Redação Pragmatismo
Saúde 27/Fev/2021 às 17:52 COMENTÁRIOS
Saúde

Nova Zelândia retoma lockdown após descoberta de um único caso de Covid-19

Publicado em 27 Fev, 2021 às 17h52

Enquanto o Brasil puxa a fila global de novas infecções e mortes por Covid-19 sem que o presidente considere quaisquer medidas restritivas, Nova Zelândia retoma confinamento em sua maior cidade após a descoberta de um único caso

nova zelândia lockdown
A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, afirmou que a identificação de um novo caso da doença no país causa preocupação (divulgação)

A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, ordenou neste sábado (27) que a maior cidade do país, Auckland, volte a adotar o confinamento após a detecção de um novo caso de covid-19.

As novas restrições em Auckland devem durar no mínimo sete dias e foram anunciadas menos de duas semanas depois de um confinamento de três dias na cidade.

A partir de domingo (28), os moradores da cidade de 1,7 milhão de habitantes terão que permanecer em suas casas, exceto para trabalhar ou fazer compras de primeira necessidade. Escolas e estabelecimentos comerciais não essenciais permanecerão fechados.

O restante do país está submetido a restrições, como o limite de concentrações ao máximo de 100 pessoas e a obrigação do uso de máscara nos transportes públicos.

Ardern anunciou neste sábado (27) que um novo caso de coronavírus confirmado representa uma “causa de preocupação”, pois trata-se de uma pessoa contagiosa há uma semana que não estava em isolamento.

O confinamento anterior, o primeiro em quase seis meses em Auckland, foi adotado após a descoberta de três casos na cidade.

Desde então, várias pessoas com um vínculo comum com uma escola do sul da cidade apresentaram sintomas. Ardern disse que o caso confirmado não pode ser diretamente vinculado a outros testes positivos registrados há duas semanas.

A primeira-ministra considera que a epidemia avança porque as pessoas não se isolam como deveriam.

O balanço da Nova Zelândia na luta contra a covid-19 é elogiado pela comunidade internacional. Vinte e seis pessoas morreram vítimas da doença no país de cinco milhões de habitantes.

No Brasil

O Brasil segue um caminho completamente inverso ao da Nova Zelândia. Com um presidente que rechaça o lockdown e desconsidera qualquer medida restritiva, o gigante sul-americano é o único país do mundo que não tem conseguido estagnar ou reverter o avanço da pandemia.

A comunidade científica internacional já manifestou diversas vezes que considera o Brasil como a nação que pior enfrenta a pandemia da Covid-19 no planeta.

AFP

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS