Redação Pragmatismo
Economia 19/Fev/2026 às 16:01 COMENTÁRIOS
Economia

PIB da Paraíba deve ter 2º maior crescimento do Nordeste em 2026, aponta Banco do Brasil

Publicado em 19 Fev, 2026 às 16h01
PIB Paraíba maior crescimento nordeste Banco do Brasil

A Paraíba deverá registrar o segundo maior crescimento do Nordeste em 2026, segundo a primeira projeção divulgada pelo Banco do Brasil na Resenha Regional de Assessoramento Econômico, publicada neste mês. A estimativa indica alta de 3,5% no Produto Interno Bruto (PIB) estadual no próximo ano.

O desempenho projetado supera a média esperada para o Nordeste (2,2%) e para o país (2%). Na região, o crescimento da Paraíba ficaria atrás apenas do Ceará, com 3,8%.

No cenário nacional, o estado aparece na sexta posição entre as 27 unidades da Federação. À frente estão Rio Grande do Sul (4,6%), Roraima (4,5%), Amapá (4,5%), Ceará (3,8%) e Rondônia (3,6%).

Serviços e construção devem sustentar avanço

A projeção indica que os setores de serviços e construção civil devem concentrar a maior parte do dinamismo econômico. O segmento de serviços — que inclui comércio, administração pública e outras atividades — deve crescer 3,7%, acima das médias regional e nacional.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

A agropecuária aparece com previsão de alta de 2,7%, enquanto o Nordeste como um todo deve registrar estagnação no setor (0%). Já a indústria tem expansão estimada em 2,3%, abaixo dos demais segmentos no estado.

O relatório aponta que o ritmo de crescimento tende a ser moderado em relação aos anos anteriores, mas ainda suficiente para manter a Paraíba entre os destaques da região.

Projeções e contexto

O secretário estadual da Fazenda, Marialvo Laureano, afirmou que, se confirmadas, as estimativas consolidariam o terceiro ano consecutivo de desempenho acima da média nacional. Em 2024, segundo dados oficiais, o estado liderou o crescimento do PIB no país, com alta de 6,6%. Em 2025, o avanço teria sido de 5,5%.

Projeções, no entanto, estão sujeitas a variações ao longo do ano, especialmente em um cenário econômico marcado por desaceleração nacional e incertezas fiscais. O desempenho efetivo dependerá da manutenção do ritmo de investimentos, do comportamento do consumo e da conjuntura macroeconômica.

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… Saiba que o Pragmatismo não tem investidores e não está entre os veículos que recebem publicidade estatal do governo. Fazer jornalismo custa caro. Com apenas R$ 1 REAL você nos ajuda a pagar nossos profissionais e a estrutura. Seu apoio é muito importante e fortalece a mídia independente. Doe através da chave-pix: [email protected] 

Recomendações

COMENTÁRIOS