Redação Pragmatismo
Notícias 21/Mai/2020 às 08:52 COMENTÁRIOS
Notícias

Governos rígidos contra o coronavírus já colhem benefícios econômicos e políticos

Publicado em 21 Mai, 2020 às 08h52

Economia já volta a pulsar em países que implementaram as medidas mais rígidas de contenção contra a pandemia coronavírus. Mandatários também colhem frutos políticos e veem aprovação recorde em pesquisas de opinião

Jacinda Ardern
Jacinda Ardern

Carina Martins, portal Ecoa

Depois de poupar muitas vidas, algumas nações cujas governantes agiram com agilidade e firmeza no combate à pandemia já começam a colher outros benefícios.

O administrador público que precisar de um empurrão extra para tomar medidas mais duras, com menos hesitação, ou para fazer uma injeção mais substancial na economia e nas compensações aos cidadãos, pode mirar-se no exemplo dessas mulheres.

Na Alemanha de Angela Merkel, que controlou o vírus com isolamento amplo, testes em massa e já vive o processo de desconfinamento, o índice de confiança na economia deu um salto e mostra que investidores esperam recuperação já no segundo semestre.

Essa recuperação, em boa parte, deve ser garantida graças à pesada participação do governo em programas de proteção aos empregos e às empresas atingidas pela crise.

Com PIB equivalente a 25% do PIB da UE, a Alemanha responde por mais da metade (52%) dos quase 2 trilhões de euros injetados pelos Estados em suas economias até agora. E não pretende parar por aí: com a França, propõe um plano de socorro econômico de 500 bilhões de euros, e ainda vai elevar a compensação aos trabalhadores com jornada reduzida.

Aprovação recorde

A Nova Zelândia teve sua primeira-ministra Jacinda Ardern considerada pela imprensa internacional a “líder mais eficaz do planeta” no combate à pandemia (da qual o país já está livre).

Não deu outra, e ela é hoje a mais popular premiê do país dos últimos 100 anos. Na pesquisa divulgada ontem, mais da metade dos neozelandeses aprovavam Jacinda e seu partido, e impressionantes 92% aprovavam as rigorosas medidas de isolamento implantadas por ela.

Nesta terça-feira (19) o país viveu seu segundo dia consecutivo sem novos casos. Ao todo, 21 pessoas morreram de Covid-19 na Nova Zelândia.

Enquanto isso

Em São Paulo, epicentro da pandemia no Brasil que luta (e perde) para manter o índice mínimo de isolamento social, prefeitura e governo se uniram na criação de um megaferiadão de última hora. A ação seria uma “última cartada” na contínua postergação de um lockdown.

No exemplo neozelandês, o lockdown foi adotado imediatamente após o primeiro caso.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS