Redação Pragmatismo
Eleições 2018 31/Jul/2018 às 20:58 COMENTÁRIOS
Eleições 2018

As mentiras mais escandalosas de Jair Bolsonaro no Roda Viva

Publicado em 31 Jul, 2018 às 20h58

Entrevista de Bolsonaro teve grande repercussão nas redes sociais e bateu o recorde de audiência do Roda Viva. Na prática, porém, isto não significa que o candidato saiu maior da sabatina do que entrou, já que suas respostas foram marcadas por imprecisões e até mentiras. Confira as mais escandalosas

jair bolsonaro roda viva

Enquanto assista ao programa Roda Viva com Jair Bolsonaro na noite desta segunda-feira (30), o historiador Abdala Farah Netto reagiu da seguinte maneira aos comentários do presidenciável:

É triste e desanimador, enquanto Professor de História, ouvir Jair Bolsonaro, candidato à Presidência do Brasil, falando tantas aberrações, desonestidades e mentiras sobre temas como Escravidão Africana, Ditadura Civil-Militar, Direitos Humanos. O roteiro do Bolsonaro é sempre o mesmo: o mundo é de Esquerda! Todos comunistas! Só o Trump salva!

A entrevista do candidato teve grande repercussão nas redes sociais e bateu o recorde de audiência do Roda Viva. Na prática, porém, isto não representa automaticamente que Bolsonaro saiu maior da sabatina do que entrou, já que suas respostas foram marcadas por imprecisões e até mentiras. Confira:

VICE DE AÉCIO. No Roda Viva, Bolsonaro negou que tenha se oferecido para ser candidato a vice-presidente de Aécio Neves (PSDB) em 2014. “Eu nunca disse que queria ser vice de Aécio”, cravou o deputado.

Em uma entrevista exclusiva concedida em site Infomoney em 2014, Bolsonaro afirmou: “O Eduardo Campos está um pouco tímido em suas propostas e estratégias enquanto o Aécio Neves já se mostra muito mais simpático e agressivo. Eu sou uma oposição muito melhor que qualquer um dos dois, mas, se eu não for candidato, simpatizo muito mais com o Aécio, que é o representante da direita atualmente. Se eu não conseguir me candidatar, quero ser vice de Aécio Neves. Claro, nada disso nunca entrou em pauta e nunca ninguém falou sobre isso, mas seria uma grande honra para mim”.

Em outra entrevista ao jornal O Globo, Bolsonaro também externou seu apoio a Aécio: “Mesmo que ele não queira, voto no Aécio Neves. O grande mal do Brasil hoje é o PT. Se Dilma conseguir a reeleição, não fugiremos de uma ida para Cuba sem escala na Venezuela. É um governo que se preocupa em caluniar as Forças Armadas 24 horas por dia”.

No Youtube, Bolsonaro divulgou um vídeo em 2014 em homenagem ao tucano: “Deus salve o Brasil no dia 26 de outubro, votando em Aécio Neves para presidente”.

NEGROS SÃO CULPADOS PELA ESCRAVIDÃO. Ao responder um questionamento sobre cotas e a dívida histórica que temos com os negros, Bolsonaro afirmou: “Que dívida? Eu não escravizei ninguém. Os portugueses nem pisavam na África. Os próprios negros que entregavam os escravos. Os portugueses não caçavam os negros”.

Nenhuma dessas afirmações de Bolsonaro tem qualquer amparo nos fatos porque, segundo a historiografia do Brasil e de Portugal, portugueses não só escravizaram africanos como também colonizaram, ocuparam e exploraram economicamente a região.

O primeiro estabelecimento dos portugueses na África aconteceu em 1415, em Ceuta, hoje território espanhol. Em 1460, chegaram a Cabo Verde. A partir daí, foram traçadas estratégias de ocupação territorial, evangelização e exploração de recursos naturais. Segundo o livro “História do Colonialismo Português em África“, de Pedro R. Almeida, até a independência do Brasil, os territórios portugueses na África eram essencialmente voltados ao fornecimento de mão de obra escrava ao Brasil. Há estimativas diversas, mas os números dão conta de que em torno de 5 milhões de escravos africanos foram trazidos ao Brasil entre os séculos 16 e 19.

Craque na política das fake news, Bolsonaro esqueceu de explicar, por exemplo, que a escravidão já estava presente na Europa. Desde a Antiguidade, o continente conheceu diversas formas de escravidão, mas menos intensas ou disseminadas do que aquela que surgiria a partir do século 16. A escravidão mercantil.

500 PROJETOS APRESENTADOS. No Roda Viva, Bolsonaro disse que tinha cerca de 500 projetos apresentados durante esses 28 anos que ocupa uma vaga na Câmara dos Deputados. Na verdade, segundo o site da Câmara, Bolsonaro é autor de 172 proposições. Apenas duas, no entanto, foram aprovadas.

TORTURADOR BRILHANTE USTRA. “Ninguém poderá ser declarado culpado sem uma sentença transitada em julgado. E isso não aconteceu no caso do coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra”, disse Bolsonaro no Roda Viva. Ao falar de trânsito em julgado, Bolsonaro provavelmente se refere ao determinado pelo artigo 5°, inciso LVII, da Constituição Federal: “ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória”. É a chamada presunção de inocência. No caso do torturador Carlos Alberto Brilhante Ustra, ele foi condenado em primeira instância em agosto de 2012 por praticar torturas no período do regime militar. O processo chegou a tramitar na segunda instância, na 9ª Vara Criminal da Seção Judiciária de São Paulo, mas foi suspenso provisoriamente pela ministra Rosa Weber em 2015 e, em seguida, foi extinta a punibilidade de Ustra em função da morte do réu durante o processo.

CAÇA AO LAMARCA. No Roda Viva, Bolsonaro disse que participou da luta armada no Vale da Ribeira (SP), na “caça ao Lamarca”. Só se foi como adolescente. Carlos Lamarca, capitão que deixou o Exército para aderir à guerrilha, foi morto em 1971, na Bahia, quando o hoje deputado tinha 16 anos.

No fim da entrevista, o jornalista Marcelo Rubens Paiva, que teve o pai assassinado pela ditadura militar, assinalou: “Cheguei à conclusão que Jair Bolsonaro não é de extrema-direita, mas de extrema-burrice”.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

Comentários

  1. José Virgilio Rosas Duarte Postado em 06/Jul/2019 às 13:25

    As bestas que apoiam Boçalnaro são mais burras e estúpidas do que ele. Por isso, quanto mais aberrações Boçalnaro vomita, mais as bestas ficam felizes e triunfantes, achando que o seu candidato é imbatível.

  2. Antônio Carlos Costa Lima Viei Postado em 06/Jul/2019 às 13:25

    Vocês são pragmáticos uma porra! Já vi que este jornal é uma merda. Nem li direito mas fica claro que é preciso ser muito boçal e nenhum pouco pragmático acreditar que quem quisesse tirar a Dilma precisava fazer beicinho contra aquele patife do Aécio. Aécio, naquela ocasião era a única opção para combatê-la. O pior foi o babacão deixar acontecer apuração secreta por três horas para fraudar Dilma presidanta. Tchau, mesmo, bobocas.

  3. Eduardo Ribeiro Postado em 06/Jul/2019 às 13:25

    ""Que dívida? Eu não escravizei ninguém. Os portugueses nem pisavam na África. Os próprios negros que entregavam os escravos. Os portugueses não caçavam os negros"". Eu sei que foi tudo fecal, mas esse momento exato foi o fundo do poço. Se fossemos um país menos judiado na parte educacional e menos afeito ao bundamolismo, ele teria medo de sair na rua depois de dizer isso abertamente (ainda mais com seu histórico de elogiar torturador). Nada aconteceu, e esse animal pôde bostejar isso aí ao vivo e sem maiores constrangimentos. Porque na prática provavelmente TODOS esses jornalistas tem a mesma opinião que ele sobre a história da África, sobre os quilombolas, sobre cotas, sobre racismo.

    • marcelododox . Postado em 06/Jul/2019 às 13:25

      Admirador do assassino homofóbico Tchê Quervara lacrando nos comentários.... Que medo.

  4. Edson Andre Postado em 06/Jul/2019 às 13:25

    Chorem mais, pois o choro é livre e o Lula preso ,Bolsonaro 2018. Da próxima vez que entrevistar Bolsonaro, espero que façam mais pergunta atuais, da atual situação do Brasil e ideias não o passado, era de escravidão, ditura e o jovem Bolsonaro

    • Rodrigo Postado em 06/Jul/2019 às 13:25

      Meu Deus, você só fala asneira meu caro.

  5. Edson Andre Postado em 06/Jul/2019 às 13:25

    Os portugueses são tão escravizador que os africanos adotaram o idioma português como oficial

    • Rodrigo Postado em 06/Jul/2019 às 13:25

      Alguns países da África adota o português pois foi colonizado por Portugal, assim como alguns países africanos adota o inglês, pois foram colonizados pela Inglaterra, assim como os Estados Unidos foram comercializados pela Inglaterra e fala Inglês, Canadá fala Inglês e Francês, isso não muda o fato que os portugueses eram escravizadores, os ingleses eram escravizadores. Meu Deus, que vergonha, você deve ter faltado muita as aulas de histórias, ou deve ter estudado na mesma escola do Bolsonaro, quanta falta de conhecimento em uma pessoa só.

  6. Edson Andre Postado em 06/Jul/2019 às 13:25

    Dívida está tendo os países esquerdista com dinheiro do BNDES e estão dando calote no Brasil 🇧🇷 e nós estamos pagando essa dívida

  7. ariomar nobre Postado em 06/Jul/2019 às 13:25

    Mais um comprado.

  8. Edson Andre Postado em 06/Jul/2019 às 13:25

    A mídia elegeu o Trump nos EUA 🇺🇸, aqui no Brasil 🇧🇷 vai ser igual, a mídia vai eleger o Bolsonaro 😂 😂 😂

  9. Edson Andre Postado em 06/Jul/2019 às 13:25

    Já que nós temos dívidas com os escravos, então temos que devolver o Brasil 🇧🇷 Para os índios 😂 😂 😂

  10. marcelododox . Postado em 06/Jul/2019 às 13:25

    Jornalistas despreparados, ideologicamente comprometidos, que possibilitaram ao candidato nadar de braçada em meio a perguntas descaradamente tendenciosas e baseadas em mentiras. Obrigado ao Roda Viva por ajudar a eleger Bolsonaro no primeiro turno!

  11. Roberto Pedroso Postado em 06/Jul/2019 às 13:25

    Esse Roda Viva foi talvez o maior espetáculo de ''vergonha alheia'' já presenciado na historia da TV brasileira! tão melancólico quanto trágico/revelador; até os entrevistadores ficaram chocados e constrangidos com tamanha ignorância,despreparo e desinformação do pretenso candidato(já em seu sétimo inócuo mandato como deputado) tão despreparado quanto ridículo;o resumo em uma unica palavra : Vergonha.

  12. Fernando Postado em 06/Jul/2019 às 13:25

    Se vc tivesse assistido a entrevista de Bolos e Manuela Da Vila cai duro Aliás o Sr poderia assistir e gostaria a sua opinião ?

  13. luan Silva Araújo Postado em 06/Jul/2019 às 13:25

    Cara os portugueses sim foram e pararam na África, os próprios africanos entravam nas tribos aleias e capituraram seus inimigos e faziam trocas e a favor de algo, eu não entendo porque não falam isso, esse históriador e provavelmente quem fala que Mandela foi um anjo na África do sul, e essse intrevistadores são medíocre ao fazer uma pergunta com base no Wikipedia, tá de brincadeira !

  14. Brasileiro Sapiens Postado em 06/Jul/2019 às 13:25

    Mentira por mentira a Sra Vana se reelegeu com um caminhão delas. Não me sinto em dívida com nenhum segmento da sociedade. O país é livre ( ao contrario de algumas democracias de esquerda por ai) pode meter o pé se assim desejar e procurar ser feliz em Cuba, na Venezuela, se for esquerda de raiz pode ir para a idílica Coreia do Norte, mas não fica enchendo o saco. Quanto ao "debate", faltou profissionalismo e respeito ao candidato. Se D'avilla ou o Boulos fossem tratados com a metado do carinho demonstrado ao Sr Bolsonaro os esquerdistas tupiniquins iam dar Piti, gritar golpe até o Lula criar dedo

    • Roberto Pedroso Postado em 06/Jul/2019 às 13:43

      Vão vocês primeiro viver no pais que colocou em pratica o ideal de ''estado minimo'' e do ''imposto é roubo'' que atende pelo nome de Somália........ou então cometam o supra sumo do ato de hipocrisia (que é tipico da direita privilegiada,afinal quando que o privilegiado na historia do mundo se reconhece de fato como tal???? e que ainda se indispõe com a parcela da população que hoje exige igualdade de direitos)e vão viver em Portugal que para o espanto de vocês é um pais governado por um partido/governo de esquerda! caso você e os da sua lai não saibam......ademais Manuela foi interrompida diversas vezes e o candidato apologista da tortura não foi interpelado da mesma forma!isso é fato qualquer tentativa de desmentir isso e tergiversação de canalha mal intencionado,bastando assistir as edições do programa com a participação dos outros candidatos de esquerda e a leniência e conivência com a qual o apologista da tortura foi tratado em edição diferente do mesmos programa....estudo faz uma falta para esta direita mal formada......

  15. Thiago Melo Teixeira Postado em 06/Jul/2019 às 13:25

    Os Negros nadaram voluntariamente, já acorrentados, para os navios portugueses, desceram no porão voluntariamente também, pois se recusaram a viajar de primeira classe.

  16. jeferson silva Postado em 06/Jul/2019 às 13:25

    É TRISTE VER OS BRASILEIROS DIVIDIDO ASSIM ,PREFERINDO VOTAR EM UM LADRÃO OU EM 2 ACUSADO , REALMENTE É SERIA A SITUAÇÃO DO BRASIL, SOU PERNAMBUCO MIM ORGULHAVA DE LULA O MELHOR PRESIDENTE DE TODOS OS TEMPOS, MAS EU NÃO SABIA QUE ELE ESTAVA VARENDO A SUJEIRA PRA DEBAIXO DO TAPETE, VOU VOTSR EM BOLSONARO PQ MEU VIÉS IDEOLÓGICO É O MESMO DELE , NÃO TENHO SOSSEGO MAS COM BANDIDO E COMO ELE FALA BANDIDO BOM É BANDIDO MORTO , VEJO A IMPRENSA COMPROMETIDA COM A ESQUERDA, OBS : ELAS A MÍDIA QUE VAI ELEGER BOLSONARO , QUANTO MAS ELAS FALAM MAS ELES QUEREM , POIS SABEMOS QUE A MÍDIA É CORROMPIDA, CARA SÉRIO MESMO SOU CRISTÃO MAIS É ISSO QUE VOCÊS QUEREM ? LULA NAS ELEIÇÕES , ELE ACIMA DA LEI , GREVE DE FOME, O BLOG DO JOSIAS ONTEM FALOU DELE DIZENDO QUE NUNCA FARIA GREVE DE FOME E O POVO FAZENDO, SÉRIO MESMO O BRASIL TA FAZENDO FEIO. TIRANDO AS OPINIÕES DE ALGUNS QUE VOTAM NELE QUE DIZ , "EU VOTO NELE PORQUE TODOS ROUBAM E PELO MENOS ELE ROUBOU E FEZ UM BOM GOVERNO ", CARA ISSO DA MEDO , LULA VAI SILENCIAR A LAVA JATO , CIRO TAMBÉM PORQUE É INVESTIGADO , ALCKMIN TAMBÉM PORQUE É INVESTIGADO, SÉRIO REFLITAM PARA DEPPIS NÃO FICAR RECLAMANDO. UM ABRAÇO A TODOS. QUE O HONESTO GANHEM NESSAS ELEIÇÕES, E DEUS ACIMA DE TUDO.

  17. hamilton cunha Postado em 06/Jul/2019 às 13:25

    Eu me admiro de uma página dessas, apoiar e ser tendenciosa, porque já tem a sua posição política contrária a Bolsonaro. Não cita nenhuma ideia boa que foi falada, para ser imparcial em suas impressões. Eu vejo nesses que berram e esperneam e na mídia em geral , um repúdio e medo de Bolsonaro. Me digam se Lula é santo? Dilma não fez nada errado? E outros presidentes que cometeram erros. Eu não sou influenciado por qualquer jornaleco que tem a liberdade de pôr o que quer em suas páginas. A franqueza de Bolsonaro, irrita, porque ele fala o que os ratos políticos de sorriso armado não tem coragem de falar. O medo não é de Bolsonaro , poderia ser outro. O que não querem é que mude o "status quo" das coisas , permitindo a roubalheira que se instalou endêmica , neste país. Aí usam de todos artifícios para derrubar quem é "adversário". Não existe um pensamento popular de querer ver o bem da nação, cada um já escolheu os seus mocinhos e bandidos. Ninguém tem o pensamento de se unir para levantar o país dessa guerra de corrupção que já matou mais que na segunda guerra mundial. Vejamos os exemplos de Japão e Alemanha no pós-guerra que se levantaram de sua ruínas e se tornaram potências mundiais, com países menores e poucos recursos. Aí vejo um país continental como o Brasil, querendo viver de maneira medíocre que é o que dá pra perceber do povo e dirigentes, para manter os benefícios da corrupção. Tem que levar na cabeça mesmo, um povinho estupido que mira em pequenos alvos e não ataca o cerne do problema. Aí tem o que merecem...

  18. Marcelo S. Villatore Postado em 06/Jul/2019 às 13:25

    Outro jornaleco tendencioso, 2019 ta chegando bando de imbecis.

  19. Fernando Postado em 06/Jul/2019 às 13:25

    Fala isso a turma de "jornalistas" que colocou Jesus como refugiado e leva o comprovante de voto da urna para casa....kkkkk seus comédia kkkkk já perdeu playboy

  20. kr3bys Postado em 06/Jul/2019 às 13:25

    que nojo desse candidato, deveria é responder na justiça por falar tantas aberrações.. até a Dilma é mais inteligente que esse ignorante

  21. Themis Santos Postado em 06/Jul/2019 às 13:25

    Triste é publicações como essa!

  22. Claudia Mayer Postado em 06/Jul/2019 às 13:25

    Faltou mencionar que das 2 propostas aprovadas, uma é modificação de um artigo de lei e a outra é uma lei derrubada pelo STF por inconstitucionalidade...

  23. Ronaldo Freitas Postado em 06/Jul/2019 às 13:25

    Bolsonaro falou coisas inteligentes e reais e também falou besteiras, mas a mídia brasileira em geral, sobretudo esse site pragmatismopolitico tentou induzir as pessoas a olharem apenas as falhas, algo claramente tendencioso e isso não é nada bom. E sobre o Roda Viva, sinceramente, o nível das perguntas dos jornalista foi vergonhoso, péssimo.

  24. Tiago Pesce Postado em 06/Jul/2019 às 13:25

    é o que dá estudar história do Brasil com um oficial do dops na carteira do lado, falta de senso crítico e livre pensamento não fizeram mais nada que criar um fruto de seu meio... o professor de historia desse cara deve ter enfartado ontem...

  25. ademir rosa Postado em 06/Jul/2019 às 13:25

    A reportagem devia se chamar quantas besteiras um grupo de jornalecos podem perguntar para um candidato. Que monte de besteiras não fizeram uma pergunta se quer q tenha algum fundamento Também oq esperar de um canal estatal mantido com o nosso dinheiro intrevistando alguem que é a favor da privatização Isso chama se incompetência e medo

  26. Araújo Postado em 06/Jul/2019 às 13:25

    Não existem mais dúvidas sobre o fraquíssimo candidato.

  27. Luiz Postado em 06/Jul/2019 às 13:25

    Se o tema aqui sao mentiras, que tal fazer uma material com as mentiras da campanha da presidanta. Nao da pra confiar em publicacao de esquerda nem de direita. cada um que procure se informar sozinho. quantas mentiras o presidiario ja nao disse?

  28. ademir rosa Postado em 06/Jul/2019 às 13:25

    O nome da reportagem deveria ser como um grupo de jornalecos podem perguntar tantas besteiras a um candidato Só besteira as mesmas bobagems de sempre Só fiquei na dúvida se os "jornalistas" sao mal intencionados ou sao burros mesmo Mas oq esperar de uma emissora estatal q vive sugando o nosso dinheiro intrevistando alguem q é a favor da privatização .

  29. Robby Souza Postado em 06/Jul/2019 às 13:25

    TEMOS O DEVER DE COMBATER A TIRANIA E DITADURA DOS IDIOTAS!! https://uploads.disquscdn.com/images/4a6e51e5353a1d857ba21cd1cd2aee63eddc2ce6751a5d49cccfb9ce01badc3d.jpg

  30. Jefferson Sabino Postado em 06/Jul/2019 às 13:25

    Só corrigindo o título da noticia, o correto seria: "As burrices mais escandalosas de Jair Bolsonaro no Roda Viva"

  31. Alan Silva Braga Postado em 06/Jul/2019 às 13:25

    Alguém aí quer mais capim?

  32. Alan Silva Braga Postado em 06/Jul/2019 às 13:25

    Com essa audiência, vão chover de tanto convite para iguais ao roda viva! MITO

  33. Robby Souza Postado em 06/Jul/2019 às 13:43

    TOMOGRAFIA DE BOLSONARO https://uploads.disquscdn.com/images/769d116e9e37a33244f35fc45d9f4847a5626315edadae0e77614ff8f8155687.jpg

  34. Guiller 2016 Postado em 06/Jul/2019 às 13:43

    Temos de tirar esses partidos políticos que são um cancer e que se perpetuam no poder, esses regimes social/comunistas não deram certo em lugar nenhum, eles pregam a divisão de rendas dos outros, não a deles, só vi verdades ditas pelo presidenciável.

  35. Brasileiro Sapiens Postado em 06/Jul/2019 às 13:43

    Como me recomendaram "educadamente" estudar, o que jamais será um mau conselho, deu uma rápida procurada. Para os que tiverem curiosidade o link abaixo ilustra a questão escravista em questao: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia/trafico-de-escravos-mercadoria-humana-atravessa-o-atlantico.htm Se não for suficiente, posso sugerir buscar as falas do Sr Morgan Freeman sobre o assunto. Além de muito bom ator é bem esclarecido ( no sentidonde ter uma visão ampla e desprovida de rancor)