Redação Pragmatismo
Eleições 2018 10/Out/2018 às 23:29 COMENTÁRIOS
Eleições 2018

7 dicas para vencer Jair Bolsonaro no 2º turno

Publicado em 10 Out, 2018 às 23h29

Tutorial com 7 aspectos que precisam ser considerados para derrotar Jair Bolsonaro no 2º turno da eleição presidencial

dicas vencer Jair Bolsonaro eleições 2018

Renato Souza, Jornal GGN

Votei no Ciro Gomes no Primeiro Turno, e perdi aquela batalha. Mas a guerra ainda transcorre, e não tenho dúvidas sobre de que lado da trincheira estou agora. Não há mais tempo para divisões, lamentos ou responsabilizações, só para ir à luta.

Embora as condições de vitória do campo progressista não sejam favoráveis, penso que a campanha do Segundo Turno será mais fácil que a do Primeiro, e muito, muito mais breve. Então, não há tempo para errar ou perder.

É uma campanha mais objetiva e franca, sem as nuances estratégicas e receios de um primeiro turno como o que tivemos, com progressistas se fragmentando e disputando entre si, e a direita se aglutinando em torno de um só candidato. O Primeiro Turno foi um jogo de xadrez, o Segundo está mais para um cabo de guerra, e este qualquer um pode jogar.

Bolsonaro vai voltar a se expor, perdendo a imunidade que ganhou por conta da facada, vai ter que enfrentar debates, falar de propostas, cotejar suas fraquezas e não só fazer fanfarrices como de costume. E já sabemos que a exposição na mídia do Bolsonaro Real é ruim para o Bolsonaro “mito”. Ao mesmo tempo, a campanha do Haddad vai poder focalizar seus esforços e simplificar o discurso. E a militância, agora de vários partidos e candidatos, poderá finalmente sair do Facebook e “ir para a rua”, fazendo um boca a boca direto com os eleitores.

Assim eu espero e assim acredito.

Mas acho que isso tudo só vai dar resultado se o discurso for unificado, e se fizermos os movimentos certos. Por isso, com base na minha leitura desta eleição, fiz este pequeno tutorial para virar a eleição para o campo progressista e eleger Haddad e Manuela no Segundo Turno.

(1) ASSUMINDO QUE “HADDAD E MANUELA” REPRESENTAM, AGORA, UMA AMPLA FRENTE PROGRESSISTA

Em primeiro lugar, eleitores e militantes de outros candidatos do campo progressista, como eu mesmo, precisam tomar consciência de que agora só há dois candidatos de dois campos absolutamente opostos, e negar o voto e apoio para quem está em segundo lugar e precisa reverter a tendência, é o mesmo que votar em quem está na frente, quase eleito. Não há muro possível, esta não é uma eleição entre dois candidatos equivalentes em que você pode se dar ao luxo de ficar indiferente em relação a eles.

Acredito que eleitores de Ciro, Marina, Boulos e até mesmo Alkmin reconheçam que as distâncias que guardam dos dois candidatos é muito distinta, e mesmo com as críticas que têm ao PT e aos petistas, ponderem que seu “antipetismo”, muitas vezes fruto de uma sofisticada crítica política, é absolutamente distinto do antipetismo bolsonarista, que é tosco e em boa medida baseado em delírios direitistas, como o medo do comunismo ou da venezualização do Brasil.

É fundamental aglutinar as forças progressistas não só no voto mas na militância, e isto depende da posição dos candidatos, mas também de um trabalho de convencimento feito aqui na base.

E é importante o PT tomar consciência disso também, de que não representa mais somente a si e seu projeto, pois isto exige uma mudança de postura da sua candidatura para viabilizar uma ampla adesão que possa levar à vitória.

E para nós aqui da base, é importante sinalizar a nova opção para os seguidores nas redes sociais e interlocutores diretos, por isso, nos perfis de Facebook, por exemplo, cabe colocar o “fui de Ciro, agora sou Haddad”, “Fui de Marina, agora sou Haddad”, e assim por diante.

(2) SEPARANDO A AGENDA “LULA LIVRE” DA AGENDA ELEITORAL.

Embora tardiamente, o PT deve separar a agenda “Lula Livre” da agenda eleitoral. Para os petistas e também para muitos não petistas, a agenda Lula Livre continuará viva, denunciando o Golpe e a perseguição política ao ex Presidente, mas não deve mais se confundir ou misturar com a agenda da eleição. Por muito tempo o PT considerou que só elegendo o seu candidato poderia enterrar simbolicamente o Golpe, por isso insistiu numa candidatura própria mesmo com o antipetismo crescendo durante a campanha e impulsionando a candidatura de Bolsonaro. Isto garantiu boa parte dos atritos com outras candidaturas progressistas no Primeiro Turno, como com Ciro Gomes, embora tenha garantido também que o PT passasse para o Segundo Turno. Mas isto não ganha eleição, aliás, está longe de ganhar.

A luta agora é outra, muito mais ampla e com outros parâmetros e critérios de adesão; para Haddad ganhar a eleição terá que contar com votos de não petistas, e mesmo de muitos que não consideram que o Impeachment foi um Golpe ou que Lula seja um preso político inocente.

Ao mesmo tempo, Haddad e Manuela já levaram os votos históricos de PT e PCdoB e mais alguns transferidos pelo Lula, mas esta transferência de votos aparentemente se esgotou. Então, não cabe mais o “Haddad representa o Lula na eleição”, ou “Haddad é Lula”, ou “Eleição sem Lula é Golpe”.

Haddad e Manuela agora representam uma ampla frente progressista, e vão ter que encampar a campanha demostrando autonomia e atitude próprias. Neste momento, tentar torná-los representantes de um líder que está preso, além de acirrar o antipetismo contra eles, coloca em cheque a possibilidade dos dois liderarem uma ampla frente progressista que deve necessariamente se formar, e de capturar todo o variado espectro de votos que precisam para se eleger no Segundo Turno.

(3) DESDOBRANDO E DESFAZENDO-SE DE ESTEREÓTIPOS

Uma das derrotas do petismo no Primeiro Turno foi aceitar bovinamente todos os rótulos que lhe foram impingidos pela Direita, de que o PT é comunista, que vai transformar o Brasil numa Venezuela, que é o partido mais corrupto do Brasil, que afundou economicamente o Brasil, etc. Assim, o PT foi transformado num partido repulsivo, e embora tenha chegado ao segundo com expressiva votação, seu adversário fez 46% dos votos surfando sobre este estereótipo.

Em parte, este conformismo se deu por receios petistas de ferir suscetibilidades, por exemplo, caso declarasse não se alinhar com o regime de Maduro da Venezuela. Assim, ele aceitou o discurso de que se Haddad ganhar o Brasil vai virar uma Venezuela, assustando uma classe média já assustada e sem memória. Porém, o mais provável de acontecer, como disse o professor Pedro Serrano, é que se o Bolsonaro ganhar o Brasil vire uma Venezuela de Direita. É isto que precisa ser dito, Bolsonaro está muito mais próximo do regime de Maduro que Haddad.

Então, é preciso afirmar peremptoriamente que o PT não vai transformar o Brasil numa Venezuela ou numa república comunista, e é fácil comprovar: o PT teve 13 anos para fazer isto e não fez. Ao contrário do Bolsonaro, que só tem seus pronunciamentos para dizer que não vai cortar o 13º salário, o Haddad tem 13 anos de governos anteriores para provar que o seu projeto não é comunista, nem venezuelista, nem autoritário. Pelo contrário, nunca houve tanta liberdade de expressão como na era Lula e Dilma, tanta autonomia das instituições, tanta separação entre os três poderes da república, além de desenvolvimento e paz. Nada, absolutamente nada que se compare ao que acontece na Venezuela atualmente.

Ao mesmo tempo, há dados para provar que o Brasil na Era PT era economicamente saudável mesmo sob a crise de 2008, e que a situação se agravou muito após o Impeachment. E que os indicadores de corrupção existentes colocam muitos outros partidos à frente do PT, inclusive o ex partido de Bolsonaro. Isto é o que precisa ser dito.

De outro lado, Bolsonaro não é só Fascista, seu projeto neoliberal representa muito mais continuísmo que o do PT, e isto tem que ser mostrado. Como alguém que passou quase 30 anos no partido do Maluf pode reivindicar para si a mudança ou um projeto anticorrupção? Como alguém que votou a favor de quase todas as propostas do Temer pode representar a mudança? Como alguém que está no partido com maior fidelidade ao Governo Temer pode representar mudança? E como uma candidatura neoliberal, de cassação de direitos trabalhistas, de privatização, de desprevidencialização, etc. pode favorecer os trabalhadores e as pessoas mais pobres?

Isto é que tem que ser mostrado para boa parte dos eleitores, não apenas que ele é um candidato Fascista.

Então, a primeira tarefa a fazer é denunciar a continuidade do projeto neoliberal do Temer que o Bolsonaro representa, e os danos que isto trará à classe trabalhadora, à classe média, aos mais pobres, etc. Mostrar o lado neoliberal que o seu estereótipo de mito da mudança e do Fascismo tentaram esconder.

(4) DEIXANDO DE TRATAR A CANDIDATURA DE BOLSONARO COMO ALGO EXCEPCIONAL.

O “Agora somos todos contra o Fascismo!” não tem dado muito certo. Dar este caráter de excepcionalidade a esta eleição por causa da figura do Bolsonaro, de suas declarações torpes e suas inclinações fascistas, só tem turbinado seu eleitorado. Sua militância mais ferrenha é orgulhosamente Fascista e tão tacanha quanto ele, e é assim que ele consegue se apresentar como representante de uma mudança radical. Além do mais, para muitos o Fascismo se apresenta apenas como mais um regime de governo, um tanto mais radical que a democracia, mas que pode dar certo, já que a crise é grave e o atual não está funcionando.

Precisamos entender que, em tempos de crise, pessoas acuadas pelo medo clamam por mudanças radicais e estão dispostas a arriscar tudo por isso, que para muitos, no caso, é quase nada. Quem menos tem é também quem menos tem a perder, isto vale tanto para os bens materiais quanto para a democracia. Portanto, quem está desempregado ou vivendo de bicos pode arriscar tudo numa proposta de mudança radical. De outro lado, só tem medo do Fascismo quem tem apreço e desfruta da democracia. Mas temos que considerar que para muitos esse é um tema supérfluo, a democracia é só o ônus de ser obrigado a votar de dois em dois anos.

Então, a luta não pode se concentrar em Democracia contra o Fascismo, tem que ser Haddad contra Bolsonaro. E aí, mostrar o verdadeiro Haddad de um lado, e o Bolsonaro tosco, ignorante, que não sabe nada sobre os problemas brasileiros e que só se defende bem agredindo, do outro.

(5) DEIXANDO A LUTA CULTURAL DE LADO POR UM TEMPO

Há basicamente duas lutas sendo travadas no momento, uma de projeto econômico social (neoliberalismo x desenvolvimentismo/Estado de bem estar social), outra cultural, que envolve questões como gênero, aborto, moralidade pública e formas de combate à criminalidade x direitos humanos. É esta segunda que está no centro do processo eleitoral atual e da ascensão do Bolsonaro neste momento, tanto que ele tem calado o Paulo Guedes e o Mourão toda a vez que eles avançam o sinal na pauta econômica, e os candidatos que carregaram a pauta econômico social derreteram no primeiro turno. E é sobre esta pauta cultural que o antipetismo avança para ganhar no segundo turno.

Na minha avaliação, a Direita achou um “ovo de Colombo”: descobriu como ganhar uma eleição omitindo o projeto econômico neoliberal que representa, que foi o que determinou o fracasso do PSDB nas últimas eleições.

Sobrepuseram uma pauta cultural, moral, dos costumes, contrapolítica e contracivilizatória, que mobilizou pelos instintos ao invés da razão uma parcela desorientada e despolitizada da população, e isto produziu um efeito manada em direção ao Bolsonaro.

Se não entendermos isso, o segundo turno será um fracasso. É preciso deixar de lado, por um tempo, esta luta cultural (até porque este é um trabalho de longo prazo), que é a que ele gosta de travar e que faz a cabeça do seu eleitorado mais fiel, para fazer o debate que ele não quer e não gosta, o do plano de governo para a economia, saúde, educação, política externa, mercado de trabalho, mercado internacional, energia, etc.

(6) FOCALIZANDO NA CONQUISTA E REVERSÃO DE VOTOS NOS NICHOS CERTOS

Não há como ganhar a eleição apenas com a transferência de votos do campo progressista para o Haddad, é preciso também reverter votos do Bolsonaro e conquistar novos votos entre os nulos e brancos. Mas também é necessário reconhecer que certos votos são irreversíveis, e não vale a pena ficar acirrando os ânimos e perdendo a paz discutindo com bolsonaristas convictos.

Além disso, há votos no Bolsonaro que estão enraizados em posições concretas e conscientes, como o dos ruralistas e de boa parte do empresariado. A promessa de liberação de armas pesadas para que estes protejam suas propriedades e o aprofundamento da reforma trabalhista, com a desoneração da folha salarial e a fragilização do empregado na relação com o empregador, são elementos muito concretos que definem os votos nestes dois segmentos, e não vejo como mudá-los.

Mas também há uma grande parcela, sobretudo de trabalhadores e pessoas mais humildes que possivelmente seriam prejudicadas pelas políticas neoliberais do candidato, que foram induzidos a votar nele ou se omitiram por inocência, desconhecimento ou apatia em relação ao processo eleitoral. São votos plenamente reversíveis com alguma argumentação e fornecendo algumas informações sobre as políticas dos governos do PT e as promessas de política do Bolsonaro, sobretudo nas áreas da economia e do trabalho.

É com este público que devemos conversar, e focalizando no programa econômico do Bolsonaro e no risco que ele representa para os trabalhadores e os pobres do país, principalmente com aqueles que moram em áreas vulneráveis e que podem ser atingidos, também, por suas ideias violentas de combate à criminalidade mesmo que ao custo de vidas inocentes.

(7) LARGANDO UM POUCO AS REDES SOCIAIS E PARTINDO PARA O CONTATO DIRETO COM AS PESSOAS

As redes sociais estão contaminadas, lá é o território das fakenews atualmente. Além do mais, boa parte das pessoas mais simples que votam no Bolsonaro não estão nas redes sociais, nem na sua nem na de ninguém; e aqueles que estão nas suas redes em geral já estão convertidos a um dos candidatos. Portanto, focalizar a campanha nas redes sociais não irá trazer os votos necessários.

Isto não significa abandonar as redes sociais, mas incrementar o contato pessoal, o diálogo, com vizinhos, amigos, conhecidos, parentes, fazer incursões de campanha em áreas periféricas, ocupar espaços em grupos organizados, no local de trabalho, no bar, etc. Não é possível mais se esconder apenas na frente do computador, é preciso encarar as pessoas, num diálogo franco, respeitoso mas propositivo. Mas só fazer isto com quem valha a pena, com quem haja algum tipo de abertura ao diálogo.

Não é correto pensar que o Brasil tem 46% de pessoas fascistas, homofóbicas, violentas, racistas e neoliberais. Penso que os candidatos teriam aprendido muito se tivessem conversado e ouvido mais algumas pessoas que votaram no Bolsonaro, ouvido suas razões e argumentado respeitosamente com elas. Não os bolsonaristas convictos, mas a população mais simples que votou no candidato. Veríamos que muitos só estão desorientados, dispostos a arriscar tudo em algo que entendem ser diferente, e experimentar soluções novas para velhos problemas. Fazem isto, normalmente, com parcas informações, contaminados por fakenews e estereótipos falsos, e a partir de um sentimento de profunda frustração e indignação com o período em que vivemos.

Muitos deles são pessoas em busca de um norte, de uma fonte para depositarem suas esperanças; mas por um tempo preferimos chamá-los todos de fascistas e obstruir o diálogo com eles, até quase perdermos no Primeiro Turno. Mas não aconteceu, temos a oportunidade de um Segundo Turno, só precisamos abrir a mente, ajustar as velas, arrumar o discurso, corrigir o foco e tocar em frente.

Leia também:
Sua tia não é fascista, ela está sendo manipulada
A sedução (e o veneno) do extremismo
Faça um teste rápido e descubra se você é fascista
Há uma intervenção autoritária em marcha no Brasil hoje
Bolsonaro: o subversivo sem subversão
O fascismo é um mecanismo de contágio
As eleições de 2018 e a emergência da luta antifascista no Brasil
A extrema-direita pró-Bolsonaro tem limites?
Brasil vive fenômeno político sem precedentes
Como diferenciar a direita da esquerda?
Quem quer ser um cidadão de bem?

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS