Redação Pragmatismo
ELEIÇÕES 2022 11/Fev/2022 às 16:58 COMENTÁRIOS
ELEIÇÕES 2022

Joaquim Barbosa diz que Lula pode ser assassinado: “Outro lado é sanguinário”

Publicado em 11 Fev, 2022 às 16h58

Joaquim Barbosa diz não duvidar que Lula possa ser assassinado: “turma do outro lado é sanguinária”. Ex-ministro do STF pediu desfiliação do PSB e classificou como "jogada de mestre" a eventual chapa entre Lula e Alckmin

joaquim barbosa lula
Joaquim Barbosa (Ueslei Marcelino/Reuters)

O ex-ministro do STF Joaquim Barbosa teme que Lula sofra um atentando de bolsonaristas durante o ano eleitoral. Barbosa fez a análise para a jornalista Daniela Pinheiro, que estreou nesta semana no UOL.

“Não duvido. Essa turma do outro lado é sanguinária, não tem limites. Pode vir um doido e fazer isso mesmo“, disse, ao ser indagado se Lula deveria redobrar os cuidados com a segurança pessoal por correr risco de ser assassinado.

Na entrevista para Pinheiro, Barbosa também classificou como uma “jogada de mestre” a criação da chapa de Lula e Geraldo Alckmin para as eleições presidenciais deste ano. “Só um cara muito experiente politicamente para fazer um troço desses”, afirmou, referindo-se a Lula.

Barbosa ressalta, porém, que uma eventual vitória de Lula está distante. “Esse jogo está longe de estar definido, como os analistas estão dizendo. Tem que observar, ver o que vai acontecer ainda. É preciso esperar o começo da campanha de verdade […] aí vai sair faísca no escuro”.

O ex-presidente do STF pediu desfiliação do PSB há dez dias. Foram quase quatro anos ligado ao partido. “Foi uma escolha minha [sair da sigla]. Pensava nisso havia meses; não houve traumas”.

Sobre suas pretensões de entrar na política, Barbosa afirma: “Continuo muito reticente em relação à política. Não preciso da política. Entrar na política é uma guerra, é um jogo sujo. As pessoas se incomodam até mesmo se você pensa em entrar para a política. Veja o que aconteceu com o Moro. Precipitou-se, saiu muito cedo, está apanhando adoidado”.

Recomendações

COMENTÁRIOS