Redação Pragmatismo
Barbárie 14/Mar/2019 às 14:37 COMENTÁRIOS
Barbárie

Atirador mais velho enganou o pai para realizar massacre em Suzano

Publicado em 14 Mar, 2019 às 14h37

Luiz Henrique de Castro, de 25 anos, enganou pai horas antes do ataque em escola de Suzano. “Os dois sentavam aí na calçada toda tarde, conversavam e davam risada. Nunca poderíamos imaginar que eles fariam isso”

Atirador mais velho enganou pai massacre em Suzano
Luiz Henrique de Castro na entrada da escola

Luiz Henrique de Castro, de 25 anos, levantou ainda de madrugada e caminhou com o pai até a estação de trem, onde costumava chegar às 5h30. Os dois trabalhavam juntos com serviços gerais, retirada de entulho e capinagem. Na estação, Luiz disse ao pai que não estava se sentindo bem, tinha dor de garganta e febre e voltaria para casa. Não voltou. Foi encontrar o amigo Guilherme Monteiro, de 17 anos, com quem cometeu o massacre na Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano, que deixou cinco alunos e duas funcionárias mortos.

A mãe do Luiz me chamou por volta das 9h, preocupada, porque o pai disse que o menino tinha voltado para casa e me pediu para ligar para o celular dele”, relatou o aposentado Cesar Abidel, de 53 anos, que mora entre as residências dos dois atiradores. Os vizinhos estavam acostumados a ver Luiz e o amigo juntos. Todos os dias, por volta das 17h, sentavam em frente a uma das casas e passavam horas conversando.

Só sentavam aí na frente, conversavam e davam risada. Nunca poderíamos imaginar que eles fariam isso”, diz Cida Abidel, de 53 anos, que conhece os pais de Luiz há mais de 30 anos. Filho mais novo (tinha dois irmãos, de 40 e 42 anos), Luiz era muito protegido pelos pais. “Faziam de tudo por ele.”

Saiba mais: Autores do massacre em Suzano eram vizinhos e usaram “estética de Columbine”

Os amigos costumavam ir três a quatro vezes por semana a uma LAN house a cinco quadras de suas casas. Ali jogavam os games Call of Duty, Counter Strike e Mortal Kombat. “Se restringiam a dizer boa noite e obrigado”, conta a funcionária Nadia Cordeiro, de 23 anos.

Reservada

Já a família de Guilherme é conhecida entre os vizinhos por ser mais reservada. Não se sabe nem ao menos se a mãe morava com ele. Na pequena casa térrea, com muitos brinquedos espalhados no quintal, dizem que ele vivia com duas irmãs, de 7 e 9 anos, e o avô. A avó morreu há alguns meses. “Nunca vimos nada suspeito na casa ou com ele. Só percebíamos que era quieto demais, sempre cabisbaixo”, disse o ajudante geral Michel Aparecido, de 28 anos. Nas redes sociais, Guilherme costumava publicar comentários sobre jogos de tiros.

Fora da escola desde 2018, Guilherme havia abandonado os estudos. Nos últimos cinco meses, fez bico em lanchonetes e trailers no centro. “Sempre na dele, não falava com ninguém. Parecia um pouco deprimido, por ser quieto demais, mas não era capaz de machucar ninguém. Nunca nem o vi levantar a voz”, contou o autônomo Diego Ribeiro, de 20 anos.

Ele voltou à escola alegando que iria à secretaria para retomar os estudos”, afirmou nesta quarta-feira, 13, o secretário estadual da Educação, Rossieli Soares. No Instituto Médico-Legal, a mãe de Guilherme disse a um conhecido não se conformar com o que o filho havia feito, principalmente matar o tio, Jorge Antonio de Moraes, de 51 anos, irmão da mãe.

Leia também: Repórter aborda mãe de um dos atiradores de Suzano

Uma equipe do grupo antiterrorismo da Polícia Federal esteve na Escola Estadual Professor Raul Brasil na tarde dessa quarta-feira para participar da investigação do ataque que deixou 10 mortos.

Segundo fontes da Prefeitura de Suzano, ainda não há indícios de uma ação terrorista maior – os dois atiradores teriam agido sozinhos e de forma pontual, mas nenhuma hipótese está descartada.

Leia mais:
Brasil está virando uma cópia mal feita dos EUA
Primeira vítima do massacre em Suzano defendia o “porte de livros”
Senador usa massacre em Suzano para fazer campanha pró-armamento
General Mourão culpa “videogames violentos” por massacre em Suzano

Agência Estado

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS