Redação Pragmatismo
Notícias 26/Nov/2025 às 15:35 COMENTÁRIOS
Notícias

Moraes determina que PF agilize pedido de extradição de Ramagem, foragido da Justiça brasileira

Publicado em 26 Nov, 2025 às 15h35

Moraes manda PF providenciar pedido de extradição de Ramagem, foragido da Justiça brasileira. Ex-diretor geral da Abin no governo Bolsonaro, que está nos EUA desde a semana passada, perdeu também seu mandato

ramagem

via Brasil de Fato

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou, nesta terça-feira (25), que a Polícia Federal providencie o pedido de extradição de Alexandre Ramagem, que também perdeu oficialmente o mandato de deputado federal. A decisão da perda do cargo já havia acontecido em 11 de setembro, mas passa a valer agora, de acordo com comunicado de Moraes ao presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB).

Na decisão, o ministro consta que o parlamentar está foragido e determinou que o nome dele seja incluído no BNMP (Banco Nacional do Monitoramento de Prisões). “Oficie-se à Polícia Federal para adoção das providências cabíveis”, diz Moraes na decisão.

Condenado pela trama golpista, o ex-diretor da Abin no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro está nos Estados Unidos e é considerado foragido pela Justiça brasileira. Ele, assim com os outros réus do chamado Núcleo 1 da tentativa de golpe, tiveram suas prisões decretadas nesta terça-feira. Ramagem foi condenado a 16 anos de prisão.

Ainda durante a investigações da trama golpista, Moraes havia proibido Ramagem de deixar o país, o que foi desrespeitado por ele. O agora ex-deputado federal está em Miami (EUA).

Após a descoberta da fuga, a Câmara informou que a Casa não foi comunicada sobre o afastamento do parlamentar do território nacional nem autorizou nenhuma missão oficial de Ramagem no exterior, segundo informações da Agência Brasil. A Câmara também informou que o deputado apresentou atestados médicos que abrangem os períodos entre 9 de setembro e 8 de outubro e 13 de outubro a 12 de dezembro.

Recomendações

COMENTÁRIOS