Redação Pragmatismo
Direita 26/Set/2018 às 22:24 COMENTÁRIOS
Direita

"Ele é sombrio e ignorante", diz ator britânico que entrevistou Bolsonaro

Publicado em 26 Set, 2018 às 22h24

"Foi um dos confrontos mais sinistros que eu já tive na vida com um ser humano". Ator e cineasta britânico diz que viu com espanto a ascensão eleitoral de Jair Bolsonaro e lança um alerta

sombrio ignorante ator britânico entrevistou Bolsonaro

RBA

Ator, cineasta e ativista inglês, Stephen Fry, que entrevistou o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) para o documentário Stephen Fry e a Luta Gay pelo Mundo (2013), gravou vídeo divulgado nessa terça-feira (25) falando sobre as ameaças representadas pelo atual candidato à presidência. Ele diz que “o Brasil é melhor que Bolsonaro” e pede para que a população reflita sobre “o que significa ser brasileiro“.

Venho assistindo à forte ascensão dele na política brasileira com algum espanto. Eu o conheci, o entrevistei. E tenho que dizer, como fiz na época: foi um dos confrontos mais sinistros que eu já tive com um ser humano. Realmente senti que estava encarando dois olhos bem mortos e apavorantes.” Fry diz que Bolsonaro “vive em um mundo de fantasia, de militarismo“, que ele considera “profundamente perturbador e tenebroso“.

O ator afirma que ama o Brasil e conta ter visitado o país inúmeras vezes. “Acho que sei o que o Brasil significa. Significa cor, riqueza, diversidade, uma simpatia espantosa, cordialidade. E, sim, inquestionavelmente, crime, drogas e violência e todo tipo de efeitos colaterais nefastos de tanta gente vivendo junto numa mistura de pobreza e riqueza extremas. Não estou dizendo que é uma sociedade perfeita. E nenhum brasileiro diria que é. Mas eu diria que o espírito brasileiro é de inclusão, aceitação, amor e puro prazer na variedade.”

Fry diz ainda que as declarações de Bolsonaro contra negros, mulheres e população LGBT são “genuinamente aterrorizantes“. “Vai resultar em mais cabeças quebradas nas calçadas. Mais sangue derramado, mais tortura, mais morte. Mais infelicidade, menos aceitação, mais pais chorando… E isso não pode estar certo.”

Durante a gravação do documentário, que retratava o avanço da homofobia pelo mundo, Fry chegou inclusive a tentar o suicídio. “Ver tanta ignorância, brutalidade, estupidez e horror não ajudou. Tive que me concentrar para não perder a calma diante dos absurdos ditos por esse senhor“, contou em entrevista. Na parte do filme sobre o Brasil, Fry conta a história de Alexandre Ivo, de 14 anos, que foi sequestrado por skinheads quando voltava de uma festa e foi brutalmente assassinado em 2010, em São Gonçalo, região metropolitana do Rio de Janeiro.

Fry, que também é jornalista e escritor, atuou em filmes como Sherlock Holmes – O Jogo de Sombras (2011), Alice no País das Maravilhas (2010), V de Vingança (2006), Wilde (1997), Um Peixe Chamado Wanda (1988), dentre outros. Também atuou como dublador em língua inglesa no desenho animado Pocoyo.

Assista ao trecho com a entrevista de Fry com Bolsonaro:

Leia também:
Eleitores de Jair Bolsonaro reforçam a desumanização de mulheres
Grito homofóbico pró-Bolsonaro é repudiado por diretoria do Atlético-MG
Eleitor de Bolsonaro saca arma para apoiadora de Boulos
Ibope: Jair Bolsonaro é o candidato mais rejeitado
Como reagirá o eleitor de Bolsonaro diante de uma demonstração de desonestidade?
O que leva alguém a votar em Bolsonaro & Cia., e o que isto significa?
“Não sou obrigada a gostar de sapatão; voto no Bolsonaro”
Bolsonaro dá voz de prisão a universitárias que o chamaram de homofóbico
Justiça condena Bolsonaro a pagar R$ 150 mil por declarações homofóbicas
“Ter filho gay é falta de porrada”, diz Bolsonaro
Filho de Bolsonaro pode sofrer condenação por comentário homofóbico

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendações

COMENTÁRIOS