Redação Pragmatismo
Lula 19/Mar/2021 às 11:16 COMENTÁRIOS
Lula

Empresário que ameaçou matar Lula é levado para a delegacia

Publicado em 19 Mar, 2021 às 11h16

Polícia encontra empresário que ameaçou Lula de morte e leva o homem para a delegacia. José Sabatini teve as armas apreendidas e responderá por ameaça, incitação ao crime, calúnia, porte ilegal e disparo de arma de fogo

empresário José Sabatini
O empresário José Sabatini

A Polícia Civil localizou, na cidade de Artur Nogueira (SP), o empresário José Sabatini, de 70 anos. Ele gravou um vídeo com ameaças de morte dirigidas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Uma equipe especializada da DHPP (Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa) levou o homem até uma delegacia do município para colher o seu depoimento. As informações são da Secretaria da Segurança Pública (SSP) do estado de São Paulo.

José Sabatini foi ouvido na presença de seu advogado e acabou liberado em seguida. Como o caso está em segredo de Justiça, a pasta da Segurança não forneceu detalhes do que o empresário alegou em sua defesa.

A Polícia Civil informou que apreendeu um revólver calibre 38 e uma espingarda calibre 12 do empresário. Sabatini disse aos policiais que não tem a “intenção de matar o ex-presidente”, e que a sua fala se deu em um “momento de inconformismo”.

Uma equipe do DHPP composta por delegado e investigadores procurava o homem desde domingo (14), quando os advogados de Lula e do Partido dos Trabalhadores denunciaram o caso ao Ministério Público (MP) e ao governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que determinou que a polícia investigue o caso.

Além da ameaça ao ex-presidente, o empresário é investigado pela suspeita de incitação ao crime e calúnia contra Lula, mais porte ilegal de arma de fogo de uso permitido e disparo de arma de fogo.

Relembre o caso

No vídeo postado por Sabatini nas suas redes sociais no último sábado (13), o empresário aparece atirando contra alvos e depois xinga e ameaça Lula, dizendo “você vai ter probrema [sic], hein, cara”, enquanto aponta a mão para a arma.

Na filmagem, ele aparece com uma camiseta azul com o nome do Brasil e a bandeira do país enrolada na cintura. O homem usa óculos escuros, abafadores de som nos ouvidos e luvas.

Nas imagens, Sabatini diz que não vai permitir que Lula transforme o Brasil em uma Venezuela. O homem ainda cita uma fake news para cobrar de Lula que ele devolva R$ 84 bilhões aos cofres públicos.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS