Redação Pragmatismo
Eleições 2018 11/Set/2018 às 16:05 COMENTÁRIOS
Eleições 2018

Haddad é anunciado como candidato oficial no lugar de Lula

Publicado em 11 Set, 2018 às 16h05

Fernando Haddad é oficializado como candidato à Presidência da República. Vice é Manuela D'Ávila. Em ascensão nas pesquisas, ex-prefeito de São Paulo tem três semanas para convencer o eleitorado de que é o verdadeiro herdeiro de Lula

haddad manuela candidato oficial lula pt eleições 2018

Depois de esticar a decisão oficial até o último momento possível, o Partido dos Trabalhadores (PT) confirmou nesta terça-feira o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad como seu candidato à Presidência da República.

Haddad assume o lugar do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na cabeça da chapa petista, com a tarefa de levar o partido ao segundo turno e de mostrar aos eleitores que é o verdadeiro herdeiro político do ex-metalúrgico, preso há cinco meses em Curitiba e impedido de concorrer com base na Lei da Ficha Limpa.

A troca ocorre no último dia do prazo dado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que o partido indique o substituto de Lula, cuja inelegibilidade foi declarada em 1º de setembro.

A unção de Haddad como candidato presidencial ocorreu em uma reunião da Executiva nacional do PT na capital paranaense. Uma carta do ex-presidente Lula já foi lida na reunião.

Segundo fontes, Lula dirá num texto que foi afastado pela Justiça e, assim, obrigado a passar o bastão para Haddad. Ele reafirma, na missiva, que é inocente e desafia Moro e os procuradores da Lava Jato a provarem sua culpa, como tem feito desde o início da investigação.

Levamos a candidatura de Lula até o limite possível“, afirmou um membro da Executiva do PT. A decisão oficial do partido será anunciada às 15h desta terça, mas, oficialmente, a campanha do ex-prefeito paulista dará a largada oficial na quarta, com uma reunião da coordenação da candidatura em São Paulo.

Haddad terá como vice Manuela D’Ávila, do PCdoB, a principal sigla aliada na coligação. A operação de substituição do maior líder petista pelo ex-ministro da Educação vem sendo conduzida diretamente da sala do prédio da Polícia Federal onde o ex-presidente está detido. Nesta segunda-feira, Haddad esteve por duas ocasiões com Lula e cancelou sua participação num ato político em São Paulo que estava previsto para a noite. Dormiu em Curitiba e, na manhã desta terça-feira, se encontrou de novo com o ex-presidente. Deixou a prisão com a carta, posteriormente projetada em um telão da reunião da Executiva.

Carimbada a troca entre os dirigentes partidários, Haddad e as principais figuras do PT, dentre as quais a ex-presidente Dilma Rousseff, retornaram à Superintendência da Polícia Federal, onde um ato político foi preparado. Nele, Haddad deve ler a carta escrita por Lula para os militantes que estão acampados nos arredores da PF em apoio a Lula, num comício gravado pela campanha para ser usado no horário eleitoral.

A decisão coloca um fim no imbróglio da candidatura petista, que nos últimos dias focou em tentar suspender a decisão da Justiça Eleitoral que declarou o ex-presidente inelegível ou em tentar, ao menos, adiar o prazo limite da sucessão. Os advogados do petista usavam como base para os pedidos a decisão do Comitê de Direitos Humanos da ONU para que o Brasil garanta os direitos políticos de Lula até o trânsito em julgado de sua sentença.

Mas, como era previsto pelo próprio partido, não houve sucesso. Com isso, o PT foi obrigado a desencadear a sucessão, sob pena de descumprir uma decisão da Justiça, o que abriria a brecha para que toda a chapa presidencial fosse questionada e, eventualmente, cassada.

Haddad inicia agora, de fato, a campanha eleitoral. E precisa, ao longo das próximas três semanas, sair do patamar de 9% que o coloca embolado no segundo lugar, ao lado de Ciro Gomes (PDT), Marina Silva (REDE) e Geraldo Alckmin (PSDB), de acordo com a pesquisa Datafolha divulgada nesta terça-feira.

Precisa, ainda, mostrar que é o real representante de Lula, especialmente na região Nordeste, onde Ciro Gomes, bastante ligado ao ex-presidente no Ceará, tem conseguido aumentar sua projeção nos últimos meses. Uma de suas dificuldades será a de ultrapassar a imagem de acadêmico paulistano, que por vezes rendeu a ele a pecha de ser um petista tucano. Para isso, o partido investe até o momento na estratégia de focar sua propaganda no número 13 e menos na trajetória política de Haddad.

A demora em indicar o nome petista viável para concorrer as eleições dividiu o partido. A ala de Haddad esperava que isso ocorresse antes, mas havia resistência de outra parte da sigla, especialmente ligada à presidenta da sigla Gleisi Hoffmann que acreditava que era preciso insistir no nome de Lula, para mostrar que o ex-presidente não havia sido abandonado — eles também avaliavam que, assim, a transferência de votos poderia acontecer mais facilmente.

Leia também:
A íntegra da entrevista de Fernando Haddad na Record News
A estratégia do PT na eleição de 2018 é suicida?
As ilusões da esquerda brasileira em torno da conjuntura política
O lado político-partidário do promotor que denunciou Haddad
PT vai ao STF contra Bolsonaro por discurso que fala em “fuzilar” opositores
Adversário ideal para Haddad no 2º turno é Geraldo Alckmin

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS