Redação Pragmatismo
Eleições 2018 10/Set/2018 às 17:15 COMENTÁRIOS
Eleições 2018

Atentado a Bolsonaro é comparado com o da rua Tonelero

Publicado em 10 Set, 2018 às 17h15

“Em um e outro caso, um idiota impulsivo tenta resolver a questão com as próprias mãos e joga o país no abismo...”. Historiador compara atentado a Bolsonaro com o da rua Tonelero

 Atentado a Bolsonaro rua Tonelero eleições

Revista Fórum

O historiador Lira Neto, autor de “Getúlio”, biografia do ex-presidente publicada em três volumes, comparou em sua conta do Twitter, nesta quinta-feira (6), o atentado contra o presidenciável Jair Bolsonaro com o da rua Tonelero, no Rio de Janeiro, ocorrido em agosto de 1954, contra a vida do político e jornalista da UDN, Carlos Lacerda.

Para o historiador, “em um e outro caso, um idiota impulsivo tenta resolver a questão com as próprias mãos e joga o país no abismo”, escreveu.

O 6 de setembro de 2018, respeitadas as devidas proporções, talvez fique marcado na história como o 5 de agosto de 1954. Em um e outro caso, um idiota impulsivo tenta resolver a questão com as próprias mãos e joga o país no abismo.”

Sobre o caso, Lira Neto ainda comentou: “Queria acreditar que a lição histórica que resta de episódio tão lamentável é que o discurso do ódio irracional só promove ainda mais ódio. Aquele mesmo ódio insano que um dia se volta para o que odeia. Mas minha dor é perceber que a verdadeira vítima seremos nós”.

E finalizou: “O tresloucado ataque físico a Jair Bolsonaro deu-lhe uma dimensão que ele nunca tivera na mídia hegemônica – e, ao mesmo tempo, ampliou-lhe a repercussão e o espaço já dilatados nas redes. A um mês da eleição, o efeito disso é imprevisível”, encerrou.

Saiba mais:
As tentativas de envolver o PT no atentado a Bolsonaro
A excitação de Silas Malafaia com a facada dada em Bolsonaro
Magno Malta e Janaína Paschoal são processados por calúnia e difamação
Apoiadores de Bolsonaro esticam corda do extremismo após atentado
Senador divulga foto do abdômen de Jair Bolsonaro
Algoz de Bolsonaro frequentou mesmo clube de tiros dos filhos do presidenciável
Jair Bolsonaro grava vídeo na cama da UTI
Bolsonaro era o único presidenciável que recebia segurança da PF

Relembre o caso

O atentado contra a vida do político Carlos Lacerda, ocorrido na Rua Tonelero, no Rio de Janeiro, no dia 5 de agosto de 1954, é considerado um episódio chave na derrocada do segundo governo de Getúlio Vargas. Lacerda era um dos principais opositores de Vargas e já havia disso ameaçado de morte diversas vezes. Por conta disto, oficiais da Aeronáutica faziam a sua segurança durante os comícios.

Na ocasião, Lacerda foi atingido com um tiro no pé e o major-aviador Rubens Florentino Vaz morreu. O chefe da guarda pessoal de Getúlio, Gregório Fortunato, foi acusado de mandante do crime. A crise política se acirrou a partir do episódio, que acabou culminando com o suicídio de Getúlio.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS