Redação Pragmatismo
Armas de Fogo 02/Ago/2023 às 05:29 COMENTÁRIOS
Armas de Fogo

Carla Zambelli processa homem que ela perseguiu com uma arma de fogo em SP

Publicado em 02 Ago, 2023 às 05h29

Tentativa de intimidação e silenciamento: Carla Zambelli processa jornalista que ela mesmo perseguiu sob a mira de um revólver em São Paulo

Carla Zambelli processa homem perseguiu arma fogo SP
Carla Zambelli persegue

Wendal Carmo, Carta Capital

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) ingressou com ação por difamação contra o jornalista Luan Araújo, alvo da perseguição à mão armada da parlamentar nas ruas de São Paulo durante o segundo turno das eleições em 2022.

O motivo da representação é a publicação de um texto no site Diário do Centro do Mundo, em que o jornalista critica a apoiadora do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Na publicação, Luan diz que sofreu “diversos ônus desde aquele dia” e viu sua vida pessoal virar “de cabeça para baixo”.

Relembre: Imagens comprovam que Zambelli não foi empurrada antes de tentar matar homem

Na última sexta-feira 28, o juiz Fabricio Reali Zia, da Vara do Juizado Especial Criminal de São Paulo, determinou a remoção do texto no prazo de 48 horas e pediu a realização de uma audiência preliminar sobre o caso.

O magistrado disse considerar que o teor da publicação “ultrapassa os limites da narração crítica acerca de um desentendimento ocorrido entre as partes”.

O advogado de Carla Zambelli, Daniel Bialski, ressaltou que é preciso lembrar que a deputada, na ocasião da perseguição, foi “ofendida, provocada e xingada” e justificou a queixa-crime na necessidade de “fazer cessar esse discurso de ódio contra ela”.

Procurado por CartaCapital, Luan Araújo disse que a ação é “uma estratégia da defesa para tentar ganhar tempo ” e afirmou ainda não foi comunicado da decisão.

O episódio envolvendo Zambelli e o jornalista será alvo de análise dos ministros do Supremo Tribunal Federal em agosto. Durante julgamento no plenário virtual da Corte, que acontecerá entre os dias 11 e 21, os magistrados decidirão se torna a parlamentar ré por porte ilegal de arma de fogo.

As notícias do Pragmatismo são primeiramente publicadas no WhatsApp. Clique aqui para entrar no nosso grupo!

Em 29 de outubro, véspera do segundo turno da eleição, a deputada causou espanto ao sacar uma arma em público e perseguir um homem na capital paulista. A cena foi gravada e circulou nas redes sociais.

Nas imagens, é possível ver pessoas correndo e a bolsonarista com a arma em punho, entrando em uma lanchonete e ordenando, aos gritos, que um homem negro deitasse no chão. Em outro registro, nota-se um estampido.

Caso os ministros aceitem a representação, a deputada poderá apresentar sua defesa e o processo seguirá para a fase de coleta das provas. Na sequência, o STF decidirá se condena ou não a parlamentar pelos crimes apontados na denúncia.

Acompanhe Pragmatismo Político no Instagram, Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS