Redação Pragmatismo
Educação 05/Nov/2018 às 17:00 COMENTÁRIOS
Educação

Redação do ENEM aborda estratégia usada por Jair Bolsonaro

Publicado em 05 Nov, 2018 às 17h00

Arma usada por Bolsonaro para ganhar eleição é tema da redação do Enem. A manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet é o assunto que a organização da prova deste ano escolheu para os estudantes inscritos

Redação do ENEM estratégia Jair Bolsonaro fake news manipulação internet

RBA

Assim como nas eleições presidenciais deste ano, que elegeram Jair Bolsonaro (PSL), o controle de dados pela internet terá papel fundamental também no resultado da edição 2018 do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, realizado ontem (4) em todo o país.

O tema escolhido pelos organizadores para a redação é a manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet. Na disputa, a disseminação de notícias falsas pelo WhatsApp e pelas redes sociais no ambiente da internet, paga com recursos de empresários – o que configura caixa 2 –, foi determinante no resultado eleitoral.

Além do texto dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, os estudantes responderam questões nas áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias. No total são 90 questões de múltipla escolha.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação, a redação é um texto no qual o estudante tem de apresentar argumentos para justificar a defesa de seu ponto de vista. Por isso, são exigidas competências para dissertar sobre um assunto proposto, descrevendo-o com explicações para tentar convencer o leitor dos argumentos apresentados.

As provas começaram às 13h30 e os participantes tiveram 5 horas de 30 minutos para resolvê-las. Aqueles com direito a tempo adicional e que solicitaram o recurso durante a inscrição tiveram uma hora a mais. Deficientes auditivos e surdos que optaram fazer a videoprova traduzida em libras tiveram duas horas a mais de prova.

Leia também:
A cotista e filha de pedreiro que tirou nota 1.000 na redação do Enem
ENEM: 9 exemplos de redações desclassificadas por ferir os direitos humanos
Deficiente auditiva rebate ex-professora que criticou tema da redação do ENEM
Aluna que pagou R$ 180 mil pelo ENEM pedia ‘fora Dilma, contra a corrupção’
Seis passos para tirar nota 10 na redação do ENEM
Enem: Sobre o que nos tornamos
Questão do Enem sobre Simone de Beauvoir irrita Feliciano e Bolsonaro
ENEM é caso de sucesso mundial mesmo com campanha contrária da mídia
Boato sobre cancelamento do ENEM nas redes sociais é falso

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS