Redação Pragmatismo
Religião 23/Mar/2018 às 14:18 COMENTÁRIOS
Religião

O telefonema do Papa Francisco para a família de Marielle

Publicado em 23 Mar, 2018 às 14h18

Papa Francisco telefona para a família de Marielle Franco. Irmã da vereadora assassinada revela o que o líder da igreja católica disse durante a ligação

telefonema do Papa Francisco família de Marielle

Júlia Dias Carneiro, BBC

O telefone tocou, Marinete da Silva atendeu e começou um bafafá danado, com a mãe de Marielle Franco e a família tentando entender o que estava acontecendo, “se era o papa ou não era o papa“, relata a irmã da vereadora, Anielle Silva.

E de fato era o próprio papa Francisco, que ligou para o celular de Marinete para prestar solidariedade à família pelo brutal assassinato de Marielle.

A vereadora do PSOL foi morta a tiros semana passada no Rio, quando voltava para casa na noite de quarta-feira, em um ataque que também tirou a vida do motorista do carro, Anderson Gomes.

Anielle conta que o Papa falou com sua mãe em um português “meio carregado“.

Ele falou que sente muito e que está rezando pela família da Marielle“, conta.

Ela ficou em êxtase. Minha mãe é muuuuuito católica“, diz.

A formação católica foi passada dos avós para as filhas, e também para a neta, Luyara Santos, filha de Marielle.

‘Reze pela minha mãe’

Depois da morte da mãe, Luyara, que tem 19 anos, escreveu um email para o papa – na verdade para um intermediário na Argentina, o jornalista Lucas Schaerer – com o assunto: “Papa, reze pela minha mãe Marielle Franco.”

Esse é um momento de muita dor, uma espada corta as nossas almas. Te peço que ore por nós, pelas mulheres, pelo povo negro, pela vida nas favelas do Rio de Janeiro, pela nossa cidade e pelo nosso país“, escreveu a jovem.

São muitos discursos de ódio e precisamos de amor.”

telefonema do Papa Francisco família de Marielle

Schaerer, da ONG argentina La Alameda, respondeu no mesmo dia, confirmando ter recebido a “emocionante carta ao papa Francisco” e que a encaminharia a ele naquele mesmo dia.

A mensagem chegou ao papa, que fez o telefonema. A ligação foi confirmada e comemorada no Facebook pelo diretor da ONG e amigo pessoal do Papa, Gustavo Vera.

Catequista na igreja

Marielle era devota de São Jorge e passou a juventude frequentando a Igreja Nossa Senhora dos Navegantes, ao lado da casa onde a família vivia, no Complexo da Maré.

Durante dez anos, ela foi catequista na igreja, dando aulas para as turmas de primeira comunhão, mesmo depois de ter a filha, aos 19 anos.

Luyara nasceu num dia 24 de dezembro. Na época, Marielle ainda era catequista. Uma semana depois, ela apresentou a filha na paróquia, e ela foi batizada lá mesmo“, conta a mãe da vereadora.

A BBC Brasil conversou com Marinete na segunda-feira, antes do telefonema do papa. Na ocasião, questionada sobre o pingente de Nossa Senhora de Aparecida que ela levava no pescoço, ela confirmou, orgulhosa, ser uma devota.

Aqui em casa todo mundo é mariano (devoto de Maria)“, sorriu Marinete, sem saber que logo receberia um telefone de outro ilustre devoto de Nossa Senhora.

Mariele Franco nasceu em 1979 e foi batizada Marielle Francisco da Silva.

Seu pai, Antonio Francisco da Silva, explica que ela resolveu “simplificar o Francisco e botar o Franco“.

Achou que era um nome mais forte. Não que quisesse diminuir o Francisco, claro.”

Quando o novo pontífice foi apontado, o pai provocou a filha. Disse que deveria ter mantido o Francisco – afinal, ninguém ia achar que o nome do papa era fraco.

Leia também:
Youtube é obrigado a remover 16 vídeos que caluniam Marielle Franco
Por que Marielle Franco está sendo difamada depois de morta?
A segunda execução de Marielle Franco
Deputado fecha conta nas redes sociais após disseminar boato sobre Marielle
Ao vivo, Faustão comenta caso Marielle e alimenta ‘fake news’
Marielle foi eleita pelo CV e casada com o traficante Marcinho VP?
Desembargadora espalha Fake News e chama Marielle de “cadáver comum”

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS