Redação Pragmatismo
Direita 27/Fev/2023 às 00:35 COMENTÁRIOS
Direita

Do que Carla Zambelli deve ter medo

Publicado em 27 Fev, 2023 às 00h35
Carla Zambelli deve ter medo prisão extrema direita golpista
Carla Zambelli Salgado de Oliveira

Moisés Mendes*, em seu blog

Aécio Neves temia ser preso. O então procurador-geral Rodrigo Janot chegou a pedir a prisão dele por duas vezes há seis anos.

Nunca prenderam Aécio, porque ele não havia sido totalmente abatido pelos seus. E o Supremo o tratou com deferência.

Imagina-se que a deputada Carla Zambelli, que teve medo de ser presa, deve pensar positivamente quando sente esse temor e se lembra dos casos de Aécio e de tantos outros.

Aécio ainda tem mandato, é deputado federal, mesmo que ninguém saiba o que faz no Congresso. E Janot escreveu um livro e não se sabe se depois teve filhos ou plantou uma árvore.

A vida pública de Janot acabou quando ele saiu da PGR em 2017, e hoje só Deltan Dallagnol e Sergio Moro devem se lembrar direito do chefe deles na Lava-Jato.

Então, Carla Zambelli, que teme ser presa e teme que prendam Jair Bolsonaro quando o sujeito voltar ao Brasil, deve pensar sempre, como autodefesa, que direita e extrema direita sempre passaram por esse medo.

Mas, na maioria dos casos, não deu em nada. Deu com Eduardo Cunha, porque foi abandonado, e com Geddel Vieira Lima, Daniel Silveira, Roberto Jefferson e Fátima de Tubarão.

Carla Zambelli deve confiar que as circunstâncias podem favorecê-la, mas sempre com uma ressalva. Não pode ser devorada pelo próprio bolsonarismo.

Políticos de direita só vão presos se passarem a impressão de que estão fragilizados, se forem explicitamente abandonados, se vacilarem ou ostentarem demais (Geddel tinha muitas malas) e se cometerem descuidos saindo de casa na hora errada, como aconteceu com Michel Temer.

Já mandaram dizer a certos jornalistas que os ministros do Supremo não querem Bolsonaro preso. Seria um incômodo muito grande, não há sustentação para uma prisão agora e a reação política seria imprevisível.

Mas Carla Zambelli não pode tentar se comparar a Bolsonaro. É recordista de votos como deputada federal, já desafiou ministros do STF e já correu armada na rua atrás de um jornalista negro. E está aí numa boa.

Carla Zambelli é um fenômeno do eu-digo-o-que-penso. Mas de nada adiantará provar que seu gesto com pedido de trégua a Alexandre de Moraes é sincero.

Não será sua repentina boa vontade com o ministro mais ativo do Supremo que irá lhe garantir imunidade.

Se fosse assim, todos os que acenaram com bandeira branca a Moraes, por orientação dos advogados, entre os quais os manezões patrocinadores do golpe, poderiam dormir tranquilos.

Não é da boa vontade de Moraes que Zambelli depende agora, mas da sua capacidade de mostrar que continua grande e forte o suficiente para adiar atitudes mais drásticas dos que podem cercá-la.

Carla Zambelli não pode passar do ponto e ser uma imitação grosseira de um Eduardo Cunha, que virou pó depois de ter sido poderoso.

Zambelli, que tem o mesmo poder de Damares, não deve subestimar o ressentimento dos que a enxergam como uma oportunista assustada que abandona o líder para negociar o próprio armistício. Não pode ser largada pela turma e malhada publicamente.

Fique por dentro: Bolsonaro rebate críticas de Zambelli e diz que foi traído pela deputada

A deputada já superou o momento do flagrante e só seria presa se corresse carregando um fuzil na Faria Lima atrás de um bacana branco com mocassins sem meia.

Hoje, ela deve fazer média mais com a própria turma do que com Alexandre de Moraes. Esse deve ser seu medo, o de atiçar a fúria dos seus, que ela conhece muito bem.

*Moisés Mendes é jornalista em Porto Alegre. Foi colunista e editor especial de Zero Hora. Escreve também para os jornais Extra Classe, Jornalistas pela Democracia e Brasil 247. É autor do livro de crônicas ‘Todos querem ser Mujica’ (Editora Diadorim)

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!

Recomendações

COMENTÁRIOS