Redação Pragmatismo
Lula 14/Ago/2018 às 13:58 COMENTÁRIOS
Lula

Telefonemas de Thompson e Raquel Dodge revelam esquema para manter Lula preso

Publicado em 14 Ago, 2018 às 13h58

Após as revelações do chefe da Polícia Federal, presidente do TRF-4 tenta justificar ligação que barrou soltura de Lula. Raquel Dodge ainda não se pronunciou

Telefonemas de Thompson e Raquel Dodge PF manter Lula preso

Jornal GGN

Após a declaração do diretor-geral da Polícia Federal, Rogério Galloro, de que recebeu ligações do presidente do TRF-4, Thompson Flores, e da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pedindo para não soltar Lula, o desembargador emitiu nota tentando se justificar e o PT informou que irá pedir apurações sobre o comportamento da PGR.

O episódio que dominou as manchetes deste domingo foi divulgado pelo Estadão, que publicou entrevista de Galloro narrando os telefonemas dos dois, barrando que a PF libertasse Lula durante o Habeas Corpus concedido pelo plantonista Rogério Favreto.

Nesta segunda (13), Thompson Flores soltou uma nota admitindo que telefonou para o diretor-geral da PF, mas tentando justificar que não haveria irregularidades em tal postura, uma vez que imediatamente depois ele publicaria a decisão que barrou o despacho do plantonista.

E disse que a comunicação com a PF não foi uma “ordem” dada por telefone:

Sobre a entrevista dada ao jornal O Estado de São Paulo pelo diretor-geral da Policia Federal, publicada no dia 12 de agosto, domingo, o presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador federal Thompson Flores, esclarece que, por ocasião da análise do Conflito Positivo de Jurisdição nº 5025635-16.2018.4.04.0000, proposto pelo Ministério Público Federal (MPF) em regime de plantão no dia 8 de julho, informou à autoridade competente que despacharia nos minutos subsequentes, sem, em momento algum, dar alguma ordem por telefone“, diz a nota.

A atuação do presidente do TRF4 nos autos do Conflito Positivo de Jurisdição observou o sistema legal pátrio, bem como o direito constitucional do devido processo legal“, acrescentou a publicação dada pelo TRF-4 nesta segunda.

E sobre a afirmação de Galloro contra a PGR Raquel Dodge, que também telefonou para o diretor-geral da PF barrando-o de soltar Lula, o PT já informou que tomará providências. A presidente nacional do partido, a senadora Gleisi Hoffmann, disse nesta segunda que irá solicitar uma apuração do Senado.

Segundo ela, a PGR deve explicar sua atuação no episódio que contrariou a decisão de um desembargador plantonista, durante o recesso do Judiciário, que concedeu o Habeas Corpus para a soltura de Lula.

Raquel Dodge tem explicações a dar ao Senado da República. Qual a justificativa para ligar na PF do Paraná determinando não cumprir ordem judicial, ignorando caminho processual. Espero que o Senado aprove a convocação que iremos apresentar e a investigação sobre seu abuso de autoridade“, disse Gleisi, no Twitter.

Leia também:
Se depender das “instituições judiciais”, a prisão de Lula será perpétua
“Pornografia política”. A repercussão internacional da quase libertação de Lula
A juíza Carolina Lebbos age a mando de quem?
Jungmann foi orientado a manter Lula preso, diz Valor Econômico
Professora desmente tese do ‘conflito de competência’ para barrar libertação de Lula
Lula está sendo vítima de processo de exceção, admite jornalista de direita

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS