Redação Pragmatismo
Cinema 27/Mar/2018 às 12:14 COMENTÁRIOS
Cinema

O silêncio de Wagner Moura diante da desonestidade intelectual de Padilha

Publicado em 27 Mar, 2018 às 12h14

A desonestidade intelectual de José Padilha e o silêncio de Wagner Moura e dos atores do ‘Mecanismo’

silêncio de Wagner Moura desonestidade intelectual de Padilha
José Padilha e Wagner Moura (reprodução)

Nathalí Macedo, DCM

A nova série de José Padilha – “O Mecanismo”, disponível na Netflix -, vem dando o que falar na imprensa e nas redes sociais.

Até a Marina Silva – aquela beata que só aparece de quatro em quatro anos – teve a pachorra de usar a execução de Marielle Franco para promover a vergonhosa série em seu Facebook (ainda não sabemos a troco de quê, mas, decerto, não foi um merchandising gratuito).

A série gira em torno da Operação Lava Jato – como se o filme “A Lei é para todos” (risos para esse título) já não fosse suficientemente vergonhoso para o cinema brasileiro.

Num episódio, o ator que interpreta o ex-presidente Lula fala em “estancar a sangria”, frase imortalizada na voz de Romero Jucá (PMDB). Questionado sobre a distorção, Padilha disse que trata-se de uma “expressão idiomática comum.”

Não força.

Toda expressão idiomática é comum, até ser marcada por algum acontecimento importante, como é o caso. Uma série sobre a Lava-Jato que atribua ao ex-presidente Lula uma frase de Jucá é, no mínimo, desonesta.

Padilha foi questionado, ainda, sobre as (tantas) outras distorções no enredo, justamente em tempos de fake news.

A justificativa não poderia ser mais estapafúrdia: “Na abertura de cada capítulo da série avisamos que fatos foram alterados para efeitos dramáticos. Para o pessoal que sabe ler, portanto, não há ruído algum!

Primeiro, tragam o prêmio de entrevistado mais grosseiro de 2018 para o José Padilha.

Segundo, ele, melhor do que eu, deve saber que o discurso imagético do cinema – e sua importância política e social – é mais (muito mais!) incisivo do que um aviso escrito na abertura.

Padilha, que dirigiu filmes importantes para o cinema brasileiro como “Tropa de Elite”, por exemplo, agora vende para um streaming de alcance mundial uma série que pode – e vai – alterar a maneira como veem o cenário político brasileiro lá fora – se por aqui está difícil entender, imagine além de nossas fronteiras.

E vende com o discurso de estar “denunciando todo um sistema, por isso se chama O Mecanismo”. Spoiler: dá pra fazer isso sem distorcer os fatos da vida real.

Ficção e realidade podem – e devem, e é inevitável – se misturar, mas, nestas circunstâncias, qualquer distorção é perigosa. Não existe licença poética pra criar vilões políticos.

A deselegância e desonestidade do cineasta, entretanto, não surpreendem.

Surpreende, entretanto, que parceiros de trabalho dele – como Wagner Moura, por exemplo – não tenham dito uma palavra sobre a série.

Tirar o corpo fora não é exatamente o que se espera do ator, que sempre se colocou como progressista e defensor de pautas de esquerda.

E só por isso ele tem a obrigação de se posicionar?”, alguém deve perguntar.

Tem. Viver é se posicionar. Especialmente quando se escolhe ser uma pessoa pública.

José Padilha, Wagner Moura e todos os outros que transitam no meio do cinema brasileiro sabem a importância política e social de uma série ou filme.

Kleber Mendonça Filho, ao dirigir “Aquarius” e denunciar o golpe em Cannes, sabia. Fernando Meirelles, ao dirigir Cidade de Deus, também sabia. E Padilha, ao filmar fake news sem o menor decoro, também o sabe.

Lamentável que alguns daqueles que têm um dos discursos mais incisivos – o cinema – nas mãos, usem-no com a irresponsabilidade de quem compartilha fake news na internet, só que com um alcance infinitamente maior. Lamentável que nossos atores progressistas continuem ao lado dessa gente – porque quem cala consente.

Sorte que, para cada Padilha, há um Kleber, e para cada “O Mecanismo”, há um “Aquarius”.

Vida longa ao cinema brasileiro.

Leia também:
Série da Netflix coloca famosa frase de Romero Jucá na boca de Lula
Por que ‘La Casa de Papel’ virou o novo grande sucesso da Netflix?
Três concorrentes ao Oscar de melhor documentário estão no Netflix
Ministério da Cultura rompe parceria com escola de cinema de Cuba
Sônia Braga comenta decisão do MinC de não indicar ‘Aquarius’ para o Oscar
Reinaldo Azevedo reclama de sua frase no cartaz de Aquarius

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS