Redação Pragmatismo
Eleições 2018 01/Oct/2018 às 21:15 COMENTÁRIOS

Os números do novo Ibope para a eleição presidencial

Ibope divulgou na noite desta segunda-feira a sua mais nova pesquisa para a eleição presidencial. Veja os números e os cenários avaliados

números novo ibope eleição presidencial bolsonaro haddad

A menos de uma semana das eleições 2018, o candidato a presidente Jair Bolsonaro (PSL) subiu quatro pontos porcentuais e chegou a 31% de intenção de votos, seu patamar mais alto desde o início da série de pesquisas Ibope/Estado/TV Globo. Em segundo lugar, o petista Fernando Haddad se manteve com os 21% registrados no levantamento anterior, divulgado no dia 26.

A seguir aparecem Ciro Gomes (PDT), que oscilou de 12% para 11%, e Geraldo Alckmin (PSDB), que manteve seus 8%. Marina Silva (Rede) passou de 6% para 4%, sua taxa mais baixa desde o início da campanha.

No universo dos votos totais, a vantagem de Bolsonaro sobre Haddad aumentou de 6 pontos porcentuais para 10 em cinco dias. Quando se considera apenas os votos válidos, ou seja, sem contar os brancos e nulos, o candidato do PSL lidera por 38% a 25%.

VEJA OS NÚMEROS:

Jair Bolsonaro (PSL): 31% (+4%)
Fernando Haddad (PT): 21% (manteve o índice)
Ciro Gomes (PDT): 11% (manteve o índice)
Geraldo Alckmin (PSDB): 8% (manteve o índice)
Marina Silva (Rede): 4% (-1%)
João Amoêdo (Novo): 3%
Alvaro Dias (Podemos): 2%
Henrique Meirelles (MDB): 2%
Cabo Daciolo (Patriota): 1%
Guilherme Boulos (PSOL): 0%
Eymael (DC): 0%
João Goulart Filho (PPL): 0%
Vera (PSTU): 0%
Brancos e nulos: 12%
Não souberam ou não quiseram responder: 5%

Na simulação de segundo turno entre os candidatos do PSL e do PT, há um empate: ambos com 42%. Na pesquisa anterior, Haddad tinha 42% e Bolsonaro, 38% – um empate no limite da margem de erro, de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.

No quesito rejeição, o candidato do PSL segue líder, com 44%. Mas a quantidade de eleitores que não admitem votar em Haddad de jeito nenhum deu um salto, passando de 27% para 38%.

O Ibope ouviu 3.010 eleitores, em 208 municípios, entre os dias 29 e 30 de setembro. A margem de erro máxima é de dois pontos porcentuais, e o nível de confiança, de 95%. Isso quer dizer que há probabilidade de 95% de os atuais resultados retratarem o atual quadro eleitoral, considerando a margem de erro. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR–08650/2018.

Leia também:
Campanha de Bolsonaro espalha fake news sobre imagens do #EleNão
Juiz que convocou exército para recolher urnas eletrônicas é afastado pelo CNJ
Ciro lança alerta sobre perigo da declaração de Jair Bolsonaro

Abaixo, confira a última pesquisa de cada instituto:

IBOPE
DATAFOLHA
CNT/MDA
Vox Populi
BTG/Pactual
XP/Ipespe
DataPoder360

Agência Estado

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Comentários