Redação Pragmatismo
Economia 16/Jan/2017 às 17:05 COMENTÁRIOS
Economia

Quatro milhões de pensionistas poderão ganhar menos que um salário após Reforma

Publicado em 16 Jan, 2017 às 17h05

Caso seja aprovada a Reforma da Previdência, 4 milhões de pensionistas poderão ganhar menos que um salário mínimo. Entenda

pensionistas perderão salário aposentados reforma previdência
Michel Miguel Elias Temer Lulia, presidente do Brasil (reprodução)

A desvinculação das pensões por morte do salário mínimo, prevista na reforma da Previdência que o Congresso Nacional discutirá este ano, deve atingir cerca de 4 milhões de pessoas, segundo o jornal Valor Econômico. Com a mudança nas regras, elas devem receber menos do que o equivalente ao piso nacional do país. Ao desvincular o benefício do salário mínimo, o governo pretende corrigir o valor a ser pago com base na inflação. Essa correção, no entanto, não deverá ser mais anual, como ocorre atualmente, mas conforme a margem fiscal do governo, a exemplo do que é feito com o Bolsa Família.

De acordo com a reportagem, 55% dos 7,41 milhões de pensionistas ganham hoje um salário mínimo por mês. Esse percentual é que deve ser o mais prejudicado. Somente após a aprovação da reforma, o governo vai elaborar um projeto de lei para definir como será o reajuste desses benefícios, que deixarão de acompanhar o piso salarial.

Uma das mudanças mais polêmicas propostas pelo Executivo, a desvinculação das pensões do piso salarial já prevê que os novos pensionistas receberão menos do que um salário mínimo. Pela proposta, haverá uma cota familiar de 50% do mínimo. O restante será adicionado entre os dependentes na proporção de 10% para cada um até o limite de 100%.

Saiba mais:
O melhor texto para entender as novas regras da aposentadoria
Aliado de Michel Temer chama aposentados de ‘vagabundos remunerados’
Por que a reforma da Previdência de Temer é um desastre para o contribuinte?
O que fazer caso seja aprovada a nova regra para a aposentadoria?
A maldade do governo com as novas regras da aposentadoria
Reforma da Previdência de Temer afeta todos os cidadãos com menos de 50 anos
Aposentado aos 37 anos, FHC considera ‘razoável’ valor que recebe

Na prática, a reforma acaba com a pensão integral para quem perder o cônjuge e não tiver filhos. Uma viúva sem filhos, por exemplo, pode acabar recebendo apenas 60% do salário mínimo. Hoje, ela receberia um mínimo. Embora, pela proposta, a regra da cota familiar atinja apenas os novos pensionistas, a desvinculação do reajuste do salário mínimo com o estabelecimento de um novo índice valerá para todos os beneficiários.

Para receber um salário mínimo, exemplifica o Valor, a família precisará ter, além da mãe ou pai, quatro filhos, por conta da definição de adicional de 10% por dependente. Hoje, independentemente do número de filhos, a família recebe o mesmo valor, conforme o nível de contribuição do trabalhador, tendo o mínimo como piso.

O governo alega que o gasto com as pensões saltou de R$ 14,5 bilhões, em 2000, para R$ 92 bilhões, em 2015. Um crescimento de 47,6% no período. O número de beneficiários passou de 5,020 milhões para 7,412 milhões no período. As pensões por morte representam 26,6% do total de benefícios e 24,6% do valor pago pelo INSS em benefícios previdenciários.

Leia também:
Socialismo em uma era de reação
As 20 profissões com piores perdas de salários em 2016
O assassinato do Brasil
Onde estão os batedores de panelas?
Quem escolhe o novo presidente se Michel Temer deixar o cargo?
O que é mais podre: o executivo, o legislativo, o judiciário ou a mídia?

Congresso em Foco

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS