Redação Pragmatismo
Eleições 2018 13/Sep/2018 às 09:58 COMENTÁRIOS

Vox Populi mostra Fernando Haddad em 1º e Bolsonaro em 2º

Pesquisa VoxPopuli feita entre 7 e 11 de setembro, em todo o Brasil, mostra Fernando Haddad ultrapassando Jair Bolsonaro. Ao contrário dos outros grandes institutos, o Vox decidiu associar diretamente Haddad ao apoio de Lula durante os questionamentos. Veja os números

pesquisa Vox Populi Haddad
Dados da pesquisa Vox Populi publicados nesta quinta-feira (13)

Jornal GGN

Pesquisa Vox Populi feita entre 7 e 11 de setembro, em todo o Brasil, mostra Fernando Haddad ultrapassando Jair Bolsonaro, com 22% contra 18%, respectivamente.

Em terceiro lugar está Ciro Gomes, com 10%, seguido por Marina Silva (5%) e Geraldo Alckmin (4%). Brancos e nulos somam 21%. A margem de erro é de 2,2 pontos.

O PT lançou Fernando Haddad candidato à Presidência no lugar no Lula no final da tarde de terça (11), forçado por decisão da Justiça Eleitoral, que não permitiu que o ex-presidente petista concorresse com o registro sub judice.

Vox Populi, ao contrário de outros grandes institutos, tomou a decisão de associar diretamente Haddad ao apoio de Lula. Segundo Marcos Coimbra, diretor do Vox, “esconder o fato de que o ex-prefeito foi indicado e tem o apoio do ex-presidente tornaria irreal o resultado de qualquer levantamento.

VEJA AQUI AS MAIS RECENTES PESQUISAS ELEITORAIS NO BRASIL

É uma referência relevante para uma parcela significativa dos cidadãos. Chega perto de 40% a porção do eleitorado que afirma votar ou poder votar em um nome apoiado por Lula.” A informação é da CartaCapital.

A pesquisa ainda demonstrou que 53% dos entrevistados sabem que Haddad é o candidato de Lula. Haddad é o menos conhecido entre os presidenciáveis: 42% informam saber de quem se trata e outros 37% afirmam conhece-lo só de nome.

“O desconhecimento é maior justamente na parcela mais propensa a seguir a recomendação de voto de Lula, os mais pobres e menos escolarizados. De maio para cá, decresceu sensivelmente o percentual de brasileiros que afirmam não saber que o ex-presidente está impedido de disputar a eleição: de 39% para 16%”, afirmou.

REJEIÇÃO

Ciro é o candidato com menor rejeição (34%) entre os cinco principais postulantes. Haddad tem a segunda menor taxa, 38%. Bolsonaro lidera o ranking com 57%.

Bolsonaro, por outro lado, parece ter consolidado um teto de votos. Na pesquisa espontânea, ele tem 13% das menções. O valor é um pouco abaixo do desempenho de 18% na estimulada.

SEGUNDO TURNO

No cenário de segundo turno entre Bolsonaro e Alckmin, o ex-capitão venceria por 25% a 18%.

Contra Marina, há empate técnico, com 24% para Bolsonaro e 26% para Marina.

Contra Ciro, Bolsonaro perde por 10 pontos: 32% a 22%.

Contra Haddad, também perderia com diferença, por 36% para o petista e 24% para Bolsonaro.

FACADA

Vox também aferiu a percepção da sociedade sobre o atentando à faca sofrido por Bolsonaro, que o deixou praticamente fora da disputa por votos nas ruas.

A maioria absoluta, 64%, acredita que a facada foi um ato solitário de um cidadão “com problemas mentais”. Outros 35% acham que foi um ato planejado e com fins políticos.

Outros 49% contra 33% acham que o episódio não rende votos.

Analista do DIAP

Antônio Augusto de Queiroz, analista político e diretor do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), acredita que Haddad deve ir para o segundo com o apoio de Lula.

“Tudo indica que ele vai para o segundo turno tanto pela qualidade do candidato e por ser uma candidatura muito competitiva”, afirma Queiroz, em referência ao petista. Para ele, as próximas pesquisas devem apontar ainda o impacto da ausência de Bolsonaro na campanha, o que é determinante para fidelizar seus apoiadores.

com informações de RBA

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

Comentários

  1. Robby Souza Postado em 06/Jul/2019 às 13:51

    a Ferrari petista de Haddad ja ultrapassou o bolsolixo, com direito a dedada no cu do fascista! https://uploads.disquscdn.com/images/96397dfc1405c3562697b8b2fe6253c28135df71be78a1ab7fac83e883decb1f.gif

  2. Henrique R Postado em 06/Jul/2019 às 13:51

    Ex-jornalista de O Globo e diretor da ABI diz sentir vergonha de entrevista com Haddad no JN Como jornalista, diretor da ABI (Associação Brasileira de Imprensa) e secretário de uma comissão de defesa da liberdade de expressão, me sinto envergonhado vendo candidato acabar de defender corruptos, presidiários e réus. Willian Bonner e Renata Vasconcellos estão de parabéns Para Arcírio Gouvêa Neto, entrevista de Haddad no Jornal Nacional "não foi jornalismo, foi defesa de bandidos".

  3. Henrique R Postado em 06/Jul/2019 às 13:51

    Haddad foi o pior prefeito do mundo, quando em SP. Ele tem uma personalidade expressiva, gentil e de boa vontade. Ele tem ponderação, argumentação, tranquilidade, ou seja, Haddad agrega muito mais um peso eleitoral que já é grandioso, espetacular quando se vê a intenção de voto, porque ele não "preenche" um espaço, ele ocupa um espaço e agrega um valor especial, o da corrupção. Para Haddad ser Lula, só falta roubar tanto quanto e ser preso.

  4. Henrique R Postado em 06/Jul/2019 às 13:51

    "A tentação do poder do PT" e "Só para roubar o país" Como o sr. avalia a trajetória recente do PT? "O partido cometeu um conjunto de erros memoráveis. O primeiro foi roubar. Começou no dia seguinte (à eleição). Não é da nossa história e do nosso perfil. Não questionamos as instituições, respeitamos a democracia. O segundo erro foi votar contra princípios básicos nossos, sobretudo na economia, só para ser contra o PSDB. Mas o grande erro, e boa parte do PT se opôs a isso, foi escolher Temer como vice. Foi a gota d’água, junto com os problemas do Lula e do Palocci. Fomos engolidos pela tentação do poder."

  5. Henrique R Postado em 06/Jul/2019 às 13:51

    Então... Esse é o burguês candidato do PT? Nos vendemos de vez para o mercado? https://uploads.disquscdn.com/images/e9f25e1d17367a3c87d1ce353d35844798556e68c50eff4d8b8bd71841adcec6.jpg?w=600&h=700

  6. Henrique R Postado em 06/Jul/2019 às 13:51

    O Brasil já enfrentou ondas de 'terrorismo político' antes. Já disseram que não sobreviveríamos com Lula e seus roubos. Pois sobrevivemos aos 13 anos de roubo do PT. A gente não quer mais ódio, mais terrorismo. A gente só quer #LULANACADEIA

  7. Henrique R Postado em 06/Jul/2019 às 13:51

    Lula é Haddad! Haddad é LulaOficial! Juntos, somos milhões de Lulas! Não vamos desistir de roubar o povo brasileiro. O Brasil vai voltar a quebrar com Haddad_Fernando presidente e ManuelaDavila vice. #HaddadÉLula #OBrasilFudidoDeNovo

  8. Gerardo Pinto Postado em 06/Jul/2019 às 13:50

    Fernando Haddad (PT) apoiado por Lula direto da cadeia, Jair Bolsonaro (PSL) apoiado pelo povo está em primeiro lugar em todas as pesquisas menos nessa aqui encomendada pelo PT. Vox Populi é a voz do PT, o povo renegou o PT nas últimas eleições e nessa não vai ser diferente. Lugar de ladrão é na cadeia. Vox Populi é fake news ou piada pronta.