Redação Pragmatismo
Direita 15/Ago/2018 às 11:49 COMENTÁRIOS
Direita

Como reagirá o eleitor de Bolsonaro diante de uma demonstração de desonestidade?

Publicado em 15 Ago, 2018 às 11h49

Flagrado mentindo, Jair Bolsonaro construiu mais e mais mentiras. Qual será o impacto, no eleitor dele, de mais essa revelação de sua desonestidade e falta de caráter?

reação eleitor de Bolsonaro demonstração de desonestidade

Luis Felipe Miguel*, via Facebook

No debate da Band, Boulos questionou Bolsonaro sobre a funcionária fantasma de seu gabinete, paga com dinheiro público para cuidar de uma de suas casas de veraneio.

Bolsonaro foi perfeito na resposta. Disse que a denúncia já havia sido desacreditada. Acertou o tom entre ficar indignado e não dar maior importância à acusação. Esnobou Boulos. Saiu por cima.

A reportagem da Folha foi a Angra dos Reis e encontrou dona Walderice. Sem saber que estava conversando com jornalistas, ela falou do debate e, em relação à funcionária fantasma de Bolsonaro, afirmou candidamente: “Sou eu“.

Ao saber do que acontecera, Bolsonaro demitiu a funcionária. Contou uma história sem pé nem cabeça – “o crime dela é dar água pro cachorro” – e deu a entender que, por causa de Boulos, uma pobre mulher tinha ficado sem emprego.

Em suma: flagrado mentindo, construiu mais e mais mentiras.

Qual o impacto, no eleitor dele, de mais essa revelação de sua desonestidade e falta de caráter? Arrisco dizer: nenhum. Olhei algumas páginas bolsonaristas e o silêncio sobre o tema é absoluto. Quando necessário, falam de armação da mídia comunista.

Eficaz para seu público cativo, esta estratégia revela o limite de sua candidatura. Jair Bolsonaro trabalha para manter sua base de radicais de direita fanatizados, os espantosos 17 ou 18% que há tempos ele pontua em todas as pesquisas. Mas não consegue fazer movimentos que ampliem sua base.

A passagem de Bolsonaro para o segundo turno depende da pulverização dos votos da direita. Mas o próprio risco de que isso ocorre pode levar a um movimento de confluência, com a migração dos votos da Marina e dos outros para Alckmin.

Chegando ao segundo turno, porém, Alckmin se verá constrangido a cortejar Bolsonaro, para garantir o apoio de seus muitos eleitores. O fato é que os artífices do golpe estimularam o crescimento da ultra direita por julgá-la instrumental para seus propósitos. Mas ela adquiriu tal volume que exerce forte atração gravitacional, atraindo todo o campo conservador para o extremo e esvaziando o espaço da centro-direita.

Leia também:
Funcionária de Bolsonaro estava em loja durante horário de expediente na Câmara
Jair Bolsonaro seria um presidente desastroso, diz The Economist
O desempenho de cada candidato no 1º debate entre presidenciáveis na Band

*Luis Felipe Miguel é professor de Ciência Política da UNB

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS