Redação Pragmatismo
Eleições 2018 14/Sep/2018 às 09:24 COMENTÁRIOS

Haddad, Bolsonaro e o nó na cabeça da grande mídia

O nó na cabeça da mídia: Haddad, o radical ou o moderado? Aumentam as reportagens mostrando o nível de confusão que se instalou na cabeça dos repórteres

haddad bolsonaro eleições mídia globo estadão folha valor

O Valor Econômico tem feito a cobertura mais equilibrada das eleições. Mas, frequentemente, há reportagens mostrando o nível de confusão que se instalou na cabeça dos repórteres, entre o discurso terrorista que vem da cúpula da Globo, e as conversas realistas com mercado.

Exemplo interessante é a matéria, da qual extraímos alguns trechos (não vai nem link nem autoria, porque o repórter é mais vítima que autor da confusão):

Falta pouco menos de um mês para a eleição e, aos poucos, o cenário mais temido pelo mercado financeiro vai ganhando força. Geraldo Alckmin (PSDB), o preferido dos investidores por seu discurso reformista, continua patinando, enquanto os candidatos de perfil esquerdista Ciro Gomes (PDT) e Fernando Haddad (PT) avançam.

(…) Fernando Haddad ainda é o que mais assusta o mercado, ao ser considerado um nome cada vez mais forte na disputa de segundo turno com Bolsonaro, que lidera o pleito com 24% das intenções de voto.

(…) Com um programa econômico heterodoxo, que relativiza a necessidade de reformas, se o candidato do PT continuar mostrando avanço nas pesquisas também a temperatura nos mercados deve subir, trazendo ainda mais volatilidade aos preços.

Mas, porém, contudo, todavia, entretanto…

Mas, à boca miúda, o que alguns experientes analistas dizem é que há chance de o petista ajustar o discurso após o primeiro turno. Leitura que gestores e economistas passaram a fazer após encontros privados com o candidato – chamado de “o mais tucano dos petistas” -, e é endossada por declarações do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, de que, num eventual confronto contra Bolsonaro, o PSDB apoiaria Haddad.

Hoje o que se tem de concreto é um discurso que vai na contramão de tudo o que o mercado considera fundamental para a economia voltar aos trilhos. (…) Mas, para participantes do mercado, não se pode descartar a possibilidade de Haddad moderar o discurso ainda antes de um eventual segundo turno. “Ele sabe que precisa ter um compromisso fiscal e mostrar ideias muito mais equilibradas”, relata um economista que participou de um encontro com o petista. “Eu tenho convicção de que ele vai mudar o discurso logo depois do primeiro turno”.

(…) Ele afirma que não seria fácil encontrar nomes de mercado dispostos a trabalhar num governo do PT. “Mas acho que a surpresa positiva pode vir de Haddad, não de Bolsonaro.”

Por outro lado, é comovente a solidariedade do Estadão com Bolsonaro.

Leia também:
A estratégia da pancadaria em Fernando Haddad
Vox Populi mostra Fernando Haddad em 1º e Bolsonaro em 2º
A íntegra da entrevista de Fernando Haddad na Record News
As ilusões da esquerda brasileira em torno da conjuntura política
Íntegra da “nova” denúncia contra Haddad revela esquizofrenia e precariedade

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

Comentários

  1. Robby Souza Postado em 06/Jul/2019 às 13:51

    https://uploads.disquscdn.com/images/aab7b5c32de0fa0cf4bfd88b102ae34101d095b757c02fed6c79a06a6af8dd23.png

  2. Paulo II Postado em 06/Jul/2019 às 13:51

    Agradeço a todos ptminions por votar num paulista e em uma gaúcha, ambos filhinhos de papai. Parabéns NE, vcs vão estar bem representados.

  3. Moacir Postado em 06/Jul/2019 às 13:51

    Muita baixaria nos comentários abaixo. Normal, política também é paixão!... Porém quero dar meu palpite com a cabeça fria: Haddad vai ser eleito no segundo turno com o apoio de Ciro Gomes (que não seria burro de apoiar o Bolsonaro). Talvez venha até a ser Ministro e candidato de Lula e Haddad na próxima eleição. Política é a arte de conquistar mais aliados que adversários.

  4. Robby Souza Postado em 06/Jul/2019 às 13:51

    https://uploads.disquscdn.com/images/4c986b63a5a67eb685b208545991c9ef006b4554315ca21f7af864144ecdd0e7.jpg

    • Henrique R Postado em 06/Jul/2019 às 13:51

      Rock & Roubo https://conteudo.imguol.com.br/blogs/58/files/2012/08/HaddadAdrianaSpacaBRasilPhotopressFol2.jpg

  5. Caio Gomes Postado em 06/Jul/2019 às 13:51

    Discurso mais moderado que o do PT só se for de centro-direita, o que não seria uma surpresa. Eu já estou olhando alguma forma de sair desse inferno ano que vem, primeiro pq o Bolsonaro deve ganhar, segundo pq se o Haddad ganhar vai ter golpe (Ou realmente vocês acham que vão deixar o PT ganhar a 5ª eleição consecutiva?)