortalece as empresas alemãs na competição global sem custar empregos alemães.

Como você avalia o desenvolvimento do Brasil no cenário internacional? O país perdeu importância?

Infelizmente, sim. O Brasil já esteve muito mais no centro do interesse internacional, também por causa da intensificação das conversações entre os Brics. O país estava num bom caminho econômico, social e internacional. Não se poderia imaginar, então, que houvesse outra alternativa para o Brasil além da continuação do desenvolvimento, do fortalecimento da democracia e da estabilidade econômica. Mas ocorreu justamente o contrário. As reformas sociais regrediram, o país está dividido, a conjuntura está enfraquecida e os investimentos necessários não foram feitos.

O Brasil pode recuperar essa importância?

Sim. O Brasil tem grandes problemas, mas também um potencial enorme devido aos seus recursos e devido ainda a uma cultura que se libertou da ditadura militar e que era marcada por fomentar o desenvolvimento e educação, se posicionar contra a pobreza social e oferecer mais oportunidades. Quem quer investir na América Latina não tem como desconsiderar o Brasil. Mas o Brasil não pode subestimar as alternativas, como o México.

Somente o México seria uma alternativa?

Não, há também outros países menores, como Chile, Uruguai, Argentina e também Colômbia.

Martin Schulz disse que, se Bolsonaro ganhar, um acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia ficaria mais distante. A senhora concorda?

Ficará difícil e talvez até impossível, começando por um motivo: todo acordo comercial internacional tem como base a confiança de que os compromissos alcançados serão respeitados. Um país não pode entrar ou sair de acordos internacionais ao bel-prazer do chefe de Estado. Além disso, um acordo pressupõe um Estado de Direito. Se há a impressão de que num país decisões políticas são arbitrárias, que há uma ameaça de politização do sistema judiciário, que a divisão de poderes não é mais seguida, que possa até mesmo ocorrer uma militarização da esfera pública, então, isso é por si só um golpe fatal para qualquer acordo comercial internacional. Sob essas condições, não há como a Europa negociar um acordo comercial. E eu não sei de nenhum outra região do mundo que teria interesse.

Como a senhora avalia a situação da democracia brasileira?

Há uma pesquisa preocupante que mostra que apenas 46% dos brasileiros se pronunciaram positivamente sobre a democracia como forma de governo. E o clima antipolítico no país é fortalecido com acusações de corrupção contra juízes e políticos. Todas as instituições do Estado estão perdendo confiança. Isso é extremamente perigoso para o desenvolvimento social e econômico do país.

Como opção a isso, Bolsonaro adota um rumo fascista: exclusão, militarização e desdemocratização. Ele promete, por exemplo, pulso firme contra a criminalidade. O que se pode esperar disso é apenas um aumento da violência policial, que já um problema no Brasil. Na verdade, isso terá como consequência a criminalização dos mais pobres, sem combater as causas da criminalidade.

A melhor solução para a paz social e o desenvolvimento de um país continua sendo uma distribuição justa de oportunidades e riqueza. O desenvolvimento social do Brasil traria também o desenvolvimento econômico, como mostrou o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O rumo fascista de Bolsonaro irá dividir ainda mais o país e não trará nenhuma melhora para os pobres. Por isso, vejo um grande problema para o Brasil e sua democracia, e também, porque investidores estrangeiros, incluindo empresas alemães, deverão evitar investir no Brasil.

Leia também:
As semelhanças entre o atual momento brasileiro e a eleição de Hitler na Alemanha
Por dentro da mente de um nazista
Ódio que Bolsonaro espalha chega aos consultórios de psicanálise
Estamos vivendo uma “amostra grátis” do que seria um governo Bolsonaro
A Alemanha está em choque com o entendimento da direita brasileira sobre o nazismo
Efeito Bolsonaro desencadeia onda de violência no Brasil
A sedução (e o veneno) do extremismo
Faça um teste rápido e descubra se você é fascista
Há uma intervenção autoritária em marcha no Brasil hoje
O fascismo é um mecanismo de contágio
As eleições de 2018 e a emergência da luta antifascista no Brasil
A extrema-direita pró-Bolsonaro tem limites?
Brasil vive fenômeno político sem precedentes
Quem quer ser um cidadão de bem?

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS