Redação Pragmatismo
Eleições 2018 10/Ago/2018 às 13:41 COMENTÁRIOS
Eleições 2018

Jair Bolsonaro seria um presidente desastroso, diz The Economist

Publicado em 10 Ago, 2018 às 13h41

Em editorial, revista britânica The Economist revela que Bolsonaro seria um presidente desastroso e aponta que há poucos indícios de que o deputado entenda os problemas econômicos do Brasil a ponto de conseguir solucioná-los

Jair Bolsonaro presidente desastroso the economist mídia

Para a revista britânica The Economist, o deputado federal e pré-candidato Jair Bolsonaro seria um presidente “desastroso” e uma “ameaça à democracia”.

Sua reverência pela ditadura faz dele uma ameaça à democracia, em um país já fragilizado pela exposição das fraudes políticas e pela miséria gerada pela crise econômica”, afirma.

Em editorial publicado na edição desta semana, a revista aponta que há poucos indícios de que o deputado entenda os problemas econômicos do Brasil a ponto de conseguir solucioná-los.

Relembrando a trajetória do ex-militar, escreve que ele era, até recentemente, um político de pouca projeção cujo maior talento era ofender as pessoas e criar polêmicas.

Seu apelo, continua o texto, se deve ao momento de crise política e econômica enfrentado pelo Brasil, para os quais Bolsonaro oferece soluções “brutais”.

O discurso tem apelo entre os brasileiros que estão cansados da política tradicional, já que poderia encarnar um não-político.

Mas mesmo este apelo, diz a revista, é limitado: 60% da população afirma que não votaria nele, três vezes a proporção das pessoas que o apoiam.

Sem coligações partidárias importantes, ainda segundo a Economist, mesmo que Bolsonaro vá para o segundo turno, a probabilidade é que os eleitores escolham seu opositor, mesmo que a contragosto.

Chegar ao segundo turno, no entanto, já seria ir longe demais, diz a revista. “Outros países com a mesma mistura de criminalidade, insatisfação com as elites e agonia econômica elegeram líderes radicais, que os especialistas já consideravam fora do páreo. Isso poderia acontecer de novo”.

Leia também:
Propostas de Bolsonaro para a educação são espantosas
As mentiras mais escandalosas de Jair Bolsonaro no Roda Viva
Jair Bolsonaro é realidade e pode vencer em outubro
Bolsonaro ensina criança a fazer arma com a mão e revolta internautas
Quem abriu os caminhos para Bolsonaro agora não sabe lidar com ele
Como seria um eventual governo Bolsonaro?
Desvendando o “mito” Bolsonaro: embuste ou autenticidade?
O que leva alguém a votar em Bolsonaro & Cia., e o que isto significa?
Eleitores de Bolsonaro se revoltam com voto do deputado na denúncia contra Temer
Como as últimas pesquisas eleitorais explicam a ascensão de Bolsonaro

Luiza Calegari, Exame

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

Comentários

  1. Robby Souza Postado em 06/Jul/2019 às 13:42

    https://uploads.disquscdn.com/images/824832f0952906566e44a752b3d9a034da37987347a3528571d042e153e0c248.jpg