Redação Pragmatismo
Lula 30/Mar/2022 às 17:15 COMENTÁRIOS
Lula

Ameaças de morte contra Lula repercutem na imprensa internacional

Publicado em 30 Mar, 2022 às 17h15

Neonazistas do RS marcaram data para assassinar policial civil Leonel Radde e prometem fazer o mesmo com Lula. Imprensa internacional repercutiu o caso, ao destacar que o ex-presidente é o favorito para vencer as eleições. Em SC, homem dispara arma de fogo e ameaça 'petistas'

lula ameaças de morte
(AFP)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está sendo ameaçado de morte por grupos neonazistas. Além dele, o policial civil e vereador de Porto Alegre, Leonel Radde (PT), também foi alvo das ameaças.

Através de mensagens no WhatsApp e no Telegram, os criminosos chegaram até a estipular uma data para o assassinato de Lula e Radde.

“Sua morte está planejada, será dia 31 de outubro de 2022, 21h, no Rio Grande do Sul”, diz uma das mensagens enviadas para Leonel Radde, que é coordenador do canal de denúncias ‘Operação Bastardos Inglórios’ — projeto em parceria com a polícia que combate grupos neonazistas no Rio Grande do Sul.

“Se prepara você e o Lula, vermes lixos, macacos de merda. Lula vai morrer. Criminosos que agem contra o Brasil vão ter a cabeça cortada, lixos humanos”, diz outra mensagem.

“Eu acabo com tua vida se mexer com o cara que vendeu objeto nazista. Se você continuar prendendo fascistas, acabo com tua raça”, diz mais uma mensagem, acompanhada de um vídeo de uma mulher negra sendo enforcada e assassinada por supremacistas brancos.

A imprensa internacional repercutiu o caso. “As ameaças foram feitas através das redes sociais em um momento em que a tensão política se intensifica no gigante sul-americano devido às eleições presidenciais de outubro, para as quais Lula é o grande favorito dos brasileiros”, divulgou a EFE, uma das maiores agências de notícias do mundo.

O jornal argentino Página 12 também deu uma matéria sobre o episódio. “As ameaças contra Lula não são as primeiras em um clima de campanha marcado por mensagens fascistas, incentivadas desde a chegada de Jair Bolsonaro à presidência. Há um ano, o PT já havia denunciado outra ameaça feita pelo empresário paulista José Sabatini, que postou um vídeo em que atirava em um alvo com o rosto do ex-presidente”, diz a publicação.

Leonel Radde denunciou recentemente uma loja que vende produtos nazistas, e o estabelecimento passou a ser investigado pela polícia por apologia ao nazismo. A loja Toca dos Bordados, de Gravataí (RS), foi banida da plataforma de vendas online Mercado Livre.

Homem ameaça atirar em petistas

Em Santa Catarina, a Polícia Civil abriu um inquérito para investigar um homem que gravou um vídeo atirando contra alvos enquanto falava “olha ali o petista passando”, na cidade de Gravatal.

Representantes do Partido dos Trabalhadores (PT) registraram boletins de ocorrência na delegacia do município e o caso está sendo tratado como crime de ameaça contra petistas.

No vídeo, ele aparece segurando uma arma e vestindo protetores de ouvido. Ele diz “bora, petezada de Gravatal. O dia hoje aqui é brincadeira de Magnum 357 (nome da arma)”. O suspeito mostra o revólver para a câmera e, em seguida, aponta para um alvo. Ele diz “olha ali o petista passando” e atira oito vezes As imagens circulam nas redes sociais.

Fabrício Lorenzetti, presidente do PT de Gravatal, gravou um vídeo na porta da delegacia para comentar o caso. “Estamos aqui manifestando o nosso repúdio a esse ato de violência. Somos a favor da democracia, de uma sociedade de paz e justiça social”, disse.

Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT, relatou que o partido tem estudado formas de tomar medidas jurídicas contra os ataques. “O PT tomará todas as medidas para que os criminosos sejam identificados e punidos. Não vão nos intimidar, nem nos calar!”, escreveu a presidente em seu Twitter. A petista comentou ainda que “infelizmente as ameaças têm se tornado algo comum”.

Lula corre sério risco

Eugênio Aragão, ex-ministro da Justiça e advogado eleitoral do PT, afirmou que as ameaças contra a vida de Lula precisam ser levadas a sério. “Não podemos ser infantis. Temos a segurança do presidente Lula em risco, temos a segurança dos familiares do presidente Lula em risco. Nós sabemos que essas pessoas não brincam em serviço. São mais de 1 milhão de bolsonaristas armados até o dentes em uma eleição que vai ser violenta”, afirmou.

A PROPÓSITO:
Joaquim Barbosa diz que Lula pode ser assassinado: “O outro lado é sanguinário”
Lula admite possibilidade de ser morto na campanha: “Tenho essa preocupação”

Recomendações

COMENTÁRIOS